Quanto mais organizado e automatizado for o atendimento de alunos e de candidatos em uma IES, maiores serão as taxas de captação e de retenção da instituição.

Dentre as práticas do mercado digital, existe uma que merece grande destaque: o monitoramento de mídias sociais. Acreditamos que este monitoramento é um grande aliado para que você tenha uma visão geral do seu posicionamento diante do seu público e dos concorrentes, entendendo, assim, como a sua instituição é percebida no mercado.

Através das análises dos dados e das informações obtidas com uma atividade de monitoramento bem desempenhada pela equipe de marketing, você pode potencializar ações que garantam o retorno sobre o investimento feito, aproveitando as oportunidades de captação identificadas e comprovando, por fim, o número de alunos matriculados que vieram dos relacionamentos trabalhados nas mídias sociais.

Hoje, iremos falar sobre a integração do Planeta Y com o CRM Educacional – um sistema de CRM desenvolvido exclusivamente para o mercado educacional. Neste artigo, apontaremos para você as principais características das duas ferramentas e as vantagens que a integração nativa entre elas pode proporcionar para uma IES. Vamos lá?

A ferramenta Planeta Y

O Planeta Y é a única ferramenta de monitoramento de marca voltada apenas para o mercado educacional, que visa alcançar níveis de excelência na gestão da reputação nas mídias sociais. Além de ser capaz de ajudar a instituição de ensino a obter o máximo de resultados usando as mídias sociais, afinal monitorar e gerenciar as mídias sociais é apenas o início do trabalho que a solução PY pode realizar.

Todos os nossos movimentos e esforços são direcionados exclusivamente para Instituição de Ensino, com evoluções que permeiam os principais processos de uma IES – como captação de alunos e SAC 3.0.

Nossa experiência de mercado e contato direto com os clientes nos possibilitam ter um conhecimento profundo das necessidades e expectativas do mercado educacional.

O Planeta Y transforma engajamento em captação e retenção de alunos, através de algumas expertises:

Branding

A reputação de uma marca deve ser um dos mais valiosos bens de uma Instituição. É um processo de construção da percepção do consumidor conectado ao VALOR de sua Instituição de Ensino.

Ser capaz de avaliar sua estratégia de conteúdo e os seus resultados em audiência, alcance, engajamento e entrega de valor para alunos (retenção) e candidatos (captação) contribui para melhorar a reputação de marca da Instituição. E isso é o começo do relacionamento, pois você se torna relevante junto ao seu público.

Captação e Social Selling

Identificar oportunidade de captação, manter relacionamento com potenciais candidatos e convertê-los em matrícula é uma das exclusividades do PY e da metodologia.

Nossa plataforma conta com: relacionamento agendado, etapas do funil social, landing pages, relatório de conversão de matrículas, entre outras funcionalidades. Se fazendo valer da metodologia exclusiva da PY, sua equipe de mídias sociais irá muito além dos likes, compartilhamentos e coraçõezinhos.

SAC e Retenção

Assim como a maior parte dos seus candidatos, seus alunos são nativos digitais. A instituição de ensino precisa estar preparada para o atendimento de dúvidas, reclamações e gestão de crises que acontecem nas mídias sociais, canal preferido por este público.

O sistema PY permite atualizar cadastro do aluno para rematrícula, identificar crises por setores e por cursos, classificar e compartilhar o atendimento com outros departamentos da instituição, além de gerar valiosos relatórios.

Inteligência de mercado

Conhecer os pontos fracos e fortes da instituição e dos seus concorrentes na visão dos alunos, candidatos e stakeholders. O PY entrega estas informações valiosas através de indicadores de mercado educacional.

Inteligência é fundamental ao marketing para planejamento e execução de ações de captação, retenção, transferência externa e recomendações, que devem ser apresentadas nas reuniões junto às diretorias, para melhoria dos serviços educacionais prestados aos alunos, aos candidatos e à sociedade.

O que é um CRM Educacional

 

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente. Por meio dele, é possível ter controle total da comunicação e relacionamento com todas as pessoas cadastradas na empresa, além de enviar e-mails, fazer ligações e acompanhar propostas comerciais de um jeito mais efetivo.

No caso de um CRM especializado no mercado educacional, os benefícios são muitos para a instituição de ensino. Um deles é a automação de régua de comunicação para conversão de candidatos em alunos matriculados.

Alguma vez já lhe aconteceu de sua equipe de call center entrar em contato com alguém que pensava ser um candidato, sendo que este acabou de realizar sua matrícula? É realmente uma situação desconfortável, que passa a impressão de desorganização na IES.

Com o CRM Educacional, você pode ter esse contato próximo e automatizado com candidatos e construir um excelente marketing de relacionamento, visando aumentar as taxas de conversão em suas campanhas de captação e de retenção de alunos, de forma ágil, organizada e eficaz.

Benefícios da integração do Planeta Y com o sistema do CRM Educacional

 

Para você é importante saber qual o percentual de alunos de Administração que reclama de Infraestrutura? Ou ainda, quais são os professores mais elogiados no curso de Direito?

Apenas uma ferramenta de monitoramento especializada no mercado educacional permite uma integração com o sistema acadêmico da sua Instituição de Ensino.

Essa integração possibilita que você acesse essas e outras informações relevantes para a Instituição.

Com a integração ativada, quando você conquistar, pelo atendimento nas mídias sociais, o e-mail e/ou CPF do candidato, se este mesmo candidato estiver inscrito em algum processo seletivo no CRM Educacional, o Planeta Y atualizará automaticamente seu status do funil de captação.

Assim, você conseguirá se relacionar com seu futuro aluno em diversos canais e no momento certo, potencializando sua campanha de captação.

Esse recurso garante agilidade para o analista que conduzirá o atendimento comercial nas mídias sociais, pois ele poderá ser mais objetivo e utilizar melhores argumentos de contorno de objeção, já que o terá na própria tela o status real daquele candidato.

Por meio da integração do Planeta Y com o CRM, os processos internos de SAC e de Captação nas mídias sociais poderão ser realizados com muito mais eficácia.

Ao direcionar uma citação do Planeta Y para o CRM, ela entrará na régua de relacionamento, permitindo que você inicie um trabalho automatizado para que ele avance nas etapas do seu funil de vendas.

E então? Ficou mais convencido(a) de que um sistema integrado é a melhor solução para aumentar as taxas de conversão em sua IES? Você ainda não viu nada, temos muitos mais benefícios para lhe apresentar. Leia mais sobre os benefícios da ferramenta Planeta Y  e também sobre os benefícios da ferramenta CRM Educacional.

 

Morais Equipe Planeta Y: