Com certeza você já fez vários estudos para montar o planejamento estratégico para a sua IES com foco no próximo processo seletivo, não é mesmo? Mas, você usou as informações que são entregues pelo monitoramento das mídias sociais da sua Instituição? Afinal, ao utilizar os depoimentos espontâneos desses canais, fica mais fácil entender como a sua Faculdade, Centro Universitário ou Universidade é vista por alunos, que serão um dos principais responsáveis por formar a opinião dos seus futuros candidatos.

Em seu planejamento estratégico de comunicação para o intake 2017.1, você poderá aproveitar aquilo que é elogiado, bem como corrigir a comunicação daquilo que é entendido como um problema institucional ou ainda, decidir investir em argumentos que falem de:

  • Captação,
  • Empregabilidade,
  • Localização (dos campi ou pólos, transporte público ou carona solidária),
  • Corpo docente,
  • Atuação ética de mercado,
  • Credenciamento no MEC (IGC e ENADE), Estrelas do Guia do Estudante e Ranking Universitário da Folha,
  • Qualidade de ensino
  • Infraestrutura,
  • Relacionamento;
  • Preço da Mensalidade (custo x benefício).

Tudo isso para que sua IES se relacione melhor com seu principal garoto propaganda – seus alunos, colaboradores e comunidades. Ao trabalhar os 10 IDMs (Indicadores do Mercado), você e sua IES terão melhores resultados em Captação e Retenção. Concorda?

A maioria das Instituições de Ensino privadas do Brasil já entrou em um dos principais períodos do ano, mas isso não significa que todas as estratégias estejam prontas. Ainda há tempo de continuar o brainstorm e reunir informações relevantes sobre a instituição e a concorrência, para se preparar para as ações do digital e para melhorar o relacionamento nos principais processos seletivos da IES.

Imagine só, no final deste ano, centenas de colégios em todo país – públicos e particulares – estarão certificando milhares de alunos pela conclusão do Ensino Médio. Vale lembrar que, desde o 1º ano do ensino médio, esses alunos são alertados e direcionados sobre a importância de ingressar no ensino superior. Talvez você não saiba, mas é a partir desse momento que começa o processo de decisão de compra dos alunos. Afinal, essa já é a primeira fase: Reconhecimento da Necessidade.

Depois que entendem a importância do ingresso no ensino superior, nossos jovens candidatos irão para internet e para as mídias sociais, em busca de informações que respondam suas dúvidas sobre a carreira e a faculdade a qual eles desejam cursar. Eles perguntarão para seus colegas no cursinho e também para as pessoas de sua família o que eles acham da faculdade A ou B até decidirem para quais delas eles prestarão vestibular.

Importante: esses candidatos estarão muito mais preparados e ansiosos para ingressar na faculdade do que aqueles que prestaram vestibular no meio do ano.

Essa informação varia de acordo com o tipo de curso que a sua instituição oferta. Por exemplo, os cursos que formarão tecnólogos, por terem uma formação mais rápida e específica, atrairão profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho. Por esse motivo, esses profissionais podem procurar uma oportunidade para se qualificar a qualquer momento, tanto no final quanto no meio do ano, dependendo muito da necessidade deles e do próprio mercado.

Esse cenário é bem diferente dos alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio. Estes precisam concluir essa etapa para que ingressem em uma Instituição de ensino superior e esse período, geralmente, acontece entre novembro e dezembro. Logo, nada mais eficiente do que criar todo um planejamento estratégico para captar esses candidatos, que ainda estão habituados com o ambiente educacional, não é mesmo? Estamos falando da continuidade dos estudos e não da retomada, que, certamente, necessitará de mais argumentos e também de disposição por parte do vestibulando.

Para lhe ajudar nesse importante momento de planejamento estratégico, separamos aqui algumas dicas e informações relevantes que poderão potencializar a sua estratégia de captação para 2017.

Planejamento Estratégico: Quantos processos seletivos a sua instituição oferta por ano?

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Essa informação faz toda a diferença na hora de conceber um planejamento estratégico eficiente, afinal, se a sua instituição realiza apenas dois processos seletivos por ano (um no final e outro no meio do ano) isso significa que toda a força da sua estratégia e todo orçamento disponível para o marketing, precisarão de direcionamento específico para esses períodos.

Porém, caso a sua instituição opte por fazer várias entradas, com vestibulares tradicionais, remanescentes, agendados ou ainda trimestrais, o ideal será a distribuição particionada de verba e com argumentos de vendas para os públicos específicos de cada uma destas datas, afinal, as verbas diminuíram e cada Real investido precisará ter seu ROI comprovado, evitando o desperdício de recursos.

Para que você e todo o time responsável pela Captação obtenham êxito, é preciso que estejam atentos às datas de processos importantes, como o Enem e concursos públicos ou ainda eventos que aconteçam na cidade e feriados, por exemplo. Também é importante estar de olho no que outras Faculdades, Centros Universitários e Universidades estão planejando, incluindo também as Federais e Estaduais. Monitore as mídias sociais, e, principalmente, seus concorrentes, para ver o que eles estão fazendo, assim como as datas das palestras, eventos, feiras e provas.

Isso é importante para que sua IES não corra o risco de concorrer com essas datas, tornando a captação dessa campanha um pouco mais complexa. Falaremos sobre isso no próximo tópico.

Qual será a data da sua tão especial prova de vestibular?

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Outro fator decisivo, no planejamento estratégico de um processo seletivo, é a data da prova. Muitas instituições já tem um dia marcado ou pelo menos períodos definidos, desde o início do ano. Porém, não é incomum que a IES concorrente marque a prova no mesmo dia em que sua IES planejou.

Para evitar que isso aconteça, realize pesquisas prévias! Monitore as mídias sociais dos seus principais concorrentes e entenda o comportamento de comunicação e a estratégia de divulgação, tipo e quantidade de provas planejadas por eles. Sim! Você consegue ter essas informações por meio da Análise de Concorrência que o Planeta Y oferece, e o melhor, tudo isso em um único ambiente.

Simples ações podem poupar inúmeras dores de cabeça e evitar, também, que inúmeros materiais digitais ou não, sejam refeitos. Utilize com mais assertividade o tempo do time de criação! Isso fará com que eles sejam muito mais criativos e eficientes na hora de produzir uma peça ou campanha.

Quem sabe o que é melhor para eles, são eles mesmos!

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Será que eles sabem realmente o que é melhor para eles ou teremos que mostrar o caminho das pedras? Para ter essa certeza é necessário ouvi-los!

Quer saber qual é o melhor período para realizar uma prova de vestibular? Converse com seus prospects! Entenda a situação das pessoas que moram no interior, mas sempre sonharam em estudar na sua instituição. Esteja aberto a realizar a prova em diferentes datas e, até mesmo, em diferentes locais. Quem sabe naquele município, um pouco mais distante de seu campus principal ou polo de apoio ao ensino a distância?

Claro que não adianta apenas realizar a prova e não dar o suporte necessário para que esse aluno permaneça na sua IES até concluir sua graduação. Para isso, conte com um analista e uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais, focada em agilidade e performance no Serviço de Atendimento ao Consumidor (famoso SAC).

Com esses dois poderosos recursos, sua estratégia de captação e retenção de alunos estará a salvo das crises e dificuldades que o setor enfrenta atualmente.

Que tal começar a nutrir seus Leads agora mesmo?

funil planeta y - planejamento estratégico

Se a sua instituição optou por fazer apenas dois processos seletivos por ano, o que você faz durante esse meio tempo? Como você prepara seus prospects com conteúdo sobre a sua instituição ou mercado de trabalho até que eles estejam preparados para ingressar na sua Faculdade, Centro Universitário ou Universidade?

Com o Planeta Y é possível manter contato com seu candidato inclusive quando não há campanhas ativas. Temos um ambiente exclusivo para a captação, onde é possível agendar um próximo contato e deixar previamente estabelecido qual é a próxima ação do analista, como por exemplo, enviar uma oferta.

As ofertas podem ser trabalhadas em vários formatos:

  • Vídeos dos coordenadores dos cursos explicando como é a infraestrutura da IES;
  • E-Books verticalizados que expliquem o mercado de trabalho daquela profissão;
  • E-Books que expliquem o porquê de escolher determinado curso;
  • Cartilhas que expliquem todas as opções de financiamento, parcerias e descontos que sua IES pode oferecer para viabilizar o ingresso ao ensino superior.

Essa é uma maneira super eficiente de utilizar o intervalo entre os processos seletivos da sua IES e, assim, reforçar a ideia de que o serviço que sua instituição oferece é o ideal para o candidato.

Dessa forma, monitorar as mídias sociais e saber exatamente quais conteúdos o seu prospect consumiu e em qual momento, podendo questioná-lo, induzi-lo e orientá-lo a descobrir os motivos pelos quais ele ainda não está preparado para ingressar na faculdade, pode ser uma boa estratégia de fidelização, por isso esse estudo não pode faltar em seu planejamento estratégico.

Ações como essa, estabelecerão um laço de aproximação entre a sua instituição e aquele candidato, o que pode ser crucial no momento em que ele decidir que está preparado para o ensino superior, pois sua IES será o nome mais forte na tomada de decisão dele.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Compartilhe conosco as suas dúvidas e receios, queremos saber como podemos melhorar os seus processos de captação de alunos.

Forte abraço.

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.