lenço umedecido
Maternidade

Posso usar lenço umedecido no recém-nascido?

Será que podemos utilizar lenço umedecido em recém-nascido? Descubra agora!

Desde o início da gravidez, os papais já começam com os preparativos do enxoval para o bebê, desde móveis e preparação do quarto, até as roupinhas, meias, fraldas e os lencinhos. Quando o bebê nasce, é comum escutar “N” conselhos sobre como cuidar do bebê, como realizar o banho, o cuidado com o coto umbilical e a limpeza durante a troca de fraldas. É comum o uso de lencinhos umedecidos para a higiene do bebê nas trocas de fraldas, mas será que ele é seguro?

A pele do bebê é extremamente delicada e propensa a assaduras e ressecamento. O lenço umedecido é algo prático, e de fácil limpeza da pele do bebê. Alguns possuem fragrâncias, toque aveludado, e até hidratantes que duram horas na pele do bebê. Porém, é importante a compra de lenços umedecidos que sejam testados dermatologicamente contra alergias, e seja sem álcool para não agredir a pele do bebê.

O ideal do lencinho umedecido é que seja usado apenas na região genital e onde a fralda entra em contato. Não é recomendado o uso dos lencinhos umedecidos em mãos, pois o bebê coloca as mãos na boca, entrando em contato com o produto do lencinho, e nem para limpar o rosto, por ser uma área sensível.

Os lenços umedecidos podem ser usados desde o nascimento, sendo produzidos no mercado diversas marcas e modelos para cada idade. É importante escolher um lencinho de qualidade para o seu bebê, usando marcas conhecidas e com feedback positivo, pois o barato e desconhecido pode causar alergias, e acabar sendo um mal investimento.

Alergia a lenço umedecido?

lenço umedecido
Lenço umedecido para recém-nascido

Caso haja irritação local pelo lenço umedecido, deve-se suspender o uso, lavar a área com água e sabonete neutro e observar. Em caso de continuação da irritação, procurar o pediatra levando consigo a embalagem do produto.

Água quente e algodão também é uma boa opção para limpeza, porém não deve ser descartado o banho diário em seu bebê. Lembrando que a higiene íntima deve ser realizada a toda troca de fraldas, mesmo que seja apenas urina, pois o acúmulo de bactérias pode causar infecções.

Lavar a região íntima do bebê com água e sabonete neutro para bebês também é uma boa forma de higiene caso esteja fácil o acesso. Os lencinhos devem ser usados com maior frequência quando estiver fora de casa, sem o acesso a água e sabonete ou algodão com água.

Os papais podem optar pelo uso da água quente e algodão estando em casa, e o uso dos lenços umedecidos fora de casa, por conta da praticidade, oferecendo sempre que possível a limpeza com água e sabonete neutro. É importante também a limpeza correta da região genital, para evitar infecções.

→ Saiba quais vacinas o seu bebê precisa tomar!

Deve ser realizada a higiene das mãos antes e após o procedimento da troca de fraldas (utilize fraldas que segurem bem o xixi), ou uso de álcool gel caso não possa lavar as mãos, e realizar a higiene da frente para trás na região genital, para evitar que as bactérias das fezes sejam levadas para a vagina ou pênis do bebê. 

E aí, gostou dessas dicas? Agora você pode usar lenço umedecido com mais tranquilidade!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.