O estouro dos smartphones, Ipads e dos aparelhos móveis em geral, cada um com seus milhares de aplicativos, invadiu de vez a vida dos universitários. Nesta pesquisa realizada pelo site Hackcollege, nota-se que os aparelhos celulares tornaram a vida destes jovens mais fácil e mais móvel.

De acordo com a pesquisa, cerca de 90% dos jovens já usaram seus telefones durante uma aula na universidade. Apesar de muitas vezes utilizarem para acessar redes sociais, ou informações complementares, os celulares ainda mantêm estável sua utilização como telefone móvel, sendo utilizado para fazer ligações, acessar caixa postal e enviar mensagens.

Infográfico sobre o uso de celulares pelos alunos de ensino superior

Universitários e aparelhos móveis

Fato é que 53% destes universitários já possuem um smartphone, e estão cada vez mais interligados com seus telefones, dormem com o aparelho ao lado, e mesmo que ainda façam ligações todos os dias, eles também enviam textos, comentam, curtem e postam fotos todos os dias.

Toda essa mobilidade está tornando a vida destes universitários cada vez mais fácil, eles buscam informações sobre restaurantes, lojas, festas e até mesmo sobre a universidade que eles pretendem estudar. O fato de ser possível obter e compartilhar seus pensamentos e suas opiniões, acaba tornando a vida destes estudantes mais ágil e mais interativa. Os textos postados nas redes sociais, por exemplo, são de grande importância para os relacionamentos e para sociabilidade, de acordo com a pesquisa.

Nas salas de aula, 40% dos alunos responderam que estudam pelo telefone minutos antes das provas. E checam os telefones no mínimo a cada intervalo, entre uma aula e outra, isto quando não conferem as novidades durante as aulas.

Saber como os universitários estão inseridos nas redes sociais, como eles buscam suas informações e principalmente como elas os afetam, é de extrema importância para a produção de conteúdo qualificado. Logo estaremos construindo estratégias de ensino personalizadas, bibliotecas virtuais, com professores e softwares online de acordo com cada necessidade e videogames específicos para o aprendizado.

Fique ligado, a tecnologia já esta nas salas de aula.

 

 

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.