O funil social de captação representa as etapas que seu futuro aluno percorre na tomada de decisão de estudar em sua Instituição de ensino.

No primeiro post sobre funil social, você aprendeu sobre o que é, quais são os benefícios e o porquê de utilizá-lo em sua estratégia de captação.

Nesse post, irei falar com mais detalhes das 3 primeiras fases do funil social. Elas estão relacionadas ao processo de tomada de decisão do seu futuro aluno e são essenciais para a estratégia de captação da sua Instituição de ensino.

Confira nosso post e saiba mais sobre comportamento do candidato, dúvidas mais comuns e os desafios do analista de cada uma dessas etapas!

Funil social do software PY

O funil social de captação de alunos do software PY é dividido em 8 fases.

As três primeiras fases estão relacionadas ao processo de tomada de decisão do futuro aluno, onde ele ainda está indeciso sobre se deve estudar ou não, qual curso e instituição escolher, entre outras coisas.

  • Reconhecimento da necessidade;
  • Busca de informações;
  • Avaliação das alternativas;

As cinco últimas fases estão relacionadas à condução do candidato até a efetivação da matrícula. Nesse momento, o futuro aluno já se decidiu pela sua Instituição e precisa de incentivo e atenção para não desistir.

  • Inscrito;
  • Inscrito pago;
  • Inscrito Ausente/Presente;
  • Inscrito Convocado;
  • Aluno Matriculado.

Funil social e as fases da tomada de decisão do futuro aluno

  

Fase do funil social – Reconhecimento de necessidade

Comportamento do candidato nessa fase

Essa fase se aplica especialmente àqueles candidatos que têm dúvidas se vale o esforço em cursar uma faculdade, se ainda têm idade para sentar na carteira da sala de aula, e dúvidas relacionadas ao reconhecimento da importância de ingressar no ensino superior.

Dúvidas mais comuns

Listo abaixo algumas das dúvidas que são mais comuns ao universo do candidato nessa fase:

  • Por que devo fazer o ensino superior?
  • Que diferença um curso superior fará em minha vida ou na vida de minha família?
  • Vale a pena estudar tantos anos para ter apenas um diploma?
  • Com tanta gente desempregada com diploma na mão, por que devo perder tempo em fazer uma faculdade?
  • Tenho idade para entrar numa universidade?
  • Como faço para prestar um vestibular?

Desafios do analista

Na fase de reconhecimento de necessidade, é preciso que o analista de mídias sociais estimule no futuro candidato o desejo de conversar e se relacionar com sua Instituição de ensino. Nesse momento, é essencial alinhar sua equipe para:

– Despertar no candidato o desejo e entendimento de uma necessidade latente,

– Criar urgência na realização de sonhos ou objetivos de vida,

– Mostrar os benefícios profissionais e pessoais que serão obtidos com o investimento no ensino superior.

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Fase do funil social – Busca de informações

Comportamento do candidato nessa fase

Essa fase se aplica especialmente ao momento em que o candidato já despertou sua consciência a respeito dos benefícios de cursar o ensino superior, reconheceu sua necessidade latente de obter um diploma e deseja incrementar seu currículo para obter melhores oportunidades profissionais e/ou pessoais.

Ele agora tem inúmeras dúvidas a respeito de que curso tem maior aderência ao seu perfil, base educacional, condições socioeconômicas, localização, sonhos, expectativas.

Dúvidas mais comuns

Listo abaixo algumas das dúvidas que são mais comuns ao universo do candidato nessa fase:

  • Que curso tem mais afinidade com minhas habilidades?
  • Qual será meu salário se fizer o curso X?
  • Consigo estágio com facilidade se fizer o curso Y?
  • Como está o mercado de trabalho do curso Z na cidade em que moro?
  • A universidade tem algum tipo de financiamento estudantil ou bolsa de incentivo para atletas?
  • Qual a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade?
  • O que é bacharelado e licenciatura? Tecnológico é graduação mesmo?

Desafios do analista

Na fase de busca de informações, o analista de mídias sociais terá diversas oportunidades para se relacionar, criar valor e prover o candidato com informações que sanem suas dúvidas e contornem as objeções de compra, de forma a conduzir o para a próxima etapa.

Nesse momento, é essencial alinhar sua equipe para:

– Facilitar o caminho para que encontrem as informações, entregando links e/ou materiais, a fim de capturar os dados do candidato sobre cursos, inscrição no processo seletivo etc.

– Mapear os e-books, links, posts e vídeos que respondam as dúvidas dos candidatos;

– Ser atenciosa, solicita e rápida na resolução de dúvidas e necessidades;

– Estar preparada para contornar as objeções mais comuns e encantar o futuro aluno.

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Fase do funil social – Avaliação de alternativas

Comportamento do candidato nessa fase

Na terceira fase do processo de tomada de decisão, o candidato já entende os benefícios do diploma para sua vida pessoal e profissional e já tem mais certeza a respeito do curso certo para ele.

Informações acadêmicas e financeiras, assim como as vantagens e comodidades prometidas por estas IES são fatores que importam nesta fase do processo.

Dúvidas mais comuns

Listo abaixo algumas das dúvidas que mais comuns ao universo do candidato nessa fase:

  • Qual valor do curso que quero fazer?
  • Por que devo pagar mais ou menos ao escolher a Universidade A ou Faculdade B ou Centro Universitário C?
  • Estou em dúvida a respeito da qualidade de ensino da Faculdade B que é mais barata, o que consigo saber a respeito dela com pessoas que lá estudam?
  • Estudo na Faculdade Y ou Centro Universitário K, eis a questão!

Desafios do analista

Na fase de avaliação de alternativas, o candidato já entende o contexto do que querem e os benefícios, mas ainda não decidiram ainda em qual instituição de ensino quer estudar.

O analista deverá, especialmente nesta fase, ser profundo conhecedor das vantagens competitivas de sua IES, pois ele é um agente comercial diante de alguém que está avaliando as alternativas oferecidas pelo mercado educacional.

Lembre-se: quando ele “avalia as alternativas” e decide estudar em uma IES, ele já tomou a decisão e precisa ser conduzido até a matrícula. É nessa hora que seu analista precisa encantar o candidato e fazer com que seus olhos brilhem.

Nesse momento, é essencial alinhar sua equipe para:

– Coletar dados sobre o candidato com a oferta de algum material sobre as vantagens de escolher sua IES e o impacto no futuro profissional dele;

– Entregar o link da ficha de inscrição quando o candidato estiver preparado para efetuar a matrícula;

– Ter em mãos as principais dúvidas e necessidades desse candidato e como agir em cada situação;

– Reforçar os benefícios e valores da Instituição de ensino e as vantagens e facilidades na vida do futuro aluno.

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Deseja aprender mais sobre Funil social de captação? Confira esse post , onde falo sobre o que é o funil social, seus benefícios e o porquê de utilizá-lo em sua estratégia de captação.

Software PY: Gestão do funil social

O Software PY é a única ferramenta de monitoramento, relacionamento, conversão e gestão de mídias sociais desenvolvida exclusivamente para o segmento educacional e preparada para ajudar você e sua equipe de marketing a gerir o funil social da sua instituição de ensino.

Através de nossa ferramenta, você e seu analista de captação nas mídias sociais terão acesso ao relatório de funil social de captação. Nele, conseguirão visualizar, de forma global e intuitiva, quantos candidatos foram abordados e estão qualificados em cada fase do funil.

Software PY – Relatório do Funil de captação social
Software PY – Relatório do Funil de captação social

 

Além disso, em nossa ferramenta, você e seu analista conseguirão acessar o histórico de todas as citações e interações desses candidatos com sua Instituição de ensino e demonstrar os resultados obtidos ao utilizar os relatórios da ferramenta.

Juntamente com a metodologia desenvolvida pela Planeta Y e o treinamento de sua equipe de marketing, o software PY permitirá que seu analista acompanhe e conduza o candidato ao longo do funil social, agendando lembretes de novas interações, seja para confirmar inscrição, desejar boa prova ou felicitar quando o candidato for aprovado no vestibular e se matricular.

Você deseja saber mais sobre como gerar novas oportunidades de captação nas mídias sociais e conduzir o candidato pelo funil social da sua Instituição de ensino?

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Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.