A geração Y  é aquela sempre conectada com seus dispositivos portáveis, considerada distraída, superficial e até mesmo egoísta. São impacientes, preocupados com si próprios, apesar de estarem interessados em construir um mundo melhor, repletos de autorrealização.

Essa nova geração de jovens não precisou aprender a dominar as máquinas, pois já nasceram com TV, computador e rapidez na comunicação. Esses jovens usam uma linguagem feroz e têm a fazem inúmeras atividades ao mesmo tempo, como estudar ouvindo música enquanto conversam com os amigos nas redes sociais.

Eles têm alterado cada vez mais as formas de comunicação, tanto em casa quanto no trabalho e com os amigos. Buscam informações fáceis e imediatas, compartilham tudo aquilo que acham interessante, são apaixonados por tecnologias e estão sempre buscando novidades.

A geração Y é filha da geração X e neta dos Baby Boomers.  Assista ao vídeo abaixo e entenda em qual ambiente nasceu essa nova geração e o que ela realmente busca.

 

Por ser uma geração ainda muito nova, não existem estudos profundos sobre ela. Sabe-se que além de querer expandir o conceito de juventude, buscando novos interesses, eles possuem grande facilidade de aprendizado, habilidade com as novas tecnologias e capacidade de multitarefas. Tudo isso ligado ao anseio de uma rápida ascensão profissional.

Alguns dados confirmam que a maioria dos jovens de hoje fica pouco tempo em um determinado emprego caso ele não seja do seu agrado. Eles têm a necessidade de satisfação com seu trabalho e, quando não encontram, simplesmente procuram um lugar mais motivador.

Apesar de seus ideais um tanto revolucionários, os jovens da geração Y são capazes de surpreender, pois aproveitam todo o reconhecimento que lhes é oferecido. Há quem diga que eles podem até mudar o mundo ou no mínimo inspirar os grandes líderes.

Se você gostou do conteúdo acima, sugiro a leitura do e-book 13 Desafios do Programa de Mídias Sociais para Instituições Privadas de Ensino Superior, com detalhes e exemplos práticos dos desafios do mercado educacional ao implantar um Programa de mídias sociais em sua IES.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.