Ter um fluxo de comunicação e acompanhamento dos resultados de forma eficiente, facilita a tomada de decisões, integra as equipes para se dedicarem a projetos e possibilita ter uma administração competitiva.

Um dos principais elementos são os relatórios de gestão. Por meio deles, é possível relacionar números, conhecer a situação na qual a sua IES se encontra e planejar as próximas etapas.

Com análise de relatórios você passa a conhecer os pontos fracos e fortes da sua IES, os seus candidatos e stakeholders.

Lembrando que não basta apenas ter acesso à informação, mas que também é preciso saber como lidar com os dados para saber enxergar oportunidades e fazer uso eficaz.

Hoje, neste post, falaremos sobre os relatórios gerenciais do Planeta Y e a importância de acompanhá-los!

Relatórios devem ser sempre acompanhados

Ao utilizar a ferramenta Planeta Y, o dia a dia das atividades vão gerando uma série de informações importantes para a gestão e acompanhamento dos resultados.

O capital social da sua instituição, a evolução no funil de captação, métricas de sac, eficiência produtiva, etc. A Planeta Y traz estas informações com dados relevantes para a definição de estratégias futuras na sua IES.

Com a nova atualização do planeta Y, os relatórios gerenciais podem ser acompanhados de maneira prática e com periodicidade.

Acompanhar as informações dos relatórios são necessárias para que o gestor pratique um monitoramento preditivo. Ou seja, tome as melhores decisões baseando-se nos dados apresentados.

Entendendo o relatório gerencial PY

 

  • Capital social

O Capital Social de uma Instituição de Ensino é o valor criado por meio das interações via redes sociais. Esse conceito está diretamente ligado com as citações positivas e negativas relacionadas à sua instituição.

Ao fazermos uma análise do Capital Social da marca, será possível compreender o nível de satisfação do cliente e como sua marca é percebida nas mídias sociais perante ao público.

Ao utilizar o conceito de Capital Social em seus relatórios, você poderá comprovar o quanto as estratégias de marketing (não só digital!) estão impactando na reputação da sua marca e, dessa forma, analisar a eficácia delas.

  • Métricas de SAC 3.0

SAC 3.0 é o conceito de atendimento voltado à experiência do cliente, este que se tornou mais exigente, informado e conectado socialmente.

Realizar atendimento de SAC 3.0 é entender as necessidades do cliente, estreitar relação entre marca e consumidor.

Seu público tem amplo acesso às informações, além de ser ativo, possui o poder de impactar positivamente ou negativamente a reputação da sua instituição.

Com os relatórios de SAC 3.0, você poderá analisar como está o relacionamento da sua instituição com os alunos, quais são os setores que possuem maior tipo de atendimento nas mídias sociais e quais são os assuntos mais recorrentes nos atendimentos.

Com os dados de SAC 3.0, você consegue mensurar quais são os setores e assuntos que precisam de mais atenção dentro da IES. Após identificar os fatores determinantes para as possíveis desistências, a IES deve pensar em estratégias para conquistar o engajamento desses alunos

  • Métricas de captação

Ser notado pelo seu público é desafiador, por isso deve-se pensar em como fazer a gestão da sua marca. Entender como o público vê a sua instituição de ensino é essencial para captação de alunos nas mídias sociais.

Realizar captação de alunos é além de criar campanhas onlines para o vestibular, a comunicação com seu candidato deve ser realizada durante todo o ano.

Após o candidato ser impactado por suas campanhas de captação, é muito provável que ele entre em contato via mídias sociais, afinal, foi ali que você iniciou uma conversa com ele.  

É preciso manter o relacionamento com esse candidato para que ele tenha suas dúvidas e objeções sanadas. Monte uma estrutura de atendimento de captação, sendo: – Humanização – Eficiência – Chamada para ação.  

Após realizar a gestão da sua marca, o relacionamento e acompanhamento com seu candidato, é preciso mensurar os resultados, e é isto que a Planeta Y traz no relatório de captação.

Todas as informações sobre seu funil de captação chega de maneira objetiva para que você e sua equipe de marketing trabalhem em.cada fase do funil. Além de que você consegue comprovar quantas matrículas foram geradas através das mídias sociais.

Gestão dos resultados

Conquistar o máximo de controle dos processos é um dos desafios de qualquer gestor. Afinal, é por meio de uma manutenção segura que ele consegue, por exemplo, delegar as tarefas corretamente e melhorar os pontos de fraqueza.

Porém, nesses casos, a precisão só acontece graças às informações corretas dos relatórios, permitindo que o gestor mantenha uma padronização de todos os processos da instituição.

O PY entrega informações valiosas através dos relatórios gerenciais, para planejamento e execução de ações de captação, retenção e recomendações que devem ser apresentadas nas reuniões junto às diretorias para melhoria dos serviços educacionais prestados aos alunos, candidatos e sociedade.

Quer conhecer outras informações relevantes para apresentar resultados nas redes sociais aos seus gestores? Fale com um especialista. 

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.