Você já deve ter percebido que grande parte de seus candidatos e alunos utilizam o Instagram, seja para compartilhar uma foto de um bebedouro quebrado, para registrar uma festa promovida pelo diretório acadêmico ou a sua rotina de estudo.

Segundo dados da própria plataforma, no Brasil, o Instagram tem crescido exponencialmente e chega em 2018 na casa de 50 milhões de usuários ativos (800 milhões em todo o mundo) 46% desses usuários são jovens de 13 a 25 anos. Isso significa mais de 20 milhões de potenciais candidatos que a sua Instituição pode alcançar.

A rede brasileira é a segunda maior do mundo perdendo apenas para os EUA, por isso, mais do que nunca, merece atenção da sua instituição de ensino, para utilizar o Instagram em sua estratégia de captação.

Instagram para instituição de ensino

Quando uma instituição de ensino decide utilizar as mídias sociais, principalmente o Instagram, o mais comum é criar um perfil pessoal nessa rede social e fazer as postagens de seus cursos e serviços.

Porém, esse tipo de perfil é bem limitado. Utilizando o perfil pessoal, sua instituição de ensino não terá acesso aos dados de performance dos posts ou conseguirá inserir dados da instituição, como endereço e o link do site da instituição.

A partir do ano de 2016, o Instagram passou a disponibilizar o “perfil comercial”, para as empresas e instituições de ensino, uma versão turbinada que permite acesso às informações relevantes, como dados de engajamento dos posts e botão para contato direto no perfil.

Será que vale a pena mudar um perfil pessoal para um perfil comercial no Instagram? Confira abaixo os benefícios para a sua IES.

Benefícios do perfil comercial do Instagram

1) Adicionar informações sobre sua empresa

Com o perfil comercial, você conseguirá adicionar as informações de contato da sua Instituição de ensino, como o e-mail, o telefone e o endereço físico. A partir do momento que você inserir esses dados no perfil da sua IES, será possível criar botões de ação: contato, como chegar, ligar ou enviar um e-mail.

Observação: o Instagram só permite inserir um endereço e e-mail por perfil. Se sua IES tem mais de uma unidade, é necessário escolher um endereço principal para colocar no seu perfil.

2) Acesso aos dados do Insights dos posts

Depois de converter o Instagram da sua IES em um perfil comercial, você terá acesso ao Instagram insights, onde você conseguirá conhecer melhor seus seguidores através dos relatórios com dados sobre gênero, idade e localização.

Outras métricas que sua instituição terá acesso com o perfil comercial são: alcance, impressões, atividades do seguidor, visualizações do vídeo, cliques no link para seu site, quantos perfis salvaram seu post, métricas do Stories.

Com essas informações, sua instituição conseguirá se sobressair dos concorrentes, se antecipar às tendências do mercado e inovar.

Observação: quando promover um post no Instagram, você conseguirá ver no Insights os dados do post original e da versão que foi promovida. Esses dados somente estarão disponíveis no seu perfil após a mudança para o “perfil comercial” e somente para as postagens feitas após a alteração.

3) Adicionar botão de ação nos posts

Com um perfil comercial, as instituições de ensino poderão escolher como deseja que seus alunos e candidatos entrem em contato: chamada, mensagem de texto ou e-mail e localização.

Além disso, o Instagram liberou a utilização de botão em posts, para que as pessoas possam saber mais sobre o conteúdo, onde você poderá direcionar para uma página do site da instituição ou para o formulário de inscrição do processo seletivo.

Monitoramento do Instagram na Planeta Y

Na Planeta Y, uma vez que você faz a integração com a ferramenta, as citações, interações nos posts e as hashtags cadastradas pela IES são capturadas, higienizadas, classificadas por sentimentos e indicadores de mercado educacional.

Através da ferramenta, você e sua equipe de marketing podem programar a publicação de posts e responder às interações feitas por alunos e candidatos, nos comentários dos posts e no inbox do perfil da Instituição de ensino.

Métricas do Instagram no Planeta Y

Assim como nos relatórios de “Métricas de Facebook”, nos relatórios “Métricas de Instagram”, você terá acesso aos dados de alcance e engajamento de seus posts, além dos relatórios exclusivos Planeta Y, que cruzam os indicadores do mercado educacional (IDM) com as métricas dos posts do Instagram.

O que isso significa?

Com os relatórios exclusivos da Planeta Y, que cruzam as métricas dos posts do Instagram com os indicadores do mercado educacional, você e sua equipe conseguirão, através dos IDMs, definir melhor sua estratégia de conteúdo para posts no Instagram e medir quais foram os resultados de suas postagens nessa mídia social na sua estratégia global de captação e de retenção.

Morais Equipe Planeta Y: