Constantemente nos deparamos com o desafio de convencer os gestores sobre a importância do investimento em mídias sociais, não é mesmo? Para isso, precisamos provar para eles que uma mudança de paradigma é necessária. Para muitos gestores, marketing é sinônimo de TV, rádio, outdoor e ações de guerrilha offline. De acordo com eles, a estratégia foi vencedora até agora e não existe necessidade de mudanças. A expressão: “Em time que esta ganhando não se mexe” é o que mais ouvimos.

Para muitos gestores de marketing de instituições de ensino as mídias sociais são veículos extremamente importantes para o relacionamento, mas que não merece investimento. Muitos desses gestores ainda pensam que obterão resultados significativos sem realizarem investimentos. Mal sabem que no momento em que se contrata uma analista de redes sociais, ou um profissional dedicado exclusivamente a essa mídia, o investimento já começou.

Hoje, nossa missão, enquanto profissionais de marketing focado em educação, é provar para esses gestores que vale a pena investir nas redes sociais. Mas como fazer isso? Mostrando os resultados e benefícios que apenas essas mídias podem acarretar.

Vamos dar aqui algumas dicas que ajudarão você a convencer seu gestor de marketing a investir em mídias sociais:

5 dicas para convencer seu gestor de marketing a investir em mídias sociais

Dica 1: explique o funcionamento das mídias sociais

É importante que você esclareça para seu gestor a dinâmica das mídias sociais: quem produz o conteúdo, quem publica, da geração de um conteúdo relevante, do engajamento, do relacionamento com aluno. Foque sua apresentação em dois pontos cruciais: captação e retenção. É importante mostrar as mídias sociais como um meio para o marketing trabalhar esses dois pontos.

Alguns conteúdos que podem auxiliar você a entender a dinâmica das redes sociais:

Dica 2: mostre o monitoramento como uma fonte de informação estratégica para tomada de decisão

Utilizando uma solução de monitoramento inteligente como o Planeta Y, seu gestor vai identificar os pontos fortes e fracos da IES; vai poder compreender melhor as expectativas e necessidades dos alunos; vai saber a opinião deles em relação a determinados assuntos. Todas essas informações poderão servir de base para a tomada de decisão.

Além disso, é importante mostrar para ele as oportunidades de captação e como você pretende trabalhá-las; mostrar que por meio da implantação do processo de SAC 3.0 as mídias sociais podem se tornar um canal de comunicação com seu aluno, influenciando diretamente na retenção deles.

O conceito de Capital Social exclusivo da ferramenta também vale ser destacado, pois pode funcionar como um termômetro da saúde da marca.

Dica 3: desmistifique que mídias sociais são gratuitas

Agir com transparência é fundamental. Por isso, é preciso desmistificar a ideia que mídias sociais não precisam de investimento. Precisam sim, como já sabemos. Nesse post nós mostramos exatamente qual seria o investimento mensal necessário para a criação de uma equipe de mídias sociais para uma IES com 10 cursos.

Porém, mostre o investimento já com uma estimativa dos resultados que poderão ser atingidos com ele. Escrevemos recentemente um texto sobre ROI (Retorno sobre o Investimento) que poderá ser um norteador para sua análise. Ali mostramos que um trabalho de captação bem feito nas mídias sociais já justifica o investimento em uma ferramenta de monitoramento e um analista de mídias sociais.

Dica 4: compare com as mídias tradicionais

É importante que você faça um comparativo do investimento em mídias sociais e os resultados efetivos com os investimentos em mídias tradicionais e seus impactos. É sabido que cada mídia tem um objetivo. Por isso, na análise que você vai apresentar ao seu gestor vale destacar uma. Sugerimos que o destaque seja para a captação.

Vamos dar um exemplo para análise:

Mídias Sociais

Por meio das métricas disponibilizadas pelas mídias sociais, é possível comprovar que um prospect que a equipe de marketing identificou por meio do monitoramento fez a inscrição no vestibular e se matriculou. Os rastros digitais também permitem essas identificações. Quantos alunos você precisa captar para justificar o investimento nessa mídia?

Analista exclusivo – R$ 1.200 (média)
Ferramenta de monitoramento – R$ 800 (média)
Custos extras – R$ 2.000
TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 4.000/mês – R$ 48.000/ano

Sabendo que a IES esta investindo R$ 48 mil reais por ano para trabalharmos Captação via mídias sociais, como poderemos mostrar um retorno sobre esse investimento?

Se a mensalidade da minha IES para o curso de Direito é R$ 1.000, eu preciso, então, captar no mínimo 4 alunos via mídias sociais. Por que? 4 alunos x R$ 12 mil (mensalidades anuais) = R$ 48 mil no ano. Esses quatro alunos já pagariam o investimento em mídias só no primeiro ano de estudo. Os outros 3 anos de faculdade seriam destinados a outros custos da IES.

Televisão

Utilizando o mesmo exemplo acima, vamos pensar em um investimento feito com um VT de 30 segundos da sua campanha de vestibular. Sabemos que o valor do anúncio vai depender do programa e horário escolhido, além da região e emissora. Mas vamos pensar em um horário nobre, na Globo. A média de um anúncio com alcance estadual de acordo com pesquisa que fizemos no mercado está em torno de R$ 100 mil (para apenas 10 inserções).

Produção do VT: R$ 20 mil
Veiculação: R$ 100 mil
TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 120 mil

Se a mensalidade do curso de Direito é R$ 1.000 e a cada ano o aluno traz para a IES R$ 12.000, vamos precisar de 10 alunos para justificar esse investimento. Será que apenas 10 inserções na TV consegue nos trazer 10 alunos? É esse tipo de reflexão que você pode trazer pro seu gestor.

Dica 5: mostre as mídias sociais como uma estratégia complementar e não substitutiva

É importante deixar claro para seu gestor que as mídias sociais não devem substituir as mídias tradicionais, mas sim complementar a estratégia de marketing da IES. Lembrando a ele sempre que as mídias sociais são um trabalho contínuo, ao longo de todo o ano. Não devem ser utilizadas apenas em casos de campanhas. E é por ser contínuo que o benefício se estende para todas as áreas da IES, pois vai facilitar a comunicação dos alunos com os setores, o relacionamento deles com a marca, melhorando a reputação e o Capital Social da IES.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.