Dentre as práticas do mercado digital existe uma que, para nós, merece grande destaque: a ferramenta de monitoramento de mídias sociais. Acreditamos que o monitoramento é um grande aliado para que você tenha uma visão geral e entenda como a sua IES é percebida pelo público.

Com ele você pode, ainda, viabilizar o ROI (retorno sobre o investimento) nesses canais, aproveitando as oportunidades de captação identificadas nesse ambiente comprovando, por fim, o número de alunos matriculados que vieram das mídias sociais.

O mercado educacional se diferencia dos outros mercados por inúmeros fatores, um deles o próprio processo de decisão de compra do aluno.

Na hora de planejar uma campanha nas mídias sociais é preciso não apenas ter muito cuidado ao definir seus objetivos, como também escolher uma ferramenta de monitoramento de redes sociais que conheça profundamente as particularidades desse mercado e atenda as expectativas da sua equipe.

Listamos abaixo alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais.

Como escolher uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais para sua Instituição de Ensino

Comparativo ferramentas de monitoramento de redes sociais

1. Custo-benefício

O primeiro fator que você precisa levar em consideração quando estiver avaliando as alternativas sobre a ferramenta de monitoramento de mídias sociais que fará a gestão e análise dos seus canais é o custo-benefício. Isso significa que você precisa saber que tipo de dados e informações essa ferramenta irá entregar para a sua instituição de ensino e ainda, pelo quê exatamente você está pagando.

Por exemplo, para você é mais importante pagar pelo volume de citações que chegam no seu ambiente ou pelo volume de citações relevantes para sua IES? Se a sua resposta for a segunda opção, você precisa de uma ferramenta de monitoramento que entregue apenas citações relacionadas ao contexto da sua IES.

O Planeta Y, por exemplo, única ferramenta de monitoramento exclusiva para instituições de ensino, utiliza o modelo de negócio baseado na cobrando por CHM (citações higienizadas mensais). Isso significa que o seu investimento será relativo apenas às citações relevantes para a sua marca, aquelas que expressam alguma informação que esteja diretamente relacionada à sua Instituição. As demais ferramentas do mercado cobram pelo volume total de citações (relevantes + lixo).

2. Inteligência

Ao contratar uma ferramenta de monitoramento de marca, você pretende que seu analista de mídias sociais utilize seu tempo de trabalho deletando posts que não sejam relacionados à sua IES e marcando sentimento das citações? Ou prefere que seu funcionário utilize o tempo fazendo análises dos dados e gerando insights para o seu negócio?

Só uma ferramenta como o Planeta Y possui uma inteligência capaz de automatizar o trabalho operacional do seu analista. Dessa forma, ele terá tempo suficiente para entregar para você informações mais analíticas e relevantes, com gráficos, explicações e sugestões de melhoria.

Observe que, dessa forma, sua IES estará otimizando o investimento no analista, gerando mais valor para o profissional e, automaticamente, demonstrando um retorno efetivo desse investimento para os demais gestores.

3. Qualidade das informações entregues

O próximo passo para escolher a ferramenta de monitoramento de mídias sociais ideal é conhecer a fundo que tipo de dados e informações essa solução entrega. E mais do que isso, saber como essas informações ajudarão você e sua equipe a criar um atuação mais estratégica nas mídias sociais, voltada para resultados.

Como sempre falamos neste blog, existem muitas diferenças entre dados e informações. Os dados são as unidades básicas da informações que não transmitem nenhuma mensagem ou mostram o entendimento de uma situação. Já as informações são os resultados do processamento dos dados, ou seja, as análise e interpretações dos dados.

Sendo assim, quando você vai escolher uma ferramenta de monitoramento de redes sociais você precisa levar em consideração se o que essa ferramenta propõe te entregar são dados ou informações. As informações tem significado e são mais indicadas para a apresentação de resultados e tomadas de decisão.

Por isso, escolha uma solução de monitoramento que não entregue apenas as menções sobre a sua marca, mas que mostrem também o que fazer com essas informações.

Para ter uma uma entrega de informações qualificada uma ferramenta de monitoramento precisa realizar:

– Higienização dos dados

A sua ferramenta de monitoramento de redes sociais deve possuir um sistema de inteligência que automatiza a tratativa das citações capturadas efetuando assim a higienização dessas citações. Ou seja, essa solução de monitoramento precisa possuir um sistema que exclui as citações que não são pertinentes ao contexto educacional da sua instituição de ensino.

– Classificação do sentimento

Além de higienizar essas citações é necessário também que essa ferramenta de monitoramento identifique o sentimento dessa menção e classifique sendo positiva, negativa ou neutra.

– Categorização das citações

Para transformar esses dados em informações realmente relevantes para a sua Instituição de Ensino, é desejável ainda que a sua ferramenta de monitoramento categorize suas menções de acordo com indicadores exclusivos do mercado educacional.

O Planeta Y, por ser a única ferramente de monitoramento verticalizada para o mercado educacional, trouxe 10 indicadores utilizados pelo MEC – chamado SINAES – para a ferramenta. Isso significa que toda citação capturada nas mídias sociais é categorizada, por meio da Inteligência Planeta Y, para um ou mais desses 10 indicadores. São eles: Captação, Atuação Ética, Localização, Qualidade de Ensino, Empregabilidade, Credenciamento no MEC, Preço, Corpo Decente, Infraestrutura e Relacionamento.

4. Relatórios e exportação dos dados

Para que uma ferramenta de monitoramento de redes sociais seja realmente completa ela precisa não apenas transformar os dados em informações, ela precisa também disponibilizar essas informações de forma clara e objetiva por meio de relatórios.

Os relatórios ajudam não apenas na apresentação desses dados, mas também a ter insightssobre o que sua comunidade acadêmica vê como benefício e assim estabelecer mudanças até mesmo estruturais na sua instituição de ensino.

Os relatórios devem mostrar as oscilações diárias da reputação da sua marca, o sentimento expressado pelos alunos em relação a cada um dos 10 indicadores do mercado educacional, qual melhor dia e horário para se relacionar com os alunos nas redes, e muito mais.

O Planeta Y é a única ferramenta de mercado que reúne os dados coletados nas mídias sociais e os transforma em 20 relatórios estratégicos diferentes.

5. Integrações

Para você é importante saber qual o percentual de alunos de Administração que reclamam de Infraestrutura? Ou ainda, quais são os professores mais elogiados no curso de Direito?

Apenas uma ferramenta de monitoramento especializada no mercado educacional permite uma integração com o sistema acadêmico da sua Instituição de Ensino. Essa integração possibilita que você acesse essas e outras informações relevantes para a Instituição.

Além disso, por meio da integração do Planeta Y com o CRM os processos internos de SAC e Captação nas mídias sociais poderão ser realizados com muito mais eficácia. Ao direcionar uma citação do Planeta Y para o CRM ela já cai na régua de relacionamento, permitindo que você inicie um trabalho automatizado para que ele avance nas etapas do seu funil de vendas.

6. Alertas de crise e suporte

Se você está se propondo a investir em uma ferramenta de monitoramento de redes sociais você provavelmente sabe que devido a rapidez e o alcance de algumas postagens nas redes sociais a sua reputação digital pode ser facilmente prejudicada caso aconteça algo de grave dentro da sua instituição ou em seus canais.

Por isso, na hora de escolher uma solução ideal para a sua IES escolha aquela que monitora não apenas as suas citações mas também o seu Capital Social. Afinal, ele é o principal indicador da saúde da sua marca educacional.

Com o Planeta Y você tem acesso as informações gerais, mensais, semanais e das ultimas 24 horas sobre o Capital Social da sua marca. Com esses dados você consegue identificar e tomar ações preventivas em caso de crise.

Além disso, a equipe de consultores especializados do Planeta Y está sempre a disposição para auxiliar você na sua estrategia digital e também no envio de alertas e na resolução de crise.

Ainda não conseguiu decidir qual a ferramenta de monitoramento ideal para você? Confira abaixo o gráfico comparativo entre os benefícios do Planeta Y e outras ferramentas.

Conheça os verdadeiros benefícios de uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais totalmente especializada no mercado educacional. Veja aqui

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Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.