Nos últimos anos as mídias sociais mudaram profundamente a forma com que os negócios são pensados e conduzidos. Há algum tempo atrás o número de likes e seguidores eram indicadores bastante relevantes para muitas empresas e instituições de ensino que estavam iniciando a sua presença nas redes sociais. Porém, hoje, esses números, isoladamente, dizem muito pouco sobre o  ROI– retorno do investimento das suas ações nas mídias sociais.

Afinal, as mídias sociais não são intrinsecamente gratuitas. Elas necessitam de recursos como tecnologia, processos e pessoas – o precioso e escasso tempo das pessoas!. Recursos esses que possuem um custo financeiro associado e, consequentemente, geram uma expetativa de retorno.

Esse retorno pode ser muitas vezes mensurado, mas não representar de forma direta um impacto financeiro, dependo da estratégia que a sua IES adotou nesses canais. Por exemplo, se o seu objetivo é transformar o posicionamento da sua IES e melhorar a sua imagem perante sua comunidade acadêmica, dificilmente os resultados da sua campanha apresentarão resultados financeiros mensuráveis de forma objetiva. Porém, se o seu objetivo for a captação de aluno utilizando as mídias sociais, você poderá apresentar números reais para sua gestão, os quais irão comprovar o investimento nessas mídias.

Mas, por que devemos medir o retorno do investimento de todos os seus esforços nas mídias sociais?

Como falamos anteriormente, esse indicador está intimamente ligado ao sucesso ou não de um investimento ou uma campanha. Dessa forma será possível mostrar, tanto para nossa equipe quanto para nossos gestores, que nossas ações estão trazendo resultado de fato, e gerando retorno financeiro para a Instituições de Ensino.

Afinal, “o que não é medido não é gerenciado”. Esse chavão, muito conhecido por especialistas de administração e marketing, tem se provado cada vez mais verdadeiro com o passar do tempo. Hoje, dificilmente a sua instituição de ensino ou o gestor da sua equipe, irá aprovar um novo investimento sem antes questionar sobre o retorno que o seu projeto irá trazer para a IES, não é mesmo? Isso porque uma das características mais poderosas do marketing digital é que grande parte, se não todas, as ações que você promover são mensuráveis.

Separamos aqui 5 motivos para você medir o retorno do investimento em mídias sociais agora mesmo:

5 motivos para você medir o retorno do investimento em mídias sociais

1. Identificar investimentos bons e ruins

Ao calcular o ROI nas redes sociais, você conseguirá contabilizar o custo de cada ação que você e sua equipe planejarem e então avaliar se essa estratégia está trazendo ou não retorno em vendas para a sua instituição de ensino.

Ao avaliar se um investimento é bom ou ruim, vale lembrar que este precisa, necessariamente, estar alinhado a um objetivo. Por exemplo, se você cria uma campanha de branding para a sua marca educacional, o ROI desta campanha não pode ser refletido em vendas.

2. Reduzir custos

Saber o quanto a sua campanha é eficaz e conhecer os resultados financeiros dos seus investimentos ajuda a estruturar melhor a sua equipe de marketing. Com o ROI você conseguirá visualizar de forma clara e objetiva se a sua equipe precisa melhorar os resultados ou se falta alinhamento entre os investimentos e os objetivos da sua equipe.

Ao estudar a saúde financeira dos seus investimentos em marketing digital você estará amparado por informações consistentes para fazer cortes sem prejudicar as operações da sua equipe. Além disso, terá sempre em mente qual o retorno esperado quando fizer uma contratação de um novo serviço ou produto e até mesmo funcionário, o que poderá ajudar a sua instituição a potencializar os investimentos e reduzir gastos desnecessários.

3. Aumentar lucro

Calculando o ROI das suas ações nas mídias sociais, você ficará abastecido com informações relevantes sobre o número de conversões que sua estratégia tem trazido. A taxa de conversão consiste na quantidade de usuários que, por meio das ações realizadas nas redes sociais, de fato se tornaram um lead, se inscreveram no seu processo seletivo, ou se matricularam em um dos cursos que a sua IES oferece.

Conhecendo a taxa de conversão de cada uma das suas ações, você pode calcular o custo na aquisição de um novo aluno e, assim, fazer investimentos mais assertivos em ações que realmente trazem mais retorno.

4. Conseguir orçamento para outros investimentos

Ao identificar os bons investimentos e conseguir informações suficientes para comprovar seus resultados você, e sua equipe de marketing, conseguirão mais autonomia para criar novos projetos e apresentar novas soluções.

Por exemplo, ao conseguir mostrar resultados positivos sobre as suas ações nas redes sociais, um gestor que até então não acreditava na força dessas mídias poderá aprovar um investimento em uma ferramenta automatizada de monitoramento e gestão dessas mídias. Esse investimento, além de facilitar o trabalho de análise da sua equipe de marketing, permitirá que sua equipe se torne cada vez mais estratégica, dedicando mais tempo à criatividade e a inovação.
Ou ainda: comprovando o retorno sobre o investimento em mídias sociais, você poderá utilizar essas mesmas métricas para solicitar a contratação de um analista exclusivo para essa função.

5. Ter uma campanha de mídias sociais bem sucedida

Para alcançar uma campanha de mídias sociais de sucesso, você precisa saber como suas ações estão impactando os seus negócios. Para isso, além de medir o ROI você precisa ter bem definido os objetivos da sua campanha e quais indicadores você vai usar para medir a efetividade de cada investimento.

Calculando sempre o retorno das suas ações você saberá os pontos positivos e as falhas da sua estratégia e assim, projetará novos objetivos e metas para suas campanhas futuras.

Mas como calcular o retorno do investimento em mídias sociais?

Nós publicamos um texto muito bacana explicando – detalhadamente – como calcular o ROI nas mídia sociais. Ele poderá te ajudar a criar uma métrica própria, de acordo com cada objetivo estratégico da sua IES.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.