Gerenciar as redes sociais de sua Instituição de ensino não é um trabalho fácil. Portanto, é preciso ter boas ideias, identificar os tipos de publicação que são relevantes para seus alunos e candidatos e, principalmente, definir como abordar cada pauta nas diferentes redes sociais.

Mas, do que adianta desenvolver um excelente plano de redes sociais se o conteúdo publicado não atende as regras de formato de cada plataforma?

Além de impactar negativamente o seu capital social, também pode afetar o engajamento e alcance orgânico de suas publicações.

Imagine o seguinte cenário: a imagem do seu post foi produzida no tamanho errado, quando for inserida na mídia social, ela será redimensionada e distorcida. Essa imagem terá menor impacto visual e atrairá menos atenção da sua audiência. Consequentemente, terá menos curtidas, reações, comentários e compartilhamento. Todo o seu trabalho de planejamento e desenvolvimento daquele post foi em vão.

É essencial que todas as imagens de posts, capa, avatar e os vídeos que sua Instituição de ensino produzir para publicar em suas mídias sociais estejam no formato e tamanho correto, evitando assim enquadramentos automáticos e distorções.

As diferentes redes sociais têm seus próprios critérios de tamanho e resolução – seja para foto de capa, avatar ou publicação – é preciso que você conheça as regras para publicação de imagens nas mídias sociais da sua Instituição de ensino.

Para que você não tenha mais dúvidas, nós preparamos uma lista com as medidas ideais para criar publicações que garantam maior engajamento e alcance nas principais redes sociais — porque, no final das contas, uma boa apresentação é fundamental para bons resultados. Anote aí!

Facebook

tamanhos de imagens para redes sociais

Tamanho da capa de perfil (Cover Photo):

Recomendável: 828 x 315 pixels (formato: JPG e PNG)

Mínimo: 399 x 150 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da capa de eventos (Event image):

Recomendável: 1920 x 1080 pixels (formato: JPG e PNG)

Tamanho da foto de perfil (Profile Picture):

Recomendável: 180 x 180 pixels (formato: JPG e PNG)

Tamanho da imagem de postagem da timeline e feed de notícias:

Imagem compartilhada (Shared images): 1200 X 630 pixels (formato: JPG e PNG)

Link compartilhado (Shared Link): 1200 x 627 pixels (formato: JPG e PNG)

Imagem destacada (Highlighted image): 1200 x 717 pixels (formato: JPG e PNG)

Resolução do vídeo compartilhado (upload video):

Recomendável: 504 x 283 pixels (qualquer formato)

Facebook na IES

O Facebook é a maior rede social do mundo. São mais de 37 milhões de jovens brasileiros entre 13 e 24 anos ativos todo mês nesse canal.

A capa do perfil do Facebook da sua Instituição de ensino é uma das primeiras coisas que esse jovem, seja seu aluno ou candidato, vê quando acessa sua página! Por isso, é importante que ela esteja no tamanho e formato corretos, com boa resolução, legibilidade e atenda as regras do Facebook.

Além disso, explore os formatos dos posts, vá além do texto. Crie posts com imagens e videos e aumente o engajamento da sua fanpage. Posts e cards com imagens recebem 53% mais likes e 84% mais cliques do que posts com texto puro.

Utilize os indicadores do mercado educacional para estruturar o seu planejamento e produção de conteúdo, distribua-o entre formatos de posts (texto, imagem e vídeo) e mensure qual formato teve mais impacto na sua audiência.

Instagram

imagens Instagram

Tamanho da foto de perfil (Profile Image):

Recomendável: 110 x 110 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da miniatura (Photo Thumbnails):

Recomendável: 161 x 161 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da imagem (photo size):

Recomendável: 1080 x 1080 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da imagem stories: 

Recomendável: 1080 x 1920 (formato: Vídeo, JPG, PNG e GIF)

Instagram na IES

O Instagram é um canal de grande oportunidade para as instituições de ensino de todo o Brasil. É um dos canais em que seu público de 13 a 25 anos está mais ativo.

Há diversas formas de atrair os holofotes para a sua IES através do Instagram. Aproveite os recursos dessa plataforma e produza, por exemplo, vídeos curto ou transmita eventos da sua IES ao vivo.

Utilize o Instagram para ações de real-time marketing.  Eventos e palestras podem ser registrados e compartilhados em tempo real com seus alunos, seja no stories ou na timeline do seu perfil.

Além disso, o Instagram também pode fazer parte da sua estratégia de captação. Faça pequenos vídeos com dicas para o dia da prova e publique no seu perfil, por exemplo. Utilize o stories no dia da prova para registrar a chegada dos alunos ou o primeiro dia de aula dos calouros.

Whatsapp

imagem WhatsApp

Tamanho da foto de perfil (Profile Picture):

Recomendável: 200 x 200 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da imagem compartilhada:

Recomendável: Largura Máxima: 429 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Whatsapp na IES

O Whats App é uma das redes sociais mais utilizadas pelo brasileiro – o que inclui sua comunidade acadêmica. As Instituições de Ensino podem usar esse aplicativo para se comunicar com seus alunos – seja em campanhas de marketing ou para realizar atendimento online.

Whatsapp é muito mais do que mensagem de texto. Você pode enviar PDF, documentos, planilhas, apresentações de slides, vídeo e áudios para seus alunos e candidatos.

Disponibilize um número exclusivo para atendimento e oriente seu analista de mídias sociais sobre como responder as dúvidas, contornar insatisfações e acionar os setores responsáveis.

Na hora de montar seu perfil no Whatsapp, não se esqueça de que essa imagem será visualizada, principalmente, por meio de um celular. Por isso, evite inserir muito texto na imagem de perfil.

Leia também:  Whatsapp – como atender alunos utilizando esse aplicativo 

Twitter

Tamanho da capa de perfil (Header Photo):

Recomendável: 1500 x 500 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da foto de perfil (Profile Photo):

Recomendável: 400 x 400 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da imagem do feed:

Recomendável: 1024 x 512 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Mínimo: 440 x 220 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Resolução do vídeo compartilhado (video shared):

Recomendável: 1920 x 1200 pixels (MP4 e MOV)

Twitter na IES

Dedique um tempo para escrever a Bio do perfil do Twitter. São 160 caracteres que devem transmitir os valores da sua Instituição de ensino e o que será encontrado em sua página. Além disso, essas informações ajudarão seu perfil a ser encontrado no sistema de busca do Twitter e te posicionará a frente de IES concorrentes, de forma orgânica.

Otimize sua bio

– Hashtags – Utilize palavras-chave que sua IES deseja ser associada ou que representem seus valores. Estimule também o uso dessas hashtags pelos seus alunos e candidatos e otimize a coleta das citações sobre sua IES.  #UniY #MelhorUniDoBrasil #MeAjudaUniY

– URL – É possível colocar dois links na sua bio – 1 no corpo do texto da bio e outro no campo website. Coloque sua URL institucional e de uma campanha específica de captação ou retenção.

– Localização – Aproveite esse campo para colocar a cidade, região, estado ou país que sua IES está localizada e atraia seguidores que estão em um perímetro próximo da sua IES.

Linkedin

Tamanho da capa de perfil (Hero Image):

Recomendável: 974 x 330 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da foto de perfil (Standard Logo):

Recomendável: 400 x 400 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Tamanho da imagem de postagem (Business Banner Image):

Recomendável: 646 x 220 pixels (formato: JPG, PNG e GIF)

Linkedin na IES

Linkedin é uma rede de relacionamentos profissionais, com mais de 500 milhões de usuários no mundo, com mais de 100 milhões de contas ativas mensalmente.

É essencial que sua Instituição esteja presente nessa plataforma, afinal é um ótimo canal para manter contato com alunos, formandos e empresas, além de monitorar a taxa de empregabilidade real de seus egressos

Desde 2013, o LinkedIn permite que Instituições de Ensino criem páginas para se relacionarem com candidatos, alunos e ex-alunos. Na hora de criar uma página, opte por criar uma “LinkedIn Company Page” e não um perfil pessoal.

Na Company page sua IES conseguirá inserir as características, diferenciais e apresentar os serviços acadêmicos de forma direta e dinâmica. Uma das vantagens desse tipo de perfil é gerenciar anúncios, capturar insights e obter diversos dados importantes sobre seu público.

Portanto, ao construir o texto da descrição da sua IES, seja conciso e adicione palavras-chave relevantes para seu mercado e público-alvo, para assim aumentar suas chances de ser encontrado por seus alunos e candidatos nos resultados de busca.

Leia também: Linkedin para universidades: porque incluir essa rede social em sua estratégia digital

Dicas finais

Como resultado, evite inserir muito conteúdo no avatar das mídias sociais, pois essa imagem poderá ser redimensionada, prejudicando a compreensão em tamanhos menores. Dedique esse espaço para colocar sua marca ou somente o ícone que represente sua IES.

– Explore as palavras-chave da sua IES na construção de conteúdo para a bio, posts, descrição de vídeo ou imagem. Isso

– Vá além do texto na produção de conteúdo para suas mídias sociais. Explore os formatos de vídeo e imagens das mídias sociais.

Baixe o guia completo: Tamanho ideais de imagens para redes sociais 2020

Se você gostou do conteúdo acima, sugiro a leitura do e-book Manual Completo do Social Media – Como fazer uma rede social de sucesso.

 

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.