A última semana de setembro foi bem intensa. Nós, da Planeta Y, participamos nos dias 26 e 27, do 10º Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira (SADEBR) – edição nacional e, nos dias 28 e 29, do 19ª Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP).

Esses eventos educacionais são dedicados exclusivamente a Mantenedores, Dirigentes, Acadêmicos e Profissionais de Comunicação, Marketing e TI.

Tanto o SADEBR quanto o FNESP, debateram importantes questões que envolveram a gestão das instituições privadas de ensino, inovações acadêmicas nas salas de aulas, melhorias em processos e o uso de tecnologias para de relacionamento com seus atuais alunos e candidatos da geração de Nativos Digitais.

Confira abaixo mais detalhes sobre os eventos e o conteúdo das minhas palestras.

SADEBR

Em sua 10ª edição, o Seminário de Ações digitais na Educação Brasileira (SADEBR), passou por seis capitais brasileiras – Porto Alegre, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

O SADEBR deste ano contou, no primeiro dia, com palestras do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Centro Universitário Toledo (UniToledo), Sistema de Ensino Poliedro, Grupo Marista (PUC PR), CRM Educacional e Planeta Y.

Foram inúmeras palestras, workshops e estudos de casos para ajudar as equipes de marketing e comunicação das IES a desenvolverem novas estratégias de captação e retenção de alunos.

Planeta Y no SADEBR

Nos dias 26 e 27 de setembro, eu estive presente no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e palestrei, no primeiro dia, sobre “Captação Social Intensivo”.

Durante a palestra, abordei a importância de se investir nas mídias sociais e como atuar para atingir as metas de captação e retenção de alunos. Lembre-se: o boca a boca está mais forte do que nunca e agora acontece dentro das suas mídias sociais.

Também falei sobre a importância da institucionalização de um verdadeiro Programa de Mídias Sociais para Instituições de Ensino (PMS-IE), que contempla não apenas o processo de desenvolvimento de conhecimentos, habilidade e competências do time de mídias sociais e marketing de uma IES, como também passa pela conscientização de que todos os setores da instituição podem e devem ser envolvidos, de forma estratégica e planejada, nestes processos.

Já o segundo dia foi dedicado a cursos e, juntamente com Pedro Rangel, Customer Success Manager do Planeta Y, ministrei o tema: Técnicas Comerciais Avançadas para o Contorno de Objeções e Captação de Alunos em Mídias Sociais.

Leia também – O Poder das redes sociais para a construção do capital social da sua IES

FNESP

O 19º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP) aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, no WTC em São Paulo, e contou com uma programação repleta de grandes nomes da educação nacional e internacional. É considerado o maior fórum do ensino superior privado e a edição desse ano contou com 663 inscritos e 276 Instituições de Ensino Superior de 22 estados brasileiros.

O 19º FNESP reuniu especialistas do Brasil, Chile, Finlândia, Dinamarca e Estados Unidos para uma análise comparativa de vários sistemas educacionais onde discorreram sobre os resultados obtidos e os impactos gerados em seus processos de aprendizagem, bem como a necessidade de formação profissional para o desenvolvimento econômico dos países.

O evento foi encerrado pelo apresentador do Altas Horas, Serginho Groisman, com o tema: “Ensino Superior para Além dos Muros da Academia”.

Groisman contou sobre sua carreira acadêmica, desde a sua formação até o momento em que foi professor e coordenador do curso de Jornalismo da FAAP. O então apresentador falou também sobre o processo de entendimento e relacionamento com o público jovem, a presença de Instituições de Ensino nas Mídias Sociais e encerrou dando destaque a importância de “ouvir a voz do aluno”.

Planeta Y no FNESP

Juntamente com o time de estratégia em negócios educacionais, estive presente na 19ª edição do Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP) para palestrar e também para conversar com as Instituições de ensino no stand da Planeta Y. Durante 15 minutos, compartilhei para inúmeros mantenedores, gestores e diretores de marketing “Como e por que expandir digitalmente uma IES?”.

Iniciei a palestra demonstrando como a institucionalização das mídias sociais, como extensão do campus físico, é fator chave de sucesso para o aumento e manutenção do engajamento de candidatos e alunos de instituições de ensino em todo o país.

Também falei sobre a o ZMOT (Momento Zero da Verdade), momento em que o candidato usa a internet e as mídias sociais para buscar informações e depoimentos, por meio do relato de experiências de diversas fontes, para formar sua percepção a respeito das Instituições de Ensino em que considera iniciar sua jornada acadêmica.

Por fim, mostrei como as mídias sociais se encaixam no funil de captação e como as IES podem expandir a presença da sua Instituição de Ensino para o ambiente digital.

Estar presente no meio digital já não é mais uma escolha e sim uma competência essencial para as instituições de ensino.  Os alunos e candidatos estão cada vez mais exigentes na tomada de decisão sobre qual instituição estudar.

São 28 milhões de jovens alunos e candidatos, entre 18 e 24 anos, presentes mensalmente somente no Facebook e 49 milhões de jovens conectados no Brasil. Sua IES está preparada para aproveitar essas oportunidades de captação e retenção em suas mídias sociais?

Leia também – 03 Passos para aumentar o número de matrículas da sua IES via Mídias Sociais

Confira as fotos dos eventos abaixo.

post-imagem-grid-fnesp-sadebr-planetay-captacao-de-alunos-eventos educacionais-foto02

post-imagem-grid-fnesp-sadebr-planetay-captacao-de-alunos-eventos educacionais-foto03

post-imagem-grid-fnesp-sadebr-planetay-captacao-de-alunos-eventos educacionais-foto01

post-imagem-grid-fnesp-sadebr-planetay-captacao-de-alunos-eventos educacionais-foto04

post-imagem-grid-fnesp-sadebr-planetay-captacao-de-alunos-eventos educacionais-foto05

A sua IES está atraindo leads, inscritos e matrícula através das redes sociais? Faça nosso teste e avalie se suas mídias sociais estão gerando oportunidades de captação para sua instituição de ensino.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.