Como está o relacionamento da sua instituição de ensino com os candidatos e alunos nas mídias sociais?

Segundo pesquisa feita pelo Planeta Y sobre as IES no Brasil, quase 85% das Instituições de ensino perdem oportunidades de relacionamento com candidatos e alunos nas mídias sociais, seja pela demora em responder ou por transferir o atendimento para outro canal, como o 0800 da IES.

No post de hoje, gostaria de compartilhar o vídeo “Como pode ser a relação entre candidato e instituição de ensino através das mídias sociais?”, o segundo dos 4 vídeos da minha entrevista para a Revista Ensino Superior. Confira abaixo os principais pontos abordados no vídeo.

Mudança de comportamento

Não é novidade que a tecnologia mudou a forma como nos relacionamos. Estamos conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. E não é diferente com seus jovens estudantes e candidatos.

Os jovens das gerações Y e Z estão acostumados à rapidez, ao agora. Não querem esperar, são exigentes e prezam pelo relacionamento com as marcas, principalmente nas mídias sociais.

Isso significa que seus candidatos e alunos não querem ser somente um número de atendimento ou um índice de faturamento da sua IES. Eles querem que ter sua voz ouvida e sentir que sua Instituição se importa, não somente no período da captação, mas principalmente durante toda sua jornada acadêmica.

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Se relacione no canal escolhido

Esses jovens das novas gerações esperam que a sua instituição de ensino esteja preparada para atendê-los e se relacionar no canal escolhido por eles e, principalmente, que sua equipe resolva seus problemas e atenda suas necessidades.

E muitas vezes, o canal escolhido por esses jovens não será aquele que sua IES considera conveniente, mas sim um de seus canais digitais, principalmente suas mídias sociais.

Encaminhar o candidato ou aluno para o 0800 e esperar que os problemas sejam resolvidos não é a melhor estratégia para sua IES, principalmente se ela deseja se relacionar com a nova geração de matriculados.

Não estou exagerando, olha só os dados do relatório anual Internet Trends 2016, elaborado por Mary Meeker, que mostrou a preferência de canal de atendimento de cada geração.

Como podemos ver na imagem acima, dentre os entrevistados da Geração Y, nascidos entre 1981 e 1999, 69% dizem preferir ser atendidos pelos canais digitais da empresa, sendo que 24% disseram optar pelas mídias sociais.

Somente 12% dos jovens da geração Y dizem optar pelo atendimento via telefone, sendo a última opção do jovem candidato ou aluno da sua IES.

Mídia social é um canal de relacionamento

Quando seu aluno ou candidato procura sua Instituição de ensino nas mídias sociais, ele quer ser ouvido, ter suas necessidades atendidas e seus problemas resolvidos.

Infelizmente, no mercado educacional, ainda são poucas as instituições que utilizam as mídias sociais como um canal de relacionamento, limitando-as, muitas vezes, a serem somente um canal de entretenimento.

As mídias sociais da sua IES são um canal de relacionamento e deve ser uma ferramenta de escuta de dúvidas, objeções e necessidades.

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Se um aluno ou candidato entrar em contato com sua IES, por meio do Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, ele não ficará contente se for transferido para outro canal.

Esteja atento para atendê-lo no canal escolhido por ele. Treine seu analista de mídias sociais sobre como atender e encantar, enxergar nas entrelinhas e se aprofundar, juntamente com os setores internos da IES, na resolução do problema ou necessidade.

Caso a experiência desse aluno ou candidato seja negativa, muito provavelmente ele:

  • Não irá mais confiar nas suas mídias sociais como um canal de atendimento
  • No momento que quiser ir embora e desistir do curso, ele não irá avisar sua IES.
  • Nunca te dirá o motivo que o levou a desistir da sua instituição
  • Irá dizer para todos o quanto ficou insatisfeito em estudar na sua IES

Isso poderá ser evitado se sua instituição de ensino entender a importância das mídias sociais na manutenção desse relacionamento e utilizar uma ferramenta adequada que monitore o que falam nas mídias sociais e auxilie o analista de mídias socais nessa tarefa.

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No texto dessa semana, compartilhei o segundo vídeo da minha entrevista para a Revista Ensino Superior. Confira o primeiro vídeo dessa série sobre “Como captar alunos nas mídias sociais em 365 dias ao ano e 24 horas por dia”.

Se você gostou do vídeo “Como pode ser a relação entre candidato e instituição de ensino através das mídias sociais? ” , sugiro a leitura do e-book 13 Desafios do Programa de Mídias Sociais para Instituições Privadas de Ensino Superior, que fala da importância e como utilizar as mídias sociais da sua IES para se relacionar com alunos e candidatos.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.