O  marketing educacional é a aplicação dos esforços de marketing em instituições de ensino e, para ser executado com sucesso, o mesmo requer planejamento, pesquisas e monitoramento afim de que a instituição consiga as estratégias e práticas necessárias para captar e reter os alunos.

Uma pergunta que faço: será que as instituições de ensino estão se dedicando e investindo em marketing educacional?

Segundo nossa pesquisa Fala Comigo, onde conversamos com 100 Instituições de Ensino superior, 77% não estão se relacionando com seus prospects nas mídias sociais.

Se o marketing educacional for bem desenvolvido, com certeza trará ótimos retornos sobre o investimento.

Uma dica para se relacionar com seus futuros alunos, é utilizar o Enem como estratégia de marketing educacional.

Enem é, para muitos jovens candidatos recém-formados no Ensino Médio, o passaporte para concorrer à tão sonhada vaga no Ensino Superior.

Sua IES está aproveitando essa oportunidade para estar presente nessa etapa de suas vidas?

Hoje trago para você algumas dicas para atrair mais alunos para sua IES usando o Enem como aliado.

Promova simulados na Instituição

 

Reúna seus professores das 4 áreas de conhecimento cobradas no ENEM e prepare aulas sobre os conteúdos mais difíceis como, por exemplo, técnicas para conseguir uma alta pontuação na redação.

Outra boa isca é disponibilizar sua estrutura física e promover “aulões” de revisão e simulados no seu Campus físico.

Você pode também oferecer palestras motivacionais sobre como lidar com a ansiedade Pré-Enem, orientação vocacional e visita guiada nos cursos pretendidos pelos candidatos.

São excelentes oportunidades para apresentar seu Campus ao futuro aluno. Isso dará aos seus candidatos o gostinho de como será a vida de universitário!

Para complementar os “aulões de revisão”, sua Instituição pode produzir e distribuir nas mídias sociais, seja em posts ou por inbox, e-books, infográficos, vídeos e dicas sobre as provas, tais como:

  • Guia completo do ENEM
  • Guia definitivo para ter Redação nota 1000!
  • Simulados online com as perguntas mais estranhas do ENEM
  • Dicas com conteúdo das 4 provas do Enem
  • Série de posts e cards abordando os possíveis temas de redação
  • E-book com dicas para montar o “Cronograma ideal de estudo” com planilha do Excel para ajudá-lo a otimizar os horários e ter melhor rendimento

Dica bônus: Aproveite e ajude uma ONG, coletando doações de alimentos, vestuário e brinquedos. Além de engajar seu futuro aluno, isso ajudará a aumentar seu capital social frente a sua comunidade acadêmica.

Leia também – 12 Ideias para incrementar os canais de captação de alunos da sua IES

Crie conteúdo para as mídias sociais e vá além do conteúdo da prova

Para ajudar seu futuro aluno a ter um bom rendimento nos dias de prova, é preciso ir além do conteúdo das provas. Para isso, você pode dar dicas extras de alimentação, relaxamento e diversão, tais como:

  • Infográfico com dicas de uma nutricionista com “X alimentos ideias para levar para o dia da prova”
  • X filmes para te ajudar a estudar para a prova do ENEM
  • Playlist no Spotify com músicas para animar e/ou ajudar seu candidato a se concentrar nos dias de prova do ENEM
  • X formas para controlar a ansiedade para o ENEM (e para a vida!)

Crie conteúdos ricos, como ebooks e minicursos que possuem um valor agregado para realmente atrair o seu público.

Dependendo do nível de profundidade do material, se você pedir apenas o nome e o email dos visitantes, as chances de eles deixarem essas informações em troca do acesso ao conteúdo são enormes, assim você pode voltar a conversar com ele quando sair o resultado no Enem.

Aproveite o período entre provas do ENEM e continue se relacionando

 

Desde 2017, as provas do ENEM são aplicadas em dois domingos consecutivos. O primeiro dia de provas – composta pela redação, linguagem e ciências humanas, foi tenso e cansativo.

Daqui a alguns dias, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. E seus futuros alunos estão agitados e ansiosos para o segundo dia do ENEM, é essencial continuar o relacionamento com esses candidatos.

Nessa reta final, prepare materiais que os ajudem a relaxar o corpo e a mente para a segunda etapa de provas, tais como:

  • Playlist no spotify com músicas para estimular os candidatos a manterem o foco e não desistirem
  • Prepare posts, gifs e cards com frases motivacionais, dicas rápidas sobre as provas do segundo dia
  • Convide um profissional da área e grave pequenos vídeos com dicas rápidas sobre como diminuir a ansiedade durante essa semana de espera e manter o foco
  • Se a sua IES está recebendo os candidatos, não deixe de criar um mapa das salas de aula onde acontecerão as provas do segundo dia
  • Estimule o relacionamento inbox do Facebook. Responda as dúvidas sobre linhas de ônibus, tenha preparado um mapa com sugestão de melhores trajetos para chegarem rapidamente ao Campus da IES e ofereça esse material durante o atendimento pelo inbox.
Falamos no texto acima 3 dicas de como aproveitar o ENEM em sua estratégia de captação no marketing educacional.
Você já usa uma dessas dica ou tem outras dicas para compartilhar conosco? Deixe aqui nos comentários.
Confira um panorama sobre o relacionamento das IES com seus potenciais alunos e os caminhos para atrair mais candidatos.
Morais Equipe Planeta Y: