cólica de bebê
Maternidade

Cólica de bebê: 04 massagens para aliviar os sintomas

Simples de praticar, por qualquer pessoa e a qualquer hora do dia, é assim que ajuda a prevenir a tão temida e dolorosa cólica de bebê através da massagem.

Há muitos recém-nascidos que sofrem de cólicas nos primeiros meses de vida. Embora estes não comprometam de forma alguma o estado de saúde da criança nem sejam responsáveis ​​pelo não crescimento, representaram para os pequenos desafortunados uma verdadeira tortura. Na maioria das vezes responsável pelo choro desesperado e inconsolável.

Não há tratamentos específicos para cólica de bebê. Tampouco há evidência de que uma dieta sem este ou aquele alimento por parte da nutriz seja eficaz para afastá-los (caso contrário, não se explicaria por que os bebês alimentados com mamadeira também são afetados).

Uma ajuda, no entanto, parece vir da massagem. O que, se praticado como medida preventiva, seguindo exercícios específicos, é útil para preveni-los, facilitando o trânsito intestinal e a passagem de ar do intestino do recém-nascido.

SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS PARA CÓLICA DE BEBÊ

Como aliviar a cólica de bebês

  • 6 vezes a roda

Começando logo acima do umbigo, com as mãos abertas e os dedos juntos, massageie seis vezes de cima para baixo alternando as duas mãos.

  • 3 vezes as pernas flexionadas no abdômen

Dobre as pernas do bebê, joelhos juntos, em direção ao abdômen. Aplique uma leve pressão. Solte após 3 segundos.

  • 6 vezes a massagem Sol e Lua

Começando com a mão esquerda, a partir das nove horas considerando o umbigo o centro do relógio, faça uma massagem circular da esquerda para a direita. Quando a mão esquerda atingir às cinco horas, faça um semicírculo com a mão direita (o ‘U’ invertido) sempre da esquerda para a direita das nove às cinco horas. Repita 6 vezes.

  • Posição da perna flor de lótus

Um clássico contra a cólica de bebê: cruze as pernas do bebê sobre o abdômen reproduzindo a posição assumida dentro do útero da mãe e balance a pélvis alternadamente para a esquerda e para a direita.

QUANDO DEVE SER REALIZADA A MASSAGEM

Nunca faça a massagem durante a fase aguda da cólica, pois existe o risco de agravamento da situação. Em vez disso, quando o bebê está bem e calmo, você pode praticar a massagem a qualquer momento, mesmo a cada troca de fralda.

Alguns conselhos sobre cólica de bebê:

Unte as mãos, esfregando-as para aquecê-las, com óleo de amêndoa (ou oliva) antes de começar a massagear o bebê como faria em qualquer massagem. Procure sempre o olhar dele para estabelecer contato. Transformando a massagem em um verdadeiro ritual que facilita o conhecimento e o respeito mútuo.

Em caso de obstipação e como apoio adicional à massagem, massageie as nádegas com as mãos em sentido circular e/ou ao redor do esfíncter anal.

Então, mamãe… esperamos que uma dessas massagens seja suficiente pra ajudar e aliviar as cólicas do seu bebê! Conta pra gente quais funcionaram por aí!

→ Saiba como fazer a transição do berço para a cama com seu filho!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.