O uso de ferramentas para cálculo do ROI é essencial para se comprovar os resultados obtidos com as ações realizadas nas mídias sociais da Instituição de ensino, fazendo com que o gestor de marketing possa demonstrar maior conhecimento sobre sua área, além de comprovar o trabalho de captação feito por seu time de mídias sociais.

Uma vez que se consegue comprovar resultados através de cálculos reais, a eficácia do trabalho nas mídias sociais torna-se incontestável e ganha a confiança da diretoria e dos demais setores da IES.

Hoje iremos exemplificar como fazer o cálculo e provar os resultados, utilizando ferramentas como Excel, Google Analytics e PY.

Desafios encontrados para realizar desdobramento de metas

Em minha experiência como Executivo do mercado Educacional, tive a oportunidade de conversar com vários gerentes de marketing de instituições de ensino sobre como andam os fechamentos de meta e as previsões que eles estão fazendo para o mercado nesse segundo semestre de 2018.

Porém, algumas frases estão presentes em todas as conversas e reuniões.

Sendo elas “Nossa verba está curta’’ ou suas derivações como: “não tenho autonomia no nosso orçamento’’, “a verba do marketing é mais enxuta do que as dos outros departamentos’’ entre outras.

Estes são alguns exemplos das frases mais repetidas pelos gestores de marketing, em âmbito nacional.

Mas, muitos dos que estão lendo este conteúdo agora e que estão atingindo sua meta, podem pensar, que é falta de pulso dos gestores ou até mesmo que se estivesse no lugar desse profissional, isso não aconteceria.

Porém, muitos dos nossos colegas que se encontram nessa situação incomoda, são geralmente novos no mercado ou desbravadores.

Estão, muitas vezes, iniciando um trabalho ousado dentro de IES com um perfil mais tradicional e sem tanto foco no marketing voltado para captação e para retenção de alunos.

 

Ferramentas para cálculo do retorno sobre investimento em marketing

 

Durante o período de consultoria, procuro entender o cenário do marketing atual da IES, me deparo com gerentes que, junto com sua equipe, estão se esforçando e realmente gostariam de estar fazendo um ótimo trabalho.

Contudo, muitas vezes, ficam limitados pelas famosas frases destacadas no início deste texto ou, simplesmente, estão apegados às métricas publicitárias: quantidade de curtidas, quantidades de view’s, entre outras.

Muitos dos gerentes e dos analistas de marketing com quem converso sobre como captar nas mídias sociais, me dizem que não conseguem demonstrar o ótimo trabalho que veem realizando, pois, na hora de responder às 3 principais perguntas para a diretoria, não conseguem como comprovar os resultados:

1) Quantos alunos conseguimos captar pelas mídias sociais?
2) Quantos alunos conseguimos reter pelas mídias sócias?
3) Qual foi meu capital social, antes e depois dessa campanha?

Em vista da necessidade de responder aos questionamentos da diretoria da IES e de superar os desafios propostos no início do ano, os gestores acabam buscando ferramentas para realizarem a mensuração de seus resultados.

Excel

Uma das ferramentas utilizadas para se responder às perguntas sobre o retorno do investimento (ROI) em mídias sociais, é a ferramenta Excel.

Todos sabem do incrível potencial desta ferramenta para se adaptar a algumas necessidades do nosso dia a dia. Porém, por mais adaptável que ela seja, ainda contínua sendo apenas uma adaptação e, como adaptação, apresenta limitações.

Como exemplo, posso citar uma situação desagradável ocorrida com uma das IES para qual prestava consultoria. Esta IES controlava toda a sua base de dados das campanhas de captação dentro de uma planilha de Excel.

Ora, sabendo o quão dinâmica é uma campanha de captação, você já pode imaginar as quantidades e de versões de planilhas geradas e a extrema dificuldade em demonstrar os resultados ao conselho da diretoria, não é mesmo?

Pois bem, ocorreu um desagradável incidente, um dos muitos colaboradores que acessavam a parta das planilhas, acidentalmente, excluiu a principal planilha, cujo backup ainda não havia sido realizado, e todos os leads da campanha foram perdidos.

Como podem imaginar, após o ocorrido, o resultado e as ações de toda a campanha de captação ficaram comprometidos.

 

Google Analytics

Google Analytics, é um serviço gratuito oferecido pelo Google.

Através deste serviço que é ativado por intermédio de uma conta do Google cadastrar-se o site de interesse e passa-se a receber, a cada exibição, estatísticas de visitação, sendo estas apresentadas ao administrador do site em formato de relatórios.

Esta ferramenta foi criada, principalmente, como um auxílio aos webmasters, para otimizarem seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.

Conforme a própria definição acima já descreve, o Google Analytics serve como um espelho de sua campanha e dos seus resultados, não sendo uma ferramenta especializada para solucionar problemas e nem para impulsionar campanhas.

 

Planeta Y

A empresa Planeta Y tem como objetivo ajudar as instituições de ensino a obterem o máximo de resultados usando as mídias sociais.

Afinal monitorar e gerenciar as mídias sociais é apenas o início de todo trabalho que pode ser potencializado como o uso da ferramenta e da metodologia PY.

Esta ferramenta de monitoramento, relacionamento, conversão e gestão de mídias sociais foi desenvolvida exclusivamente para o segmento educacional.

A estratégia da empresa é que tudo o que é aprendido com a metodologia PY seja aplicado no software PY, transformando, assim, engajamento em captação e retenção de alunos e, consequentemente, demonstrando melhor desempenho das equipes de marketing educacional dentro da Instituição.

Assim como já pude explicar, em artigo anterior, um pouco mais sobre o que é ROI e sobre como calcular quanto, de fato, vale um aluno para a sua IES,  explorando como esse tipo de cálculo pode ser usado para aumentar a confiança da diretoria nas campanhas de marketing  com foco nas ações de mídias sociais, vou aproveitar agora para trazer outro conceito muito importante para todo este processo, o funil de captação.

 

Funil de captação

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o termo, funil de captação nada mais é do que o fluxo de entrada de candidatos nas IES.

Vale lembrar que, todos os candidatos que vierem a se matricular, necessariamente passarão por cada uma das etapas do funil, independentemente do maior ou do menor tempo que ficarem em cada uma delas.

Por este motivo, a Planeta Y desenvolveu um exclusivo funil de captação de alunos para que fique mais fácil para as equipes de marketing identificarem onde o seu candidato está estacionado e qual o tipo de campanha deve ser elaborada para atingir exatamente esse público-alvo.

Ainda por meio do funil de captação, é possível que o gestor faça o cálculo preciso do ROI nas mídias sociais, tanto pelo exato mês em que estão ocorrendo as suas campanhas de captação, quanto pelo período dos últimos 12 meses em que foram trabalhadas.

Após este breve texto, abordando um pouco mais sobre os principais problemas e as soluções encontradas pelos setores de marketing das IES usando as ferramentas “grátis” ou a Planeta Y, podemos perceber o quão importante é o papel do operador por de trás dessas ferramentas.

O principal objetivo da PY, é o de municiar gestor de marketing com informações relevantes e confiáveis, para potencializar os resultados das suas ações, além de otimizar o tempo de trabalho da sua equipe, e de gerar engajamento dentro de todas as áreas do seu campus.

Deseja saber mais sobre como utilizar o funil captação na sua Instituição de ensino? Sugiro a leitura do texto “Funil social: conheça as fases de tomada de decisão do seu futuro aluno”.

 

Um abraço e até a próxima.

Marcus Ferreira executivo da Planeta Y

 

Marcus Ferreira: Executivo de Negócios
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