golfar do bebê
Maternidade

GOLFAR DO BEBÊ: DICAS PARA AMENIZAR OS SINTOMAS

Quando sai uma pequena quantidade de leite pela boca do bebê após a mamada, é caracterizado como golfar, e isso acontece sem que o mesmo precise fazer algum esforço. Este é um momento muito comum nos bebês quando recém-nascidos e permanece até cerca dos seus 6 ou 7 meses de vida, mas pode ser desconfortável para o bebê e também para os pais, pois na maioria das vezes o bebê pode chorar depois do ocorrido. 

Separamos algumas dicas importantes para diminuir o golfar do bebê, como por exemplo: 

  • Impedir que o bebê engula muito ar enquanto está mamando; 
  • Colocar o bebê para arrotar sempre, durante e depois da mamada;
  • Não vestir o bebê com fraldas e roupas muito apertadas;
  • Evitar movimentos bruscos com o bebê depois da mamada;
  • Deitar o bebê apenas depois de 30 minutos após a mamada;
  • Bebês que não se alimentam do leite materno podem tomar uma fórmula específica contra do refluxo, como por exemplo Aptamil AR, Nan AR ou Enfamil Ar Premium. 

Para ajudar em relação à quantidade de ar engolido pelo bebê, a mãe pode adotar uma técnica correta de amamentação, ou em casos de bebê que já usam a mamadeira, a posição correta de mamar na mamadeira, e para isso, é indicado que o bico seja mantido sempre cheio de leite.

→ Como evitar que o bebê engasgue!

Além do que já foi mencionado, caso haja necessidade de deitar o bebê depois de arrotar, é importante que coloque uma almofada debaixo do colchão, e não por baixo da cabeça do bebê, para que essa almofada eleve a cabeça do bebê e depois disso coloque-o deitado de lado. 

Existe também uma outra possibilidade que é colocar um calço de 5 a 10 cm de altura na parte da cabeceira do berço, onde se formará um ângulo de 30 graus, e manterá a cabeça sempre um pouco mais elevada que os pés. 

Nos casos onde os golfos são muito frequentes, e mesmo seguindo todas as dicas não estiver sendo o suficiente, é indispensável um acompanhamento com um pediatra, pois o mesmo poderá recomendar o uso de medicamentos, como por exemplo cisaprida ou domperidona. 

MAS AFINAL, O QUE É GOLFAR E POR QUÊ OS BEBÊS GOLFAM? 

golfar do bebê
O que é golfar do bebê?

O refluxo denominado como gastroesofágico, mais conhecido como o golfar do bebê, é uma condição normal e que pode afetar todos os bebês quando recém-nascidos. Isso é normal até que o bebê chegue aos 6 à 7 meses de vida, que é a época em que se inicia a introdução alimentar, onde o bebê passa a se alimentar de comidas mais pastosas que o próprio leite materno, e também em posição mais ereta, pois já consegue ficar sentado, na maioria das vezes. 

Cada caso será um caso, assim como cada bebê é um bebê. Por isso, é de extrema importância que seja verificado e acompanhado de perto os seus comportamentos, e até mesmo os momentos em que golfar.

Siga as instruções dadas acima, e se mesmo assim persistir, comunique o pediatra responsável e fique sempre atento. 

→ Massagens para aliviar cólica de bebê: aprenda!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.