O ano de 2020 está sendo marcado por desafios. Nós do Planeta Y abordamos aqui no blog os desafios e legados pós crise, pois vimos que após o isolamento social deixaram  legados e aprendizados para o âmbito educacional. Sendo um desses legados o relacionamento com alunos através das mídias sociais. 

Diante da crise percebemos o quanto as mídias sociais se tornaram um canal oficial para as Instituições. Além de ter sido o porta-voz de toda comunidade acadêmica, foram nas mídias sociais que surgiram os primeiros sinais, desse modo, as IES que estavam monitorando saíram na frente.

Portanto, neste texto falaremos sobre como conquistar a confiança dos alunos nas mídias sociais.

Experiência nas mídias sociais

Antes de tudo iniciaremos falando sobre quais são as experiências que seus alunos têm nas mídias sociais. 

Quando um aluno encontra-se insatisfeito com a instituição, um dos canais mais usado para expor a insatisfação são as redes sociais por ter um grande alcance e poder imenso de compartilhamento, seja ele de fatos bons ou ruins.

O relacionamento com o aluno ocorre desde a portaria, biblioteca, secretaria, salas de aulas, espaços de vivências, cantinas entre outros, a todo instante a IES comunica-se com o aluno.

Porém, o aluno pode escolher outro meio para relacionar-se com a IES: As mídias sociais, o meio de maior repercussão e alcance. 

Sabendo que as redes sociais é relacionamento, sua IES se relaciona com o público de maneira positiva ou negativa ?

Se a sua resposta for positiva, e sua IES gera confiança e uma experiência memorável, então ótimo, continue a execução do seu planejamento estratégico para continuar a reter e converter mais alunos. Porém, se sua resposta foi negativa, precisamos avaliar os seus métodos. 

Experiência memorável 

Um dos principais objetivos para um bom relacionamento é criar uma experiência memorável com seu aluno. 

O QUE É EXPERIÊNCIA? é tudo aquilo que experimentamos, o que vivenciamos.

O QUE É MEMORÁVEL? é tudo aquilo que não esqueceremos com facilidade, o que facilmente vem em nossa mente.

Conhecendo bem os termos, agora vamos juntá-los. Ao criarmos uma boa experiência memorável com nosso aluno, sempre associaram a sensação experimentada à pessoa ou marca responsável.

Quando sua IES proporciona boas experiências, ela: 

  1. Conquista novos alunos;
  2. Fideliza e Retém os atuais alunos;
  3. Causa o desejo de Transferência Externa ao aluno de outra IES;
  4. Causa o desejo de Reabertura de Matrícula a alunos que abandonaram ou trancaram seu curso.

Boas experiências devem ser proporcionadas nas mídias sociais quando seu aluno chega com dúvidas e reclamações, mas também devem ser proporcionadas em toda a infraestrutura da IES, da portaria a sala de aula. 

Como conquistar a confiança do aluno nas mídias sociais?

Falamos que as boas experiências devem ser proporcionadas em todos os setores da IES, não somente nas mídias sociais. Com isso, precisamos alinhar dois pontos para gerar a confiança nos alunos, que são: 

  • Discurso Interno (Dentro do Campus);
  • Discurso Externo (Mídias Sociais);

Imagine a seguinte situação:

Você é um aluno, acabou de sair da secretaria geral após 2 horas de espera e sem resolver o seu problema, você está indignado pela demora e mal atendimento. Logo depois, você abre o aplicativo do Instagram e vê uma postagem da IES que estuda, falando sobre agilidade e cordialidade no atendimento, ressaltando como um diferencial.

O que você faria?

Muito provavelmente, você iria expor a sua experiência negativa para as pessoas, indo de contramão com o que estava sendo discursado pela sua IES.

Conseguiu visualizar a importância do alinhamento entre os discurso interno e externo? 

Aqui estão 5 dicas para conquistar a confiança do seu aluno nas mídias sociais:

  1. Alinhe o discurso interno e externo da sua IES;
  2. Sempre responda às solicitações e citações com o máximo de agilidade, feitos por parte dos alunos e candidatos;
  3. Tenha um Manual de Políticas de Uso das Mídias Sociais e um manual de gerenciamento de crise nas mídias sociais para sua equipe se orientar em cada situação;
  4. Produza conteúdo que promova a interação entre a IES e o aluno;
  5. Trabalhe os indicadores de mercado (empregabilidade, infraestrutura, localização, atuação ética e etc). Com isso sua IES entregará valor gerando autoridade.

Assim, vimos que a base da confiança de um aluno é o relacionamento, e suas experiências dentro do campus, podem resultar em uma ação (comentário, compartilhamento ou até evasão da sua IES) nas Mídias Sociais.

Gostou desse texto? Sugiro a leitura do e-book, manual de gerenciamento de crise nas mídias sociais o qual fala da importância do relacionamento e monitoramento para gerenciar crises nas mídias sociais.

Morais Equipe Planeta Y: