No nosso cotidiano encontramos diversos materiais abordando estratégias e táticas de marketing que podem nos ajudar a reunir conhecimentos sobre o mercado educacional.

Hoje vamos falar sobre como o marketing de relacionamento pode ser usado na sua IES para fidelização e retenção de alunos.

Sabemos que a evasão é um fator preocupante para todos os gestores e estes já reconhecem a importância de se reter alunos nas IES; porém, que tipo de estratégia está sendo utilizada?

O nosso objetivo é falar um pouco mais sobre 3 linhas de estratégias com as melhores práticas para sua realidade profissional dentro da instituição: experiência, tecnologia e equipe.

 MARKETING-DE-RELACIONAMENTO-COMO-ESTRATÉGIA-PARA-SUA-IES

 

Marketing de relacionamento

Através do marketing de relacionamento, temos a possibilidade de identificar expectativas e percepções dos candidatos e dos alunos em relação à qualidade dos serviços prestados pela Instituição.

Sendo assim, as ações de relacionamento com estes públicos devem ser construídas baseadas em estratégias que tenham o objetivo não apenas de converter candidatos em matrículas, mas, também, de promover a permanência dos alunos na IES.

Inicialmente, é preciso ter como premissa o fato de que para se criar relacionamento com o público alvo é necessário envolver todos os elementos participantes do processo, tais como: corpo docente, colaboradores administrativos, equipes de comercial, de marketing e de comunicação nas mídias sociais, além da comunidade local.

Em decorrência disso, podemos criar estratégias para corrigir ou para aperfeiçoar os processos dentro da IES, que possam influenciar na busca pela excelência.

Vale lembrar que, um bom relacionamento com os candidatos e com os alunos gera “clientes leais” que passam a preferir estudar na sua IES ao invés de troca-lá, além de defendê-la de críticas e se tornam promotores da instituição.

Além de tudo isso, o relacionamento como estratégia de marketing pode conferir às IES a vantagem competitiva, gerando valor e diferencial de mercado.

3 Estratégias a serem utilizadas:  

1- Experiência

O marketing de relacionamento tem como principio conhecer o cliente e identificar suas necessidades, para atendê-lo de maneira assertiva. Sendo assim, exige monitoramento constante das interações entre os seus alunos e os diversos canais de relacionamento da IES.

Esse acompanhamento dos canais off-line não é mais importante do que as interações online, por isso, invista também no monitoramento das interações nas mídias sociais. A dica aqui é: escutar, buscar entender suas necessidades, responder em tempo hábil, personalizando ao máximo a experiência de cada estudante.

Assim, você coletará dados sobre o percurso do aluno, identificando o que falam de você para você e para o mundo.

Realizando monitoramento e mensuração, saberão quais são as áreas onde ocorrem maiores taxas de desistência e quais experiências são mais bem-sucedidas entre os alunos.

2- Tecnologia

Só pequenas empresas têm um relacionamento mais próximo como seus clientes?

Não, isso é passado!

Independente do porte de sua Instituição de ensino, existem tecnologias para aproximar você de seus alunos.

Não é à toa que as IES estão investindo em sistemas de monitoramento de mídias digitais CRM, para criar um atendimento cada vez mais personalizado.

Estratégia de relacionamento é uma das principais ações de marketing estratégico adotada por IES de todos os portes com objetivo de captar e reter estudantes.

Ferramentas de monitoramento e relacionamento especializadas no mercado educacional; tais como o PLANETAY e a CRM EDUCACIONAL, possibilitam a criação de banco de dados dos estudantes, além de histórico de relacionamento, ficando muito mais fácil, rápida e personalizada a comunicação.

Dessa forma, associar marketing de relacionamento com marketing digital é a chave para ouvir melhor os alunos e entendê-los de forma organizada, rápida e personalizada.

3- Equipe

Identificar e solucionar os problemas e as necessidades dos clientes deve ser o principal objetivo não apenas da equipe de marketing, mas também de toda a IES.

Com toda instituição focada neste sentido, cria-se um ambiente onde os estudantes possam se sentir acolhidos e motivados a persistir, criando relacionamento e consecutivamente fidelização e retenção.

Para que os alunos voltem ao ciclo de identificação e reconhecimento da IES e as estratégias de marketing de relacionamento deem certo, é importante contar com uma equipe de marketing treinada para atender aos estudantes de uma maneira personalizada.

Por mais que sua IES invista em tecnologias de monitoramento e de relacionamento automatizado através de CRM especializados, é importante definir processos que se adéquam ao cliente.

Coloque em pratica as 3 estratégias para fidelizar e reter os alunos de sua IES!

Conte-nos o que achou desse artigo e se deseja receber mais novidades para melhorar o desempenho de sua IES.

 

 

 

 

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