Você sabia que existem oportunidades de captação de alunos nas redes sociais que a sua instituição de ensino pode não identificar?

Os gestores e profissionais de marketing das IES questionam com frequência sobre a eficácia e, principalmente, sobre o retorno que as mídias sociais podem proporcionar para suas IES. Mas será que você e sua equipe têm conseguido realmente explorar todas as possibilidades que essas mídias conseguem proporcionar hoje?

Surpreenda-se com a quantidade de oportunidades que as mídias sociais podem oferecer para sua IES e entenda como esses dados poderão te ajudar a criar significado sobre a importância das mídias sociais para o seu gestor.

Mídias sociais: um mar de oportunidades!

As mídias sociais produzem diariamente um volume imenso de interações. Muitas vezes os analistas de mídias sociais não conseguem acompanhar e identificar todas as solicitações, não é verdade?

Se você não tem uma ferramenta de monitoramento de redes sociais, provavelmente o seu analista só terá acesso às publicações que seus alunos enviaram diretamente para a sua IES.

Não é vantagem para a sua Instituição de Ensino “perder” uma oportunidade de interação com um aluno ou um futuro aluno. Por exemplo: um aluno pergunta para sua rede qual instituição de ensino ele deve estudar: Universidade X ou Faculdade Y? Imagine que sua IES é a Universidade X, e você não conseguiu identificar essa menção porque a sua IES não foi marcada.

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Esse exemplo é realidade de muitas instituições de ensino hoje, que ainda não enxergaram o poder e a quantidade de oportunidades que as mídias sociais podem proporcionar.

Mas, como identificar essas oportunidades nas mídias sociais?

A primeira barreira é o analista receber apenas as publicações que fazem referência explicita a sua marca educacional. Nem sempre os alunos interessados em estudar na sua Instituição a chamarão pelo nome oficial, muitas vezes são utilizadas algumas abreviações e até mesmo “apelidos” carinhosos.

Esse é o primeiro passo para conseguir identificar oportunidades, expandir o relacionamento com seus alunos interessados e transformá-los em potenciais alunos.

Pesquise como sua IES é conhecida fora do campus, como seus alunos gostam de chama-la e de que forma a sua comunidade acadêmica a enxerga. Essa rápida pesquisa já irá auxiliar na criação e no posicionamento de conteúdos relacionados a sua IES. Faça o teste!

E como criar significado no meu gestor sobre as mídias sociais?

Sabemos que um dos indicadores mais importantes para a sua Instituição de Ensino é a captação de alunos. Afinal, grande parte das ações de marketing que criamos tem essa finalidade, não é mesmo?

O cenário de grande parte das Instituições de Ensino do país é de grande dificuldade para obter orçamento destinado ao marketing digital e, principalmente, às mídias sociais. Isso porque as mídias sociais têm foco em relacionamento, e nem sempre é fácil demonstrar o impacto que esse relacionamento tem na captação de novos alunos.

O primeiro passo para convencer o seu gestor a investir nas mídias sociais é mostrar a ele que existem muitas oportunidades nessas mídias que não estão sendo trabalhadas assertivamente.

Quando ele enxergar a quantidade de oportunidades que estão sendo perdidas dará mais atenção a esse canal e abrirá espaço para você apresentar uma estratégia mais consistente para as mídias sociais.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.