Para aumentar seu número de matrículas é preciso que sua estratégia de captação vá além das mídias e canais tradicionais para gerar novas matrículas.

As mídias sociais da sua Instituição de ensino devem fazer parte de sua estratégia de captação.

Elas são e devem ser mais do que uma ferramenta de replicação dos materiais de divulgação de vestibular.

Se ainda tem dúvida da importância das mídias sociais em sua estratégia de captação de novos alunos, te apresento alguns dados sobre esse canal.

Você sabia que são mais de 37 milhões de usuários ativos mensalmente no Facebook (2016), na faixa etária dos 13 aos 24 anos e que 69% dos entrevistados do relatório anual Internet Trends 2016, pertencentes à geração Y, dizem preferir se relacionar pelos canais digitais, incluindo suas mídias sociais?

O que estes dados nos dizem? Bem, seu futuro aluno está nas mídias sociais e quer se relacionar com você por esse canal.  Para aproveitar todo o potencial das mídias sociais em sua estratégia de captação, é essencial utilizar o funil social de captação.

Nesse artigo, irei falar mais sobre o que é o funil social, seus benefícios e o porquê de utilizá-lo em sua estratégia de captação. Confira!

O que é o funil social de captação?

O funil social de captação de alunos é o modelo que representa as etapas do seu potencial candidato a partir do primeiro contato com a marca da sua instituição de ensino até o momento da efetivação da matrícula.

Funil social da Planeta Y

Aqui, na Planeta Y, dividimos o funil social de captação de alunos em 7 fases. São elas:

  • Reconhecimento da necessidade;
  • Busca de informações;
  • Avaliação das alternativas;
  • Inscrito;
  • Inscrito pago;
  • Inscrito Ausente/Presente;
  • Inscrito Convocado;
  • Aluno Matriculado

As três primeiras fases estão relacionadas ao processo de tomada de decisão do futuro aluno, onde ele ainda está indeciso sobre se deve estudar ou não, qual curso e instituição escolher, entre outras coisas.

As quatro últimas fases estão relacionadas à condução do candidato até a efetivação da matrícula. Nesse momento, o futuro aluno já se decidiu pela sua Instituição e precisa de incentivo e atenção para não desistir.

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Por que utilizar o Funil social de captação de alunos?

O aumento da concorrência e maior acesso à tecnologia mudaram o comportamento de compra do seu futuro aluno. Hoje, além de ter mais opções de escolha, ele busca, em suas redes sociais, por informações e opiniões de amigos e familiares para validar sua escolha.

Seu futuro aluno está cada vez mais seletivo e crítico. Em cada etapa de seu processo de tomada de decisão de compra, o candidato se comporta de uma forma diferente e espera que o conteúdo e abordagem sejam igualmente compatíveis com suas dores e expectativas.

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Por isso, é necessário que você e sua equipe estejam preparados para entender essas expectativas, identificar as dores declaradas e não-declaradas e como contorná-las. E o funil social de captação pode te ajudar nesse processo.

Ao utilizar o funil social em sua estratégia de captação, você e sua equipe de marketing estarão aptos a planejar, produzir e entregar o conteúdo adequado às necessidades do futuro aluno, no momento certo, além de adequar a abordagem do seu analista de mídias sociais e as táticas de objeção de compra.

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5 benefícios do funil social para sua estratégia de captação

Ao utilizar o funil social em sua estratégia de captação, sua Instituição de ensino poderá:

– Entender melhor toda a jornada que seu candidato irá percorrer;

– Construir e fortalecer o relacionamento com candidatos com auxílio das mídias sociais;

– Melhorar os indicadores de captação (utilize os indicadores do mercado educacional para mensurar seus resultados);

– Ampliar e qualificar as oportunidades de captação;

– Produzir e entregar conteúdo assertivo e relevante, na hora certa.

Você deseja saber mais sobre como gerar novas oportunidades de captação nas mídias sociais e conduzir o candidato pelo funil social da sua Instituição de ensino?

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Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.