É um dado: o Facebook está exibindo  360% mais vídeos na Timeline de seus usuários do que no passado.  Engana-se quem pensa que é por acaso. Essa decisão vai de encontro com o modo como os jovens (da faixa etária do seu aluno e candidato!) estão se comportando online: eles buscam ver vídeos sobre todos os assuntos que estão interessados. 67% dos Millennials afirmaram que buscam vídeos de tudo que querem aprender ou consumir.  Sua página já faz uso desse recurso? Entenda melhor sobre o tema.

VÍDEOS NO FACEBOOK: UMA OPORTUNIDADE DE EXPANDIR OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM SEU ALUNO E CANDIDATOS

Quem tem mais visualizações de vídeo: Youtube ou Facebook? Em agosto do ano passado, o Facebook teve 1 bilhão de visualizações a mais que o YouTube, em uma ultrapassagem inédita! Isso prova o quanto é importante estar atento às mudanças no ambiente online, que são provocadas principalmente pelos jovens. Seus alunos e candidatos se apropriam com grande rapidez e facilidade de canais de comunicação – e principalmente, alteram seu uso de acordo com suas necessidades. Um grande exemplo são os vídeos: um dia restritos ao Youtube, eles invadiram o Facebook. “Expressar-se por meio de vídeos é um aspecto de como as pessoas criativas estão fazendo para que ideias se tornem realidade. Com o grande crescimento de posts de vídeos no Facebook, é relevante vermos como o News Feed se transforma no centro da descoberta desse tipo de trabalho”, explicou Mark D’Arcy, diretor criativo do Facebook.

vídeos-no-facebook-comparação-youtube
Número de postagens de vídeos em cada plataforma: aumento da publicação de vídeos diretamente no Facebook

De acordo com dados da plataforma, a quantidade de vídeos nativos (ou seja, aqueles que são publicados diretamente no feed de notícias)  cresceu 3,6 vezes apenas no último ano. Ou seja, os usuários  utilizam cada vez mais o Facebook para ver e produzir vídeos – diretamente na plataforma!

VANTAGENS DE USAR VÍDEOS NO FACEBOOK: POTENCIALIZE MÉTRICAS DA PÁGINA DA SUA IES

Exibir vídeos no Facebook da sua IES é uma excelente oportunidade de ter suas publicações exibidas para mais alunos e candidatos, ou seja, aumentar seu alcance orgânico – e impulsionar, inclusive, o engajamento com sua comunidade online.  (Veja aqui outras dicas de como aumentar o alcance orgânico do Facebook da sua IES utilizando apenas técnicas de produção de conteúdo)

vídeos-facebook-alcance-organico
Estudo do Alcance Orgânico das Páginas de Marcas

De acordo com um estudo realizado pela Social Bakers,  as fotos se tornaram o formato que têm menos potencial de alcançar a audiência da página de uma marca. Enquanto isso, postar um vídeo no Facebook, ao invés de uma foto, causa um aumento de 135% no alcance orgânico da sua publicação.  

MAS ATENÇÃO!A eficácia dos vídeos no aumento das métricas da sua Página  depende diretamente do conteúdo incluso no vídeo, bem como a qualidade do mesmo. Além disso, nunca fique restrito a publicação de vídeos em apenas uma plataforma – faça diferentes estratégias para cada uma das plataformas, seja ela Youtube, Vimeo, Instagram ou Facebook.

VÍDEOS NO FACEBOOK: COMO INCLUIR VÍDEOS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DA PÁGINA DA MINHA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?

Separamos algumas formas de produzir conteúdo para a página do Facebook da sua IES, utilizando vídeos no Facebook. Confira:

• PRODUZA PROVA SOCIAL COM DEPOIMENTOS EM VÍDEOS NO FACEBOOK

vídeos-no-facebook-da-sua-ies

 

Já pensou em fazer postagens institucionais de forma diferente? Ao invés de sua IES falar sobre seus pontos fortes e benefícios, utilize os recursos do vídeo e filme alunos falando sobre sua Instituição. Como o interlocutor do vídeo será alguem semelhante ao seu aluno – tanto na forma de se expressar como momento de vida – sua publicação gerará muito mais identificação dentro da comunidade acadêmica. Além disso, o depoimento em vídeo gera mais credibilidade para sua IES: é um aluno, que estuda ou já estudou com você, compartilhando suas impressões sobre sua Instituição. Nessa hora, vale coletar depoimentos sobre diversos pontos da sua IES, como informações sobre os mais diversos cursos, comentários sobre a infraestrutura e qualidade das aulas, etc.

• MOSTRE O QUE ACONTECE NA SUA INSTITUIÇÃO COM OS VÍDEOS NO FACEBOOK

videos-no-facebook-2

 

Diariamente, acontecem uma série de atividades na sua Instituição de Ensino – seja nos corredores, nas salas de aula ou na área externa do campus. Que tal mostrar um pouco mais do cotidiano da sua IES na sua página do Facebook? Além de gerar engajamento com os alunos que já estudam com você, essa é uma ótima oportunidade de mostrar um pouco mais da sua IES para os alunos que estão procurando uma Instituição para cursar o Ensino Superior. Assim, não deixe de filmar eventos culturais e acadêmicos que acontecem na sua IES, e até mesmo atividades externas no campus – como a interação entre alunos e atividades extraclasse.

• CELEBRE DATAS COMEMORATIVAS EM VÍDEOS NO FACEBOOK

vídeos-no-facebook-4

Varie. Ao invés de sempre postar uma foto em datas comemorativas, produza um pequeno vídeo celebrando a data. Não é necessário investir em uma super produção audiovisual: você pode utilizar, por exemplo, recursos disponíveis na sua própria IES – como seu próprio campus, corpo dicente e docente. Peça a alunos ou professores que deixem suas mensagens em celebração a data, e monte um vídeo com essa material. Apenas não se esqueça de que o vídeo deve estar em uma boa qualidade – tanto de vídeo quanto de áudio.

CRIE CAMPANHAS NATIVAS PARA OS VÍDEOS DO FACEBOOK

vídeos-no-facebook-3

Não se restrinja a repostar conteúdos já publicados em outros meios de comunicação da sua IES – como, por exemplo, sites de campanhas de vestibular ou na TV. Crie vídeos exclusivos para sua página do Facebook. Na hora de planejar o conteúdo do vídeo, tenha em mente algumas das características da plataforma. Os vídeos, por exemplo, devem ter personagens com que os fãs da sua página possam se identificar. Por isso, selecione pessoas que tenham uma mesma faixa de idade dos seus alunos e candidatos, e que se expressem de forma semelhante a eles. Além disso, produza vídeos de curta duração e bastante visuais. Não se esqueça de sempre incluir a logomarca da sua IES, para criar uma identificação com a sua marca educacional. Caso você crie uma campanha – como um VLOG, por exemplo –  determine uma frequência em que aquele conteúdo será publicado: toda semana? em qual dia da semana? Assim, você educa sua audiência a procurar (e esperar!) seu conteúdo periodicamente.

• INCENTIVE ENVIO DE VÍDEOS NO FACEBOOK DA SUA IES

vídeos-no-facebook-5

Alunos adoram produzir conteúdos – especialmente vídeos no Facebook!  Por que não republicar esse conteúdo na sua página? Eles humanizam sua página e ainda potencializa seu relacionamento com os alunos que já estudam com você. Para facilitar seu monitoramento, crie uma hashtag e peça que seus alunos a utilizem na hora de publicar vídeos em todas as plataformas – incluindo Instagram e Twitter, sites também muito utilizados por alunos.

TODA IES PODE  POSTAR VÍDEOS NO FACEBOOK E TRANSFORMAR AS REDES SOCIAIS EM UM PODEROSO CANAL DE RELACIONAMENTO E CAPTAÇÃO

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais – como publicar vídeos no Facebook da sua IES e gerar mais alcance e engajamento. Mas é importante lembrar que existem pontos particulares a cada Instituição de Ensino, ou seja, demandas de conteúdo que são específicas ao seus alunos e candidatos. Você tem essa informação atualmente?

Sabe quais tipos de postagens eles mais gostam? Quais canais de comunicação eles estão presentes?

Você pode descobrir todos esses poderosos insights realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o perfil do aluno que estuda ou quer estudar com você: Qual mídia social ele mais usa? Em quais horários? Como ele se sente quanto sua marca e suas publicações no facebook?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC. Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.