Para ser um bom profissional de mídias sociais, é preciso entregar mais do que curtidas ao final do processo seletivo. É preciso que você aprenda a pensar as mídias sociais de forma estratégica e como elas podem ajudar sua Instituição de ensino a aumentar o número de alunos.

Para isso, é essencial que você desenvolva habilidades que, além de incrementar seu currículo, te ajudarão a ter resultados reais em captação e retenção de alunos, utilizando as mídias sociais.

Continue lendo esse texto para saber sobre 3 habilidades que todo profissional de mídias sociais de Instituição de ensino precisa dominar.

Domine a arte da escrita para as mídias sociais

Escrever bem vai além de organizar as palavras em uma folha. É preciso saber produzir textos que conduzam sua audiência para a tomada de uma decisão.

Posts bem escritos podem potencializar seu engajamento, aumentar seu alcance orgânico e ajudar a criar marcas inesquecíveis.

Aprenda novas técnicas de escrita como, por exemplo, a redação publicitária (copywriting), estude sobre gatilhos mentais e como utilizá-los em seus posts, enfim, táticas que irão te ajudar a incrementar o poder de persuasão dos posts das mídias sociais.

Se bem utilizada, as táticas de redação publicitária (copywriting) te ajudarão a atrair a atenção do seu potencial aluno e a estimular uma ação, seja ela um comentário no post, um click no link do vestibular ou uma conversa via inbox.

Lembre-se do português – Pode parecer óbvio, mas infelizmente nem todos os profissionais se preocupam com isso. Ter o domínio da língua portuguesa é primordial. Erros grotescos de ortografia, gramática ou falta de coesão depõem contra a imagem da Instituição de ensino.

Crie linhas estratégicas de conteúdo para as mídias sociais

Para produzir conteúdo relevante e aumentar o engajamento em seus posts é importante que você escreva sobre tópicos que seus alunos ou candidatos tem interesse.

Para evitar cair na tentação de publicar somente posts sobre processo seletivo, utilize um calendário editorial para planejar o que será produzido e defina linhas estratégicas de conteúdo.

As linhas estratégicas funcionarão como temas macro do que precisa ser abordado em seu planejamento de conteúdo para as mídias sociais.

Por exemplo, se sua Instituição de ensino produz muitos eventos, ganha muitas premiações e utiliza as mídias sociais como canal de comunicação com seu corpo discente, você pode trabalhar sua comunicação em 4 linhas estratégicas: Eventos, premiações e qualidade de ensino, divulgação de vestibular e comunicação interna.

Dessa forma, você conseguirá trabalhar outros tópicos relevantes para sua audiência e ampliar seu alcance e relevância, indo além da divulgação das campanhas de vestibular.

DICA: Utilize os 10 indicadores do mercado educacional para criar conteúdo para suas mídias sociais.

Domine a arte da escuta nas mídias sociais e encante seus alunos (e candidatos)

Grande parte do trabalho de um profissional de mídias sociais, além da criação de conteúdo, é fazer a gestão do relacionamento com os seguidores, criando experiências positivas com as marcas através de conversas e interações.

Os alunos e candidatos da Instituição usam as mídias sociais para expressarem sua opinião, seja ela positiva ou negativa, sobre professores, infraestrutura, qualidade de ensino, entre outros. Além disso, eles também estão à procura de respostas para perguntas específicas ou querem ajuda para resolver algum problema específico.

Leia tambémRelacionamento com alunos e candidatos nas mídias sociais

Para isso, é essencial que você saiba escutar o que eles estão dizendo. Monitore as conversas e citações relevante sobre sua Instituição de ensino, esteja atento aos pequenos sinais de insatisfação. Não espere uma reclamação formal e seja proativo na resolução de problemas.

Para otimizar seu processo de monitoramento e escuta das mídias sociais (social listening), utilize uma ferramenta especializada no segmento educacional, como o Planeta Y.

Além da higienização automática de citações e a classificação nos 10 indicadores do mercado educacional, você conseguirá gerenciar os atendimentos nas mídias sociais de forma fácil e intuitiva, além de conseguir gerar relatórios estratégicos e acompanhar seu capital social.

Não demore para responder.

Quando um aluno ou candidato expõe sua dor nas mídias sociais, ele espera que você seja rápido em respondê-lo. Não o deixe esperando.

Assim que identificar a reclamação, conduza-o para o inbox e se relacione com ele. Demostre interesse e, caso não saiba a resposta de imediato, deixe claro que você está se empenhando para ajudá-lo.

Alunos e candidatos bem atendidos e satisfeitos tendem a recomendar sua IES para amigos e familiares e isso impacta diretamente em seus resultados de captação e retenção.

Domine a arte de criar relatórios das mídias sociais da sua IES

Quem trabalha com as mídias sociais para Instituições de ensino precisa apresentar resultados que vão além das métricas publicitárias. Provar o retorno sobre o investimento feito nas mídias sociais é uma das habilidades essenciais de um bom profissional de mídias sociais.

Curtidas, compartilhamento, comentários, alcance e impressões são métricas importantes para mensurar os resultados do dia a dia e validar se a estratégia deve ser mantida ou revista.

Porém, quando se fala em Instituições de ensino, você precisa pensar estrategicamente e apresentar quais foram os resultados nas mídias sociais para a captação e para a retenção de alunos.

Para isso, é importante aprender a calcular o resultado sobre o investimento feito nas mídias sociais e provar o quanto o seu trabalho impactou os resultados financeiros da Instituição.

Se você deseja se destacar e ter seu trabalho valorizado pela alta gestão, crie relatórios que responda as seguintes questões:

– Quantas inscrições no vestibular foram feitas pelos links dos posts das mídias sociais?

– Quantas matrículas foram originadas ou auxiliadas pelo relacionamento via inbox da sua página?

– Quantas trancamentos foram revertidos por causa do trabalho de SAC?

– Quantos atendimentos foram feitos e resolvidos pelo SAC?

DICA: Para aprender a mensurar o ROI nas redes sociais e responder as perguntas acima, consulte nosso post Retorno do investimento: como mensurar o ROI nas redes sociais.

Quais das habilidades acima você precisa melhorar? Tem alguma outra que não mencionamos neste texto? Nos diga nos comentários abaixo.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.