Há pouco mais de um ano, no dia 12 de setembro de 2013, o LinkedIn divulgava o lançamento de suas páginas institucionais exclusivas para universidades.

A ideia inicial dessa rede social não era apenas expandir seu público e número de usuários para estudantes e universitários, mas também permitir que seus usuários pudessem pesquisar e avaliar as universidades que estudaram ou que pretendem estudar.

Havia ainda um outro propósito: dar a oportunidade aos estudantes de manterem algum tipo de vínculo com as faculdades e colégios que eles frequentaram ao longo da vida.

A plataforma permite que sua Instituição de Ensino se conecte com seus alunos, ex-alunos, funcionários e interessados, e ainda possibilita a criação de comunidades e grupos de discussão entre os públicos. As novas funcionalidades do LinkedIn para Universidades podem ser consideradas uma grande oportunidade para divulgar e fortalecer a imagem e os conteúdos da sua IES.

É importante ressaltar que o LinkedIn é uma rede social ligada diretamente ao indicador de empregabilidade, e faz parte de sua natureza a utilização de conversas mais longas e formais, diferente das informalidades encontradas do Facebook e do limite de caracteres do Twitter.

Por essa razão, é muito importante que a sua IES inclua o LinkedIn em seu acervo de mídias digitais e trace estratégias específicas para esse ambiente. Se você ainda não criou uma página institucional nessa rede social, não perca tempo: crie agora mesmo e compartilhe com toda a sua comunidade acadêmica.

Falaremos a seguir um pouco mais sobre os diferenciais dessa página exclusiva do LinkedIn para Universidades e os motivos para você considerar a inclusão dessa rede social em sua estratégia digital.

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6 motivos para incluir o LinkedIn para Universidades em sua estratégia digital

1. Consolide a credibilidade de sua marca educacional

O LinkedIn para Universidades permite a criação de páginas próprias e institucionais com as principais informações da instituição de ensino, como localização, telefone de contato, site e outros. Você pode, também, incluir dados e estatísticas de ex-alunos que têm perfil no LinkedIn.

Essas informações poderão não apenas fortalecer a sua marca, como também ajudar os usuários interessados em estudar na sua Instituição a se decidirem. Esses alunos com interesse em sua IES conseguem também entrar em contato diretamente com os ex-alunos da sua IES, e assim esclarecer suas dúvidas sobre a sua universidade.

Crie sua página no LinkedIn e compartilhe com toda sua comunidade acadêmica, pois quanto mais pessoas avaliarem a sua IES e contarem para todos que estudaram ou trabalharam na sua Universidade mais forte ficará a sua marca educacional nas redes sociais.

2. Aumente o número de aluno interessados na sua IES

Qual é o melhor momento para iniciar uma conversa com um futuro aluno? Seria no momento em que ele já saiu do colégio e está procurando por uma universidade para prestar vestibular? Ou enquanto ele ainda frequenta o colégio mas já está buscando informações e avaliando as alternativas de qual universidade ou curso ele gostaria de estudar?

De acordo com Christina Allen, diretora e gerente de projetos do LinkedIn, “As páginas do LinkedIn para Universidades serão especialmente valiosas para os estudantes que fazem sua primeira grande decisão, sobre onde vão para a faculdade.”

Ou seja, um dos principais objetivos da página institucional do LinkedIn para Universidades é estar presente nas principais etapas do processo de tomada de decisão de compra do futuro aluno: na descoberta da necessidade, na busca de informações, na avaliação das alternativas, e até mesmo no pós-compra.

Vale lembrar que esse processo de tomada de decisão de compra foi desenvolvido por Phillip Kotler, e tem sido o mais indicado para processos de tomada de decisão compra mais complexos, como no caso do Ensino Superior.

Utilizando o LinkedIn para Universidades você poderá identificar mais alunos interessados em sua IES, conseguirá direcioná-los para obterem mais informações em seu site ou até mesmo oferecer a eles uma visita ao seu campus.

Leia também: 03 passos para aumentar o número de matrículas da sua IES via mídias sociais

3. Crie conteúdo de qualidade e seja referência

Divulgue as informações mais relevantes para os seus futuros alunos te encontrarem. Só assim eles poderão incluir a sua universidade em sua lista de considerações.

Pesquise sobre os assuntos que mais interessam o seu público e crie grupos de discussões exclusivos para eles, onde eles poderão expor suas dúvidas e conhecer pessoas que possuem os mesmo questionamentos. Aproveite oportunidades como essas para iniciar um diálogo com seus futuros alunos.

Lembre-se: as perguntas realizadas por esse público podem ser as mesmas de outros alunos interessados na sua IES. Respondendo uma pergunta você estará mostrando para vários alunos e interessados em sua IES os valores e princípios da sua Universidade.

Leia também – Como produzir conteúdo para mídias sociais utilizando os indicadores do mercado educacional

4. Reaproxime-se dos seus ex-alunos

No momento em que o aluno se forma e acaba deixando de frequentar a sua Universidade, fica cada vez mais difícil manter o contato com ele, não é mesmo? Com a página do LinkedIn para Universidades você pode se conectar novamente com esse aluno.

Nela você poderá não apenas listá-lo como um ex-aluno, como também compartilhar com outros alunos onde ele trabalha, como ele se comportou enquanto universitário e ainda incentivá-lo a deixar um depoimento ou recomendar a sua IES.

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Uma funcionalidade muito interessante do LinkedIn para Universidades é a página de ex-alunos notáveis. Nela você pode destacar aqueles alunos que foram realmente relevantes para a história da sua IES. Aqueles que se destacaram em seus estudos e agora estão se destacando no mercado de trabalho, por exemplo.

Ao adicionar alunos na página de ex-alunos notáveis eles saberão o quanto foram importantes para a história da sua IES, pois são notificados por e-mail e, assim, provavelmente sentirão vontade de retribuir a recomendação, deixando um depoimento ou até mesmo recomendando a sua instituição para outras pessoas.

Além disso, ao manter contato com os ex-alunos você poderá convidá-los para campanhas (por meio de depoimentos) ou ainda montar um banco de dados para trabalhar a educação continuada, ou seja, ofertar para esses ex-alunos cursos de extensão, de pós-graduação, mestrado ou doutorado de acordo com o perfil de cada um deles.

5. Utilize seu aluno a seu favor

O corpo de alunos da sua Universidade é o elemento mais valioso que você possui. Use-o a seu favor!

Grande parte dos seus alunos participam de programas culturais, intercâmbios e estágios e desejam compartilhar isso com outras pessoas, amigos, familiares, e até mesmo com empresas que elas desejam trabalhar um dia. Peça sua comunidade acadêmica para compartilhar suas impressões sobre a sua IES, sobre os programais culturais, intercâmbios e estágios que ela oferece.

Incentive que eles contem porque escolheram estudar na sua IES e não em outra. Como já afirmamos outras vezes, as pessoas confiam muito mais na opinião de amigos – e até de desconhecidos – do que em propagandas das marcas e conteúdos de seus portais.

Seja a ponte entre a comunicação de seus alunos e ex-alunos com os alunos interessados em sua IES. Sem dúvida a troca de informações entre eles será muito mais assertiva quanto aos questionamentos de seus prospects.

6. Destaque as áreas de conhecimento da sua Universidade

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Se a sua Universidade já é reconhecida por causa de determinado curso ou área de conhecimento, destaque essas informações em sua página do LinkedIn para Universidades.

Essas informações ajudarão o seu prospect a perceber que a sua Universidade é, realmente, a ideal para ele. Aproveite para compartilhar, também, os programas culturais, os intercâmbios e as empresas parceiras de estágios para ajudar a mostrar aos seus interessados que você possui excelentes recursos para uma aprendizagem de qualidade.

Imagine que seu prospect descubra que grande parte dos seus alunos possuem conhecimentos avançados em um determinada área. Provavelmente ele vai procurar mais informações sobre a sua Universidade.

Afinal, escolher a carreira é tão importante quanto escolher em qual Universidade estudar para iniciar sua profissão, não é mesmo? Trabalhe mais e melhor o indicador Empregabilidade na sua Instituição de Ensino com a página do LinkedIn para Universidades.

Se deseja aprender como captar alunos pelas mídias sociais, te indico nosso e-book – Super manual de Captação – Como captar alunos utilizando as redes sociais.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.