Sua Instituição de ensino já está preparada para captar os futuros alunos pertencentes a Geração Z, composta por jovens que nasceram entre 1995 e 2010?

No texto sobre as 6 necessidades e tendências do marketing educacional, o CEO do Planeta Y apontou a importância de o profissional de marketing de instituição de ensino aprender a se relacionar com essa nova geração.

Somente no Brasil são mais de 30 milhões de brasileiros pertencentes a Geração Z. E uma parcela desse grupo já está se formando no ensino médio, se preparando para o mercado de trabalho e em busca do diploma de ensino superior.

Para te ajudar a entender melhor essa geração e no planejamento de sua estratégia de marketing para captação e retenção de novos alunos, listamos abaixo 40 fatos sobre a Geração Z.

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Perfil da Geração Z

  1. Nasceram em meados da década de 1990 até o início da década de 2000;
  2. Representam 26% da população mundial, sendo 30 milhões somente no Brasil;
  3. Os jovens da Geração Z são os primeiros a serem 100% nativos digitais e vivem conectados;
  4. Não conhecem a vida sem smartphone e internet;
  5. Segundo levantamento do Instituto iStart, os brasileiros da Geração Z ganham seu primeiro celular, em média, aos 8 anos.
  6. Não separam mais o universo online do offline e são multiplataformas;
  7. Assistem TV, interagem através das redes sociais, buscam informações e opinam sobre marcas, produtos e serviços, tudo ao mesmo tempo;
  8. Tem crenças bem definidas e visão menos idealista e mais pragmática do mundo (criados por pais da Geração X, durante uma época de tensão econômica e social, guerras internacionais);
  9. Querem que as marcas sejam transparentes;
  10. Procuram por autenticidade e proximidades com as marcas;
  11. Buscam por marcas que representem suas crenças e valores;
  12. Esperam ter um relacionamento multidirecional com empresas, podendo ser consumidores e colaboradores;
  13. São consumistas, mas preferem experiências, como conhecer um lugar novo, a gastar com roupas e itens supérfluos;
  14. Tem alto de poder de influência de compra sobre seus pais;
  15. Só nos Estados Unidos, a Geração Z já representa 20% da população e tem o poder de compra estimado em 44 bilhões de dólares;
  16. Se preocupam com o custo/benefício e não buscam coisas caras;
  17. Investem dinheiro no que realmente gostam, independente da assinatura na etiqueta;
  18. Os jovens da Geração Z que estão chegando ao mercado de trabalho são seletivos com as condições de trabalho e preferem jornadas com horários flexíveis;
  19. São autodidata, não gosta das hierarquias e mudam de opinião toda hora;
  20. Os centennials são críticos, dinâmicos, exigentes e sabem o que quer;
  21. São resultados de um mundo superconectado, sem barreiras geográficas ou de pensamento;
  22. Cresceram em um mundo onde é importante ter a sua voz, e mais importante ainda, a sua voz ser ouvida;
  23. Os pós-millennials gostam de expor o que são e o que pensam, não apenas com selfies, mas também com posts sobre suas exigências e preocupações.
  24. Não se prendem a barreiras geográficas, possuem amigos e relacionamentos em todo lugar;
  25. Segundo pesquisa da consultoria consumoteca, 52% dos entrevistados disseram que o Facebook é sua principal fonte de notícias diárias.
  26. Tem facilidade de produzirem conteúdo e gostam de contar e ouvir estórias (storytelling);
  27. Estão muito mais preocupados e interessados em celebridades da internet (micro influenciadores), que estão mais perto do conceito de “gente normal” do que um ator famoso;
  28. Muitas de suas informações são públicas, então ouvi-los, monitorando o que dizem nas mídias sociais, é uma boa fonte para conhecer melhor seu comportamento, ainda que este seja sempre mutante;
  29. Pensam com cuidado antes de publicar algo nas mídias sociais;
  30. Segundo pesquisa do Kantar, a Geração Z passa 4 horas e 17 minutos por dia na web via celular, 40 minutos a mais do que a geração Y;
  31. Gastam mais de 3 horas por dia assistindo vídeos online, nas mídias sociais e nos aplicativos de mensagens como o Whatsapp;
  32. Os Gen Z consomem o dobro de conteúdo no YouTube que a Geração Y;
  33. Segundo pesquisa do Market Research, 45% dos entrevistados da Geração Z utilizam o Instagram para descobrir e conhecer novas marcas e produtos;
  34. Segundo pesquisa feita pela Adweek, 33% da Geração Z assistem a aulas online e 20% leem livros em dispositivos móveis e tablets;
  35. Segundo pesquisa “Gerações Y e Z: Juventude Digital”, feita pelo IBOPE mídia, 73% dos entrevistados da Geração Z dizem que desejam ingressar em uma universidade e o estudo é prioridade;
  36. Segundo pesquisa da Motorola, 49% dos usuários brasileiros da Geração Z (de 16 a 20 anos) considera o smartphone “seu melhor amigo”.
  37. Segundo uma pesquisa do Google, feita com jovens americanos, 26% dos adolescentes esperam que as marcas ofereçam uma experiência personalizada de compra, baseada em seus hábitos e preferências de consumo;
  38. Eles sabem que as marcas têm acesso aos seus dados e, em troca, eles esperam receber interações altamente personalizadas;
  39. Vídeos curtos, de 10 segundos, são os que mais atraem a atenção da Geração Z e que geram mais visualizações no Instagram e Snapchat;
  40. Serviços de atendimento a Geração Z devem priorizar mensagens de texto, chat e redes sociais ao invés do contato via telefone.

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Considerações finais sobre a Geração Z

Instituições de ensino precisam ficar atentas ao movimento contínuo geracional para garantir sua longevidade e uma comunicação efetiva.

Para isso, é necessário repensar suas estratégias de comunicação em massa, que “entregam” a mesma mensagem a todo seu público-alvo, de forma genérica e impessoal.

Além disso, utilize as inúmeras ferramentas digitais disponíveis no mercado, como por exemplo o Planeta Y, que irão auxiliá-lo na coleta de mais informações seu público-alvo.

Com esses dados como insumo, você e sua equipe de marketing conseguirão compreender melhor o comportamento digital do seu futuro aluno da Geração Z, entender sua jornada de compra e assim, adequar sua mensagem, seus canais (online e offline), sua forma de abordar e se relacionar no canal escolhido por ele, potencializando sua estratégia de marketing para captação e retenção.

Se deseja aprender mais sobre como utilizar as mídias sociais, um dos canais preferidos da Geração Z, para captar novos alunos, te indico nosso e-book – Super manual de Captação – Como captar alunos utilizando as redes sociais.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.