Hoje, uma pequena parte dos gestores de Instituições de Ensino do Brasil já conseguem enxergar valor na adoção das redes sociais para estratégias de captação, relacionamento e fidelização de alunos. Mesmo assim, grande parte dos profissionais de marketing e mídias sociais que trabalham nessas IES enfrentam diariamente o desafio de comprovar para os gestores e até mesmo mantenedores da IES que a atuação nesses canais podem trazer resultados para a Instituição.

Em nossos encontros com clientes e profissionais do mercado educacional é comum a apresentação de soluções inovadoras que poderiam automatizar e até mesmo potencializar os resultados do marketing digital das instituições de ensino em questão. Porém, muitas vezes essas soluções são recebidas com uma pergunta relativamente desanimadora:

“Sim, eu acredito que seja importante ter uma estratégia consolidada nas redes sociais, mas como consigo provar que ela traz resultados para minha instituição de ensino?

Conhecendo e até mesmo participando ativamente desse cenário de dezenas de profissionais de marketing que trabalham em instituições de ensino, reunimos aqui 5 relatórios com números relevantes para os seus gestores, que ajudarão você e sua equipe a comprovar os resultados das suas estratégias nas redes sociais e assim ganhar mais credibilidade e esforços para o seu trabalho.

1. Número de visitas originadas nas redes sociais

Algumas redes sociais, como o Facebook, entregam aos seus administradores de páginas dados importantes como o alcance de cada conteúdo publicado, porém, o que o alcance nos mostra é apenas quantas pessoas tiveram a oportunidade de ver aquele post em sua timeline. Para sabermos o número real de quantas pessoas clicaram e leram os conteúdos publicados em nossas redes sociais, podemos utilizar um encurtador de link como o Bit.ly que nos entrega também o número de clicks, ou ainda, o Google Analytics, a mais completa ferramenta de análise, gerenciamento de tráfego e comportamento dos usuários.

Um dos relatórios mais relevantes do Google Analytics fornece para você e sua equipe de redes sociais números expressivos a respeito do número de usuários das redes sociais que visitaram o seu site.

Resultados redes sociais Analytics

Com esse relatório você consegue mostrar para o seu gestor o impacto que as mídias sociais tem sobre o número de visitas que o seu portal recebe. Além disso, você consegue identificar quais redes sociais mais trazem visitantes qualificados ao seu site, observando a taxa de rejeição e o tempo de permanência dos visitantes originados em cada mídia. Você ainda consegue observar os picos de visitas e buscar suas causas.

2. Número de leads originados nas redes sociais

Para construir uma estratégia de conteúdo com resultados nas redes sociais claros para a sua IES é preciso muito mais que qualidade. Além da produção e da publicação desses conteúdos nas redes sociais para o aumento do tráfego, é necessário também a criação de um reservatório para capturar as visitas que se interessarem pelo seu conteúdo e quiserem saber mais sobre a sua instituição de ensino.

Chamamos esses reservatórios de Landing Pages, páginas focadas em conversão cujo objetivo é transformar o seu tráfego em leads. Essas páginas permitem que seus visitantes entreguem seus dados, como nome e e-mail, em troca de um conteúdo mais rico, como um e-book, uma consultoria, uma solicitação de contato, ou uma inscrição.

Resultados redes sociais

Por que o número de visitas é importante?

O seu portal é a sua principal fonte de informações, é nele que você apresenta para o seu público os seus diferenciais, seus cursos e professores e principalmente, é lá que você possibilita que seu aluno se inscreva no seu processo seletivo. Sendo assim, ao direcionar um usuário para o seu portal seu objetivo é que ele execute uma ação dentro dele, essa ação pode ser o download de um documento, uma solicitação de contato, uma assinatura no blog e claro, a inscrição no seu processo seletivo.

Essas ações são as suas metas, e para avaliar se os visitantes estão interagindo com o site da maneira que você esperava precisamos medir a taxa de conversão de cada uma das ações propostas em seu portal. A taxa de conversão corresponde a porcentagem de ações, como inscrições, downloads e solicitações de contato, que os usuários realizaram em seu site.

O aumento no número de visitas contribui para a geração de mais leads, ou seja, oportunidades, que se nutridas corretamente com conteúdo de qualidade, podem se tornar novos alunos para a sua IES. Imagine que o seu portal possui um página com uma taxa de conversão de 3% e deseja aumentar o número de alunos que interagem com essa página e se transformam em lead. Se você aumenta o número de oportunidades ou visitas nessa página, mantendo a taxa de conversão de 3%, você provavelmente irá aumentar o seu número de conversões.

Com a Landing Page,  você consegue identificar a origem do seu lead e ainda avaliar, com a taxa de conversão, a efetividade dessa página. Adote essa prática também no seu processo comercial, quando um aluno se inscrever ou se matricular na sua IES, procure saber em qual canal aconteceu o primeiro contato com esse aluno, isso vai ajudar você a comprovar o poder e a relevância de uma atuação estratégica nas redes sociais.

3. Número de interações nas redes sociais

Outros números relevantes e fáceis de acompanhar são os números relacionados ao engajamento, como: likes, compartilhamentos, RT’s, favoritos, +1 e outros.

Resultados redes sociais

Com esses números você pode avaliar o sucesso das suas postagens. Ao comparar o número de interações em seu conteúdo com o número de visitas ao seu site, você ainda consegue identificar onde está a dificuldade de conversão do seu conteúdo, se o problema está na chamada ou no próprio conteúdo.

Além disso você poderá identificar que tipo de assunto gera mais engajamento para seu público e, baseado nisso, montar uma estratégia mais eficaz.

4. Percepção do mercado: pontos fortes e fracos

As redes sociais, por serem um canal de comunicação multidirecional, permite que seu público demonstre com palavras, vídeos, fotos e links qual o sentimento ela tem pela sua marca educacional. Diante desse cenário, é necessário saber exatamente qual a percepção do seu mercado para assim criar ações mais assertivas.

Indicadores por sentimento

Por exemplo, seus alunos estão satisfeitos com a estrutura da sua IES? Seus laboratórios atendem as demandas as aulas? Seus banheiros estão sempre limpos? Esses tipos de problemas são enfrentados diariamente por profissionais de marketing de todas as IES do Brasil. Porém, apenas algumas escolhem tomar providências e envolver outros setores para melhorar os pontos internos mais frágeis.

O atendimento de uma dor já declarada nas redes sociais acarreta em uma percepção positiva da marca. Seus alunos saberão que você está ouvindo suas queixas e tomando providências para melhorá-las.

Em contrapartida, quando você monitora as redes sociais e conhece a percepção do seu público sobre a sua Instituição, você tem acesso também a pontos fortes da sua IES que você e sua equipe nem imaginavam que seus alunos valorizavam e assim traballhar melhor essas questões em suas campanhas e conteúdos para as redes sociais.

Com o monitoramento das redes sociais, você tem acesso a relatórios que mostram os pontos positivos e negativos/ameaças e oportunidades da sua marca educacional, entregando uma espécie de análise SWOT para sua equipe.

5. Satisfação do cliente com o Capital Social

O Capital Social de uma Instituição de Ensino é o valor/reputação criados por meio das interações via redes sociais. Esse conceito está diretamente ligado com as citações positivas e negativas relacionadas à marca educacional.

Capital Social

Ao fazermos uma análise do Capital Social da marca, será possível compreendermos o nível de satisfação do cliente. Clientes satisfeitos tendem a citar a marca positivamente nas mídias sociais. Essa citação positiva impacta o Capital Social. O mesmo acontece com as insatisfações e as citações negativas.

Por isso, utilizando o conceito de Capital Social em seus relatórios, você poderá comprovar o quanto as estratégias de marketing (não só digital!) estão impactando na reputação da sua marca e, dessa forma, analisar a eficácia delas.

Esses são apenas alguns dados que podem compor sua apresentação. Quer conhecer outras informações relevantes para apresentar resultados nas redes sociais aos seus gestores?

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Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.