O Exame Nacional do Ensino Médio é, para muitos jovens candidatos recém-formados no Ensino Médio, o passaporte para concorrer a tão sonhada vaga no Ensino Superior.

Além disso, o resultado desse exame é requisito para poderem tentar um financiamento estudantil via FIES.

Quanto maior for a nota de seus futuros alunos no Enem, maior a chance de conseguirem aprovação no Fundo de Financiamento Estudantil e, assim, poderão escolher sua IES e realizar o sonho de ter um diploma.

Sua IES está aproveitando essa oportunidade para estar presente nessa etapa de suas vidas?

Seja relevante! Dedique espaço no seu planejamento de conteúdo para captação pelas mídias sociais e estabeleça uma linha de comunicação estratégica para esse público, oferecendo conteúdo que o ajude a obter uma boa nota no ENEM!

Confira abaixo 3 motivos pelos quais sua IES deve se preparar para aproveitar o ENEM e 4 dicas para você gerar novas oportunidades de captação para sua Instituição de ensino utilizando as mídias sociais.

O que é o Enem?

O Exame nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, é o maior exame vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo. Tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O ENEM é utilizando como critério de seleção para o ingresso no ensino superior em mais de 500 instituições de ensino no Brasil e 27 instituições portuguesas.

ENEM 2017

O ENEM 2017 irá acontecer nos dias 5 e 12 de novembro de 2017. São 4 provas objetivas, com 45 questões cada e 1 redação. O gabarito será divulgado no dia 16 de novembro de 2017 e o resultado individual será divulgado em janeiro de 2018.

01 – O ENEM é importante para conseguir o FIES

Seja por ter dificuldade financeira ou porque o tão sonhado curso é ofertado somente no Ensino superior privado, o FIES pode ser, para muitos de seus futuros alunos, a única opção de se obter acesso ao diploma de ensino superior.

O Fundo de Financiamento Estudantil, após mudanças recentes, passou a ser mais seletivo e exigente nos requisitos para aprovação de novos contratos.

Uma das principais mudanças nas regras do FIES, após o auge dos mais de 700 mil contratos aprovados em 2014, foi exigir que seus futuros alunos tenham um bom desempenho no ENEM para estarem aptos a se candidatarem ao programa: nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não podem zerar a redação.

Leia também: Entenda as mudanças do novo FIES 2018

Por isso, tirar uma boa nota no ENEM passou a ser o objetivo de muitos candidatos e sua Instituição de ensino pode e deve ajudá-lo nesse momento.

Continue lendo nosso post para saber mais como você pode ajudar seu futuro aluno a tirar uma boa nota no ENEM!

02 – Seu candidato está aberto a se relacionar com quem quer ajudá-lo

Como dissemos acima, essa é uma boa oportunidade para se relacionar e ajudar seu candidato. A geração hiperconectada e nativa digital, na qual seu futuro aluno faz parte, gosta de ser relacionar com marcas e empresas que demostram interesse em escutá-lo e ser útil para alcançar seus objetivos e metas de vida.

Para isso, produza cards, vídeos e tweets, com dicas sobre, por exemplo, como tirar uma boa nota na redação e como organizar os estudos para o ENEM e distribua-os em suas mídias sociais.

Uma vez que seu candidato enxergar sua IES como autoridade e relevante em sua jornada para obter seu diploma, ele ficará menos resistente ao ser conduzido por seu analista de mídias sociais até a matrícula em sua instituição.

03 – Saia na frente dos concorrentes e ajude seu candidato na preparação para o ENEM

É bem comum vermos nas mídias sociais das Instituições de ensino posts, cards, vídeos e tweets, convidando os futuros candidatos a utilizarem a nota do ENEM para se inscreverem no processo seletivo.

Porém, percebemos que poucas IES estão aproveitando o período Pré-Enem para se relacionar com seu futuro aluno nas mídias sociais e gerar novas oportunidades de captação.

Que tal se destacar da concorrência e aproveitar essa oportunidade para gerar conteúdo de valor para seu vestibulando e, de quebra, reforçar sua percepção de valor e de qualidade?

O processo de captação da sua IES não deve se resumir àquelas poucas semanas do calendário dedicadas ao vestibular. Por isso, aproveite o período Pré-Enem como ponte para estreitar o relacionamento com seu futuro aluno.

É preciso que você esteja atento ao seu candidato 365 dias por ano, 24 horas por dia e entregue aquilo que ele necessita para se tornar seu futuro aluno.

Vá além dos posts divulgando as inscrições no vestibular com a nota do Enem e ajude-o a estudar e tirar 1000 na redação!

Aqui estão algumas dicas para incrementar seu planejamento de captação utilizando o ENEM e as mídias sociais.

Promova “Aulões” de revisão e simulados no Campus

Reúna seus professores das 4 áreas de conhecimento cobradas no ENEM e prepare aulas sobre os conteúdos mais difíceis e sobre como tirar 1000 na redação. Disponibilize sua estrutura física e promova “aulões” de revisão e simulados no seu Campus físico.

Além disso, você pode também oferecer palestras motivacionais sobre como lidar com a ansiedade Pré-Enem, orientação vocacional e visita guiada nos cursos pretendidos pelos candidatos.

É uma boa oportunidade para apresentar seu Campus para o futuro aluno. Isso dará aos seus candidatos o gostinho de como será a vida de universitário!

Para complementar os “aulões de revisão”, sua Instituição pode produzir e distribuir nas mídias sociais, seja em posts ou por inbox, e-books, infográficos, vídeos e dicas sobre as provas, tais como:

  • Guia completo do ENEM
  • Guia definitivo para ter Redação nota 1000!
  • Simulados online com as perguntas mais estranhas do ENEM
  • Dicas com conteúdo das 4 provas do Enem
  • Série de posts e cards abordando os possíveis temas de redação
  • E-book com dicas para montar o “Cronograma ideal de estudo” com planilha do Excel para ajudá-lo a otimizar os horários e ter melhor rendimento

Dica bônus: Aproveite e ajude uma ONG, coletando doações de alimentos, vestuário e brinquedos. Além de engajar seu futuro aluno, isso ajudará a aumentar seu capital social frente a sua comunidade acadêmica.

Leia também – 12 Ideias para incrementar os canais de captação de alunos da sua IES

Estimule o engajamento nas mídias sociais

No dia do “aulão”, aproveite suas mídias sociais e faça Stories e transmissão ao vivo do evento e publique no Facebook e Instagram da sua IES.

Crie hashtags, como #AulãoPréEnemNaUniversidadeY, e estimule os estudantes a utilizarem ao compartilhar suas fotos no evento. Assim, seu analista de mídias socais conseguirá monitorar as menções e fotos do evento e interagir com os futuros alunos.

Compartilhe as melhores fotos e menções em suas mídias sociais, estimule seus seguidores a marcarem os amigos que estiveram no evento e aumente o engajamento nas suas postagens e o seu capital social.

Crie conteúdo para as mídias sociais e vá além do conteúdo da prova

Para ajudar seu futuro aluno a ter um bom rendimento nos dias de prova, é preciso ir além do conteúdo das provas. Para isso, você pode dar dicas extras de alimentação, relaxamento e diversão, tais como:

  • Infográfico com dicas de uma nutricionista com “X alimentos ideias para levar para o dia da prova”
  • X filmes para te ajudar a estudar para a prova do ENEM
  • Playlist no Spotify com músicas para animar e/ou ajudar seu candidato a se concentrar nos dias de prova do ENEM
  • X formas para controlar a ansiedade para o ENEM (e para a vida!)

Aproveite o período entre provas do ENEM e continue se relacionando

A partir de 2017, as provas do ENEM serão aplicadas em dois domingos consecutivos. O primeiro dia de provas – composta pela redação, linguagem e ciências humanas, foi tenso e cansativo.

Daqui a alguns dias, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. E seus futuros alunos estão agitados e ansiosos para o segundo dia do ENEM. Por isso, é essencial continuar o relacionamento com esses candidatos.

Nessa reta final, prepare materiais que os ajude a relaxar o corpo e a mente para a segunda etapa de provas, tais como:

  • Playlist no spotify com músicas para estimular os candidatos a manterem o foco e não desistirem
  • Prepare posts, gifs e cards com frases motivacionais, dicas rápidas sobre as provas do segundo dia
  • Convide um profissional da área e grave pequenos vídeos com dicas rápidas sobre como diminuir a ansiedade durante essa semana de espera e manter o foco
  • Se a sua IES está recebendo os candidatos, não deixe de criar um mapa das salas de aula onde acontecerão as provas do segundo dia
  • Estimule o relacionamento inbox do Facebook. Responda as dúvidas sobre linhas de ônibus, tenha preparado um mapa com sugestão de melhores trajetos para chegarem rapidamente ao Campus da IES e ofereça esse material durante o atendimento pelo inboxetc

Falamos no texto acima 3 motivos para você aproveitar o ENEM em sua estratégia de captação nas mídias sociais e muitas dicas de conteúdo para você ajudar e encantar seu futuro aluno!

O que achou do nosso conteúdo? Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

A sua IES está atraindo leads, inscritos e matrícula através das redes sociais? Faça nosso teste e avalie se suas mídias sociais estão gerando oportunidades de captação para sua instituição de ensino.

Até a próxima.

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.