Olá, sou Marcus Aquenaton – CEO do Planeta Y – a única plataforma de monitoramento exclusiva em instituições de ensino.

Estava aqui pensando no seguinte:

A fan page, o ambiente digital de uma instituição é a extensão do campus universitário.

Então, vamos imaginar, estamos aqui andando pelo campus de um centro universitário.

Existem alunos aqui dentro, esses alunos estão conversando entre eles, falando sobre seus gostos, o que eles vão fazer na sexta-feira, no final de semana, mas ao mesmo tempo, eles também podem estar falando sobre a instituição.

Só que enquanto a gente está aqui andando e tendo essa conversa, nós não temos a menor ideia do que é que eles estão pensando.

A gente não consegue captar o pensamento deles.

Tudo isso está contido, dentro de sala de aula, conversando entre eles, a gente não sabe o que é que eles estão organizando, quais ideias, opiniões, discussões que eles tem.

Da mesma forma que os alunos dentro de uma sala de aula se sentam em grupos por afinidade, eles também são amigos e participam de grupos e de páginas nas mídias sociais também por afinidade.

Enquanto eles estão em sala de aula a gente não sabe o que eles estão pensando e qual a percepção que eles tem com relação à instituição, e nós não conseguimos, portanto, captar e resolver possíveis problemas.

Agora, na rede social, sendo uma extensão do campus universitário, nós conseguimos monitorar isso. Então, a gente consegue de uma certa forma captar os pensamentos, aquilo que eles sentem sobre a instituição, o que eles querem ou esperam da instituição e é possível nós como instituição, conversar com eles ou então ter uma percepção para resolver algo e surpreendê-los.

É interessante a ideia de conversar com os alunos, pois muitas vezes as instituições não estão abertas a conversa, elas ainda não tem essa cultura de conversar com o aluno.

Como melhorar a comunicação entre a instituição e os alunos?

Um programa de mídias sociais bem estruturado pode ajudar sua instituição de ensino a reduzir ruídos de comunicação e ampliar o relacionamento com alunos e candidatos.

Leia nossos artigos e baixe nossos e-books gratuitamente.

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
  • O professor e um comunicador, que alem de materia e conceitos tambem transmite aos alunos ideias, opinioes, conselhos e valores. Por esse motivo, a maneira como o professor transmite essas informacoes e de grande importancia para o desenvolvimento dos estudantes.