Quando uma Instituição de Ensino decide investir nas redes sociais sempre surge a dúvida de como calcular o retorno do investimento que uma campanha nesses canais irá gerar. Essa taxa de retorno é conhecida como ROI, sigla proveniente do inglês que significa Return on Investment, e é uma métrica muito utilizada na hora de avaliar a efetividade desses canais.

O primeiro passo, antes mesmo de falarmos mais sobre ROI, é sabermos quais os objetivos desejaremos alcançar nessas mídias. Vale lembrar que as metas precisam ser especificas e mensuráveis. Para exemplificar o ROI vamos utilizar os objetivos do marketing digital como exemplo:

    • Aumentar visitas no site em 200%;
    • Dobrar taxa de conversão de visitas para leads;
    • Aumentar a taxa de fechamento (lead para vendas) de 10% para 25%;
    • Gerar lista maior de contatos com 1.000 a mais;
    • Aumentar o número de seguidores de 10.000 para 15.000;

Vale lembrar que visitas ao seu site, menções e contatos nas redes sociais, feedbacks do seu público e outros inúmeros impactos que as redes sociais podem trazer não são metas mensuráveis financeiramente, mas são estratégicas para avaliar e direcionar suas ações.

Definindo metas para mensurar o retorno do investimento nas redes sociais

Após definirmos a meta principal, precisamos definir o budget da campanha, os canais que serão veiculadas e as principais métricas que precisaremos acompanhar.

Para que possamos obter facilmente o ROI e decidirmos qual canal obteve o melhor desempenho é essencial decidirmos antes da campanha iniciar, quais serão as métricas necessárias para tal, afim de não deixarmos passar nada.

Resumidamente, o ROI é o resultado – lucro – da sua campanha subtraído do investimento, tudo isso divido pelo investimento e multiplicado por 100.

ROI = (Lucro – Investimento)/Investimento * 100

Exemplo:

Vamos supor que uma campanha de impulsionamento de publicações nas redes sociais de uma Instituição de Ensino tenha exigido um investimento total de R$1.000,00. Essa campanha gerou 20 inscrições no vestibular e um lucro total de R$ 3.000,00. Como o valor investido foi de R$ 1.000,00, temos um ROI de (R$ 3.000,00 – R$ 1.000,00) = R$2.000,00

R$2.000,00 / R$1.000,00= 2

2 x 100 = 200%.

Assim, nossa campanha fictícia teve um excelente retorno de 200%.

Podemos pensar, também, que cada uma das inscrições (20) custou R$50,00.

Nesse caso, o ROI começa a ser calculado desde a concepção da idéia, na fase do planejamento de uma ação. É possível mensurar o tempo das pessoas envolvidas em todo o processo como, por exemplo, o período que cada colaborador leva para realizar as suas atividades.

Como calcular o ROI nas Redes Sociais?

Para fazer o cálculo do retorno do investimento, precisamos pensar, inicialmente, nos objetivos para uso das mídias sociais. Se o objetivo for Captação, por exemplo, precisamos analisar algumas variáveis:

Pessoas:
Eu tenho um analista exclusivo de mídias sociais? Ou o meu analista de marketing também exerce essa mesma função?

Tempo:
Quanto tempo por dia o analista de mídias utiliza para ações de captação nas mídias sociais? Quanto vale a hora de trabalho do meu analista?

Tecnologia:
Possuo uma ferramenta de monitoramento para identificar as oportunidadades de captação que surgem nas mídias para minha IES?

Demais custos: 
Fazemos ações em marketing digital nas mídias sociais, como Facebook Ads? Criamos artes especificas para trabalhar a captação?

Analista exclusivo – R$ 1.200 (média)
Ferramenta de monitoramento – R$ 800 (média)
Custos extras – R$ 2.000

TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 4.000/mês – R$ 48.000/ano

Sabendo que a IES esta investindo R$ 48 mil reais por ano para trabalharmos Captação via mídias sociais, como poderemos mostrar um retorno sobre esse investimento?

Se a mensalidade da minha IES para o curso de Direito é R$ 1.000, eu preciso, então, captar no mínimo 4 alunos via mídias sociais. Por que?

4 alunos x R$ 12 mil (mensalidades anuais) = R$ 48 mil no ano. Esses quatro alunos já pagariam o investimento em mídias só no primeiro ano de estudo. Os outros 3 anos de faculdade seriam destinados a outros custos da IES.

E como comprovar que nós adquirimos esses quatro alunos via mídias sociais?

Precisamos ter um Processo de Captação de Alunos claro e definido para comprovar, por meio de métricas e relatórios, que os leads gerados e qualificados nas mídias sociais foram encaminhados ao comercial e, dessa forma, se tornaram alunos matriculados. É necessário mostrar quantos leads surgiram, quantos foram qualificados, quantos foram encaminhados ao comercial e quantos foram matriculados, efetivamente.

Isso é o ROI das redes sociais: mostrar que em um investimento anual de R$ 48 mil, as mídias sociais trouxeram, ao longo do ano, 10 novos alunos, com retorno anual de R$ 120 mil.

Mas, porque devemos medir o retorno do investimento de todos os seus esforços nas mídias sociais?

Como falamos anteriormente, uma campanha bem sucedida nas redes sociais pode trazer não apenas resultados financeiros, como também resultados estratégicos que ajudarão no posicionamento da sua marca educacional. Além disso, o ROI está diretamente ligado ao sucesso ou não de um investimento ou uma campanha.

Medindo e analisando o ROI das suas campanhas conseguiremos provar tanto para nossa equipe quanto para nossos gestores, que nossas ações estão trazendo resultado de fato, e gerando retorno financeiro para a Instituições de Ensino.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.