Ao iniciar um projeto de marketing, uma nova campanha ou disponibilizar um novo curso temos a necessidade de traçar um plano de marketing, que consiste em definir o objetivo daquele trabalho e, então, estabelecer os caminhos possíveis para alcançá-lo.

Quando iniciamos um projeto de gestão e monitoramento de mídias sociais não é diferente. A partir do momento em que você e sua equipe decidem atuar de forma estratégica nas mídias sociais é preciso estabelecer, de forma clara para todos os envolvidos, qual é o objetivo daquela estratégia e quais são os resultados esperados.

Antes de mais nada, precisamos entender como devemos gerenciar os dados e as informações coletadas nas redes sociais. Afinal, “o que não é medido, não é gerenciado”, não é mesmo? Diante desse desafio de mensurar e gerenciar os dados e as atividades das redes sociais falaremos hoje sobre 10 indicadores educacionais muito relevantes para todas as Instituições de Ensino do Brasil. Esses indicadores ajudarão você e sua equipe a avaliar e gerenciar as informações coletadas nas redes sociais e, assim, apresentar resultados mais assertivos para seus gestores e mantenedores.

O que são indicadores?

Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações. Eles são fundamentais também para determinar o sucesso de projetos, campanhas, cursos e processos seletivos. Os indicadores permitem acompanhar a performance das suas estratégias, o alcance das metas e as necessidades de mudança.

Indicadores são sinais que revelam as particularidades de determinado cenário. Por exemplo, para saber se uma pessoa está doente usamos vários indicadores: febre, dor, desânimo. A variação dos indicadores nos possibilitam constatar mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhor). Além desse tipo de indicador – quantitativo -, existem diferentes outras categorias: qualitativos, financeiros, de performance e muito outros.

10 indicadores do mercado educacional para organizar o seu monitoramento

Indicadores do mercado educacional - ícones Planeta Y

Os indicadores de mercado educacional do Planeta Y foram inspirados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC, que possui uma série de critérios para analisar as instituições de ensino, os cursos e o desempenho dos estudantes.  Quando inseridas no contexto das redes sociais, esses indicadores possibilitam um diagnóstico bem mais completo de como a sua instituição de ensino é percebida pela sua comunidade acadêmica.

Vamos analisar alguns deles:

Captação IDM_captação

Você sabia que existem oportunidades de captação de alunos nas redes sociais que você e sua equipe podem nem estar sabendo? Muitas vezes, os estudantes que buscam por um curso superior pedem indicações de amigos ou buscam informações nas suas redes. Dos indicadores do mercado educacional, o de Captação é um dos mais importantes para a mensuração dos resultados da sua estratégia digital.

Afinal, se o objetivo da sua estratégia é aumentar o número de alunos matriculados, com esse indicador você não apenas consegue identificar essas oportunidades como iniciar um trabalho de conversão dessas oportunidades em leads. E, em seguida, utilizando uma estratégia de conteúdo bem assertiva, fazer com que esse lead caminhe no seu funil de vendas até se tornar um aluno matriculado.

Se você conseguir apresentar para seus gestores o número de oportunidades de captação originadas nas redes sociais, você conseguirá comprovar a importância de investir em uma atuação estratégica usando essas mídias. Pense nisso!

EmpregabilidadeIDM_Empregabilidade

O que seus alunos estão procurando quando buscam uma universidade?

Quando conhecemos profundamente nosso público, seus anseios e suas dúvidas, percebemos que grande parte dos estudantes não estão procurando apenas um curso: eles procuram uma profissão, uma carreira. Conheça mais sobre o processo de decisão de compra do seu aluno e identifique a importância do indicador Empregabilidade para a decisão do interessado.

Seu aluno está a procura de uma profissão, por isso começa a pesquisar por instituições que não apenas ofereçam o curso que ele escolheu estudar mas que, também, tenham relevância no mercado de trabalho e ofereçam oportunidades de estágio durante o curso.

O indicador de Empregabilidade irá mostrar para você e sua equipe se a sua IES é percebida como uma instituição que oferece oportunidades no mercado de trabalho. Esse indicador pode despertar uma necessidade em um maior investimento na área. Ou ainda: maior divulgação das oportunidades de empregos e estágios.

LocalizaçãoIDM_Localização

Ao iniciar a pesquisa sobre qual universidade cursar, o aluno automaticamente cria perguntas que ele gostaria que fossem respondidas pela Instituição que ele pretende estudar. Essas perguntas são, na verdade, particularidades de uma Instituição de Ensino que são percebidas como benefícios – ou não – para os seus alunos.

O indicador Localização é uma particularidade essencial no momento da escolha da universidade. No momento em que o futuro aluno avalia as IES que oferecem o seu curso e têm benefícios que ele considera de grande valor, a Localização pode ser um fator chave para que esse aluno se decida.

Observe os comentários positivos sobre a localização da sua IES  e trabalhe como um ponto forte. Trabalhe melhor as rotas e transportes alternativos em suas campanhas nas redes sociais e auxilie alunos indecisos a escolher a sua IES.

Outra estratégia superrelevante é oferecer aos seus prospects uma visita ao seu campus e incentivar que os mesmo façam check-in com suas impressões sobre a sua IES.

Atuação ÉticaIDM_Atuação-ética

A sua instituição promove ações de responsabilidade social? Participa de causas como saúde, voluntariado, doações e campanhas governamentais em prol da conscientização de doenças graves como câncer e outras?

Convide seus alunos para participarem desses eventos! Fazer com que eles participem de ações como essas melhora a imagem da sua IES nas redes sociais e faz com que mais pessoas sejam impactadas e, consequentemente, se associem a essa causa.

Além disso, o indicador Atuação Ética pode estar relacionado a alguns fatos que ocorrem no seu campus que podem repercutir negativamente para a marca. Por exemplo: trotes violentos. Portanto, esse indicador pode servir como um termômetro da saúde da sua marca. Trabalhar as questões éticas na IES dá credibilidade e transmite confiança aos alunos.

Corpo DocenteIDM_Atuação-ética

O indicador Corpo Docente dá uma dimensão da percepção do público externo em relação ao professores, coordenadores, diretores e comunidade acadêmica no geral.

Muitas vezes, professores qualificados, com mestrado e doutorado, são determinantes na escolha de qual instituição de ensino estudar. Por isso, é de suma importância saber o que o mercado tem a dizer a respeito do seu corpo docente, pois esse indicador poderá ser mote de campanhas, ações da assessoria de imprensa, ou serem trabalhados como conteúdos para as mídias sociais.

Credenciamento no MECIDM_Credenciamento-no_MEC

Sabemos que durante o processo de tomada de decisão do aluno muitos utilizam a nota do credenciamento no MEC ou a nota dos cursos no ENADE como um dos fatores para a escolha da IES. É bastante comum encontrarmos faculdades pautando suas campanhas nessas avaliações.

Mas será que para o público da sua IES esse indicador é determinante na escolha? Será que isso influencia, realmente, na decisão do seu aluno? Por meio desse indicador você descobrirá se sua comunidade fala a respeito dessas avaliações e como sua instituição está sendo percebida.

PreçoIDM_Preço

Qual o posicionamento estratégico da sua IES em relação à preço? Preços altos focados em um público específico? Preços mais acessíveis? Será que esse posicionamento está refletido na percepção das pessoas?

O indicador Preço te mostrará o quanto o valor da mensalidade está impactando na captação de alunos. Com ele é possível mensurar, por exemplo, quantos alunos a IES deixa de matricular por causa do preço. Ou ainda: validar se o posicionamento de preço alto está mesmo atingindo o público correto. Sua estratégia é vencedora?

Qualidade de EnsinoIDM_Qualidade-de-ensino

Esse é um dos mais relevantes indicadores do mercado educacional. É ele que vai mostrar a real imagem da sua IES para o público. Qualidade de ensino sempre foi determinante na escolha de um curso.

Historicamente acompanhamos instituições que fracassaram por não investir na qualidade do ensino. E esse indicador é capaz de mostrar exatamente como a qualidade dos cursos que sua IES oferta é percebida. Com essas informações em mãos, será possível pautar a criação de conteúdos, campanhas, ações de relacionamento com alunos, etc.

InfraestruturaIDM_Infraestrutura

Esse indicador tende a ser o que possui maior número de comentários nas redes sociais. Pois tem relação com o que os alunos lidam no dia a dia: wifi, portal do aluno, estacionamento, limpeza, acesso à IES. Aqui você poderá ter uma série de insights para melhorar o serviços prestado pela sua IES. Se os banheiros da faculdade não estão sendo limpos com frequência, certamente isso se refletirá nas mídias sociais, por meio da postagem de fotos ou comentários. O mesmo ocorre com a falta de estacionamento.

Utilizando os dados desse indicador você conseguirá envolver vários setores da sua IES e identificar o quanto esses problemas refletem na reputação da sua marca. Essa informação ajudará a definir onde a IES precisa investir, quais melhorias proporcionar aos alunos.

RelacionamentoIDM_Relacionamento

Como o público externo está se relacionamento com sua marca? É um relacionamento positivo ou negativo? O comentário pode ser uma oportunidade para que a IES se relacione com esse aluno ou é melhor não arriscar?

Esse indicador dará a possibilidade de você mensurar quantas oportunidades de relacionamento sua IES teve ao longo do tempo e como os seus alunos e prospects estão se relacionamento com sua marca.Com essas informações, você poderá criar estratégias de relacionamento via redes sociais ou um guia interno orientando funcionários a como se relacionar.

Mas por que utilizar indicadores para avaliar as citações nas redes sociais?

No processo de monitoramento de redes sociais a sua solução de gestão e análise dos dados faz, primeiramente, a coleta das citações que tem o nome ou termo da sua instituição de ensino e, em seguida, esses dados são polarizados de acordo com o sentimento da citação. Ou seja, positiva, caso o cometário expresse um sentimento positivo em relação a sua Instituição de Ensino; negativa, quando a menção contém alguma crítica ou reclamação; e neutra quando a citação não expressar nenhum tipo de sentimento.

Após esse processo, você pode segmentar as citações em um ou mais indicadores do mercado educacional. E, a partir daí, sua equipe de marketing terá uma visão geral dos assuntos comentados pelo público, o sentimento em relação a eles, as oportunidades e ameaças à marca.

Se deseja saber mais sobre os IDMs do Planeta Y e como organizar o monitoramento para o mercado educacional das suas mídias sociais , sugiro a leitura do texto “Indicadores do mercado educacional para o monitoramento das mídias sociais” parte 1 e parte 2.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.