Para ter resultados consistentes com o uso das mídias sociais, é preciso, além de traçar um plano de marketing com os objetivos e os caminhos para atingi-los, estabelecer as diretrizes para a gestão e monitoramento dessas mídias.

Um dos maiores desafios na hora de definir essas diretrizes é escolher quais serão as métricas e indicadores que orientarão a gestão e a análise dos resultados obtidos. Afinal, curtidas e seguidores não são os melhores indicadores a serem utilizados na hora de analisar como está o relacionamento da IES com o candidatos e alunos, não é mesmo?

Diante desse desafio de mensurar e gerenciar as mídias sociais da IES, falaremos hoje sobre os indicadores do mercado educacional.

Esses indicadores ajudarão você e sua equipe a organizar o planejamento de mídias sociais e assim gerar resultados relevantes para sua estratégia de captação, retenção e branding institucional.

Indicadores do mercado educacional

00-icone-idm-todos

Os indicadores do mercado educacional, ou IDMs, desenvolvidos pelo Planeta Y foram inspirados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC, que possui uma série de critérios para analisar as instituições de ensino, os cursos e o desempenho dos estudantes.

Os indicadores do mercado educacional, quando inseridos no contexto de mídias sociais, ajudam as equipes de marketing de instituições de ensino a diagnosticar, de maneira mais completa, como a IES é percebida pela comunidade acadêmica (alunos, candidatos, colaboradores e sociedade).

Neste texto, iremos falar sobre os 5 primeiros indicadores do mercado educacional do Planeta Y: Captação, Empregabilidade, Localização, Atuação Ética e Corpo Docente

01-icone-idm-captacao

Captação

Sua instituição de ensino está gerando, identificando e convertendo todas as oportunidades de captação de novos alunos nas mídias sociais?

A geração Y busca nas mídias sociais opiniões e indicações de amigos sobre qual é o melhor curso, qual carreira seguir ou onde deve estudar. Pesquisam por informações nos perfis das instituições de ensino e esperam ser atendidos nesses canais.

O IDM Captação identifica toda citação de potenciais candidatos que demonstrem interesse em fazer parte da IES. Por meio do uso de uma ferramenta de mídias sociais especializada no segmento educacional, os analistas de mídias sociais poderão, através do relacionamento, transformar essas oportunidades em leads, inscritos e conduzi-los até a matrícula.

Utilizando esse indicador, você conseguirá apresentar aos gestores, o número de oportunidade de novos alunos originadas nas mídias sociais e comprovar a importância de investir em uma estratégia de captação utilizando esses canais digitais. Pense nisso!

02-icone-idm-empregabilidade

Empregabilidade

Quantos alunos declararam nas mídias sociais interesse em vagas de estágio ou que começaram a trabalhar devido a formação da IES?

Quando sua IES conhece profundamente seu público, seus anseios e suas dúvidas, percebe que grande parte dos candidatos e alunos estão procurando mais que um curso: eles estão à procura de uma profissão, uma carreira.

O IDM Empregabilidade indica a percepção das pessoas sobre a capacidade da instituição e dos cursos em impulsionar a carreira de alunos, candidatos e ex-alunos no mercado de trabalho.

A partir da análise deste indicador, sua equipe de mídias sociais poderá identificar, por exemplo, a necessidade de, juntamente com o setor de estágio e empregabilidade, ampliar a divulgação de oportunidades de empregos e vagas de estágios à alunos da IES.

Além disso, o IDM Empregabilidade poderá ajudar os gestores de marketing a embasar para a diretoria a importância de se investir em parcerias com empresas da região. Essas parcerias irão criar oportunidades de estágios remunerados para alunos e estimular a busca dessas empresas por ex-alunos e formandos para as vagas de empregos.

Essas iniciativas impactam na percepção sobre o IDM Empregabilidade da sua IES, influenciando na decisão dos futuros alunos em se inscrever no seu processo seletivo e fortalecendo a relação com os alunos atuais.

03-icone-idm-localizacao

Localização

Qual é a lembrança que a localização da instituição de ensino gera na mente dos alunos e candidatos?

A localização de uma instituição é um dos fatores essenciais no momento da escolha da universidade. Os seus futuros alunos, ao considerar sua IES, irão avaliar as vias de acesso, as linhas de ônibus e a segurança aos arredores do campus.

O IDM Localização auxilia a IES a identificar as dúvidas e dificuldades de alunos e candidatos sobre as rotas de acesso expressadas dentro das mídias sociais, além de reclamações relacionadas, por exemplo, à segurança do campus, e que podem desencadear crise.

A partir das citações coletadas no IDM Localização, a equipe de marketing das IES poderá preparar posts, tweets e vídeos que contornem essas objeções e reclamações. Quando a instituição responde às perguntas e oferece as informações relevantes pelo qual candidato e aluno buscam, ela conseguirá entregar valor, gerar conexões emocionais e fortalecer o posicionamento (como ela é lembrada) na mente dessas pessoas.

04-icone-idm-atuacaoetica

Atuação ética

A sua instituição participa de causas relacionadas a saúde ou meio ambiente e engaja seu público interno e externo a participar?

O IDM Atuação Ética está relacionado às ações de responsabilidade social promovidas pela IES e às atividades externas desenvolvidas pelos alunos para comunidade, tais como:

  • Semana de saúde para aferição de pressão arterial, teste de glicemia, recomendações nutricionais, promovida pelos cursos da área de saúde;
  • Plantão do IR feito pelo curso de ciências contábeis, para ajudar a comunidade na declaração do imposto de renda e tirar dúvidas sobre impostos e carga tributária para microempresários da região;

Para as IES que possuem clinicas de odontologia, nutrição, fisioterapia com atendimento a comunidade, utilizar o IDM Atuação Ética para avaliar os comentários feitos nas mídias sociais dos alunos, candidatos e sociedade é extremamente importante na gestão de branding institucional.

O IDM Atuação Ética também está relacionado a fatos que ocorrem no dentro do campus, como os trotes violentos, e como a IES se posiciona a respeito.  Sua equipe de marketing poderá utilizar esse indicador para produzir conteúdo para as mídias sociais que trabalhem o posicionamento da IES, construa credibilidade e transmita confiança aos alunos, candidatos e sociedade.

05-icone-idm-corpodocente

Corpo docente

O que seus alunos dizem sobre os professores e coordenadores de curso?

O IDM Corpo Docente é um importante indicador de retenção ou evasão de alunos. Indica a percepção do público interno em relação aos professores, coordenadores, diretores e comunidade acadêmica no geral.

Problemas de atrasos de professores ou não cumprimento da carga horária são fatores identificados no IDM Corpo docente. Estes fatores interferem negativamente na percepção dos alunos sobre a qualidade estimada e a qualidade percebida da sua IES, impactando o resultado da sua estratégia de retenção e renovação de matrículas.

O IDM Corpo Docente também impacta na percepção dos futuros alunos, podendo ser determinante na escolha da sua IES frente a concorrência.

Conclusão

Como dissemos no começo deste texto, definir os indicadores adequados para o monitoramento das mídias sociais da IES é um desafio. Utilizando os indicadores do mercado educacional, a equipe de marketing conseguirá entender onde estão os pontos fortes e fracos da instituição nas mídias sociais, e assim, agir de forma estratégica para ajudar a IES a atingir as metas de captação e retenção de alunos.

Os indicadores do mercado educacional também são fundamentais para nortear a criação de conteúdo para as mídias sociais e estabelecer as linhas editoriais da sua instituição.

Esta é a parte 1 dos Indicadores do mercado educacional para o monitoramento das mídias sociais. Clique aqui para ler a parte 02, onde falaremos sobre os seguintes IDMs – Credenciamento no MEC, Preço, Qualidade de Ensino, Infraestrutura e Relacionamento

Se deseja aprender mais sobre como elaborar e transmitir o conteúdo certo, recomendo a leitura do nosso e-book – Super manual de Captação – Como captar alunos utilizando as redes sociais.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.