Como você planeja sua viagem de férias?

Se a sua resposta for: Planejo uma semana antes da viagem! Provavelmente você não encontrará passagens mais baratas, hospedagens à sua escolha, etc. Você terá que ‘abrir mão’ de certas vontades por causa do planejamento em cima da hora.

Se sua resposta for: Planejo 12 meses ou 6 meses antes da viagem! O cenário já muda em relação à primeira resposta. Provavelmente você conseguirá uma passagem mais em conta, muitos hotéis à sua escolha, etc.

Usei esta história para você enxergar que, tudo que é bem planejado, tende à ser realizado da maneira a qual esperamos.

Mas eu também entendo que, imprevistos são comuns e aceitáveis. É inevitável! E não se engane, imprevistos também estão presentes nas redes sociais de uma IES.

Lembre-se: Essa afirmativa não te dá 100% de certeza de que tudo saíra como você planejou. Mas as probabilidades de dar certo, são maiores.

Assim como é em nosso dia-a-dia, a organização também funciona nas estratégias de Mídias Sociais para sua IES.

Se você ainda não desenhou a estratégia de um Calendário Editorial de Mídias Sociais Educacionais, fique comigo!

ORGANIZAÇÃO É A ESTRATÉGIA

calendário editorial de mídias sociais - Organização é a Estratégia

A organização faz parte de uma estratégia. Desde o briefing coletado em um brainstorm para ideias iniciais de conteúdos, desde produção até a divulgação nas mídias sociais e a mensuração dos resultados. 

A periodicidade das publicações, tipos de conteúdos, horários, abordagens, datas sazonais, etc, tudo isso faz parte da organização da estratégia de conteúdo para as mídias sociais de sua IES.

Não é uma tarefa fácil! Organização é questão de colocar em prática repetidas vezes até que soe natural esse processo.

Quando falamos em Mídias Sociais, estamos falando em dinamicidade.

Como assim?

Sabe aquela notícia que sai na mídia e logo depois se torna viral nas mídias sociais? Com certeza isso não estaria programado em seu calendário.

Então fique atento ao comportamento natural daquilo que acontece nos perfis sociais de sua IES. Ok?

Mais adiante no texto falarei melhor sobre isso! Continue acompanhando!

O QUE É UM CALENDÁRIO EDITORIAL DE MÍDIAS SOCIAIS?

calendário editorial de mídias sociais - O que é um Calendário Editorial de Mídias Sociais para IES

O calendário editorial de mídias sociais pode ser um documento ou planilha onde contenha de forma organizada todo o conteúdo à ser executado durante um determinado período de tempo. Geralmente é mensal, bissemanal ou semanal.

Um calendário de qualidade deve conter estes dados e informações:

  • Campos divididos em dias da semana;
  • Prioridades;
  • Responsáveis pelo trabalho;
  • Categorias;
  • Etc;

Estes são alguns campos que você terá que ter em seu calendário de postagens. Eles ajudarão você a ganhar tempo e organizar de forma adequada as demandas!

POR QUE MINHA IES PRECISA DE UM CALENDÁRIO EDITORIAL DE MÍDIAS SOCIAIS?

calendário editorial de mídias sociais - Por que sua IES deve ter um Calendário Editorial de Mídias Sociais 

De um modo geral, ele ajuda a melhorar os processos entre o líder e sua equipe, tornando assim,  fluentes e ágeis as publicações.

Anote este próximo tópico:

Veja algumas das vantagens de ter um calendário editorial na estratégia de mídias sociais de sua IES:

  • Ideia a longo prazo das estratégias;
  • Controle das demandas;
  • Controle de quem é o responsável por cada publicação ou conteúdo;
  • Sabe exatamente o que foi feito e que horas foi colocado no ar;
  • Garante mais tempo para a preparação de conteúdos;
  • Deixa organizado de um modo geral todo o trabalho à ser executado;

Lembre-se que, o calendário tem que se tornar algo natural nos processos do setor de Marketing e Comunicação da sua Instituição. Como citamos acima, tem que soar natural.

Com o tempo, utilizando o calendário em todas as ações, o processo além de natural, se tornará essencial.

Não perca a sensibilidade.

Se precisar mudar alguma publicação em virtude de um acontecimento inesperado ou algo focado em sua estratégia, faça.

Veja alguns exemplos de empresas – de outros segmentos – que utilizaram de acontecimentos e eventos em tempo real e também de um bom planejamento para incluírem e se relacionarem nas mídias sociais:

OREO

 

Este é um exemplo da marca de biscoitos OREO. Este tweet teve grande repercussão pela interação com o evento americano, Super Bowl, quando aconteceu um apagão de 34 minutos.

 

PONTO FRIO

calendário editorial de mídias sociais - exemplo ponto frio

Já neste exemplo da rede de varejos brasileira, Ponto Frio, ela aproveitou o fim da série Breaking Bad para fazer um tweet que conduziria seus seguidores – provavelmente fãs do seriado – para uma página de vendas de um box com os dvd’s da série!

Quer outro exemplo?

Um case famoso da agência internacional, Huge, é o post da empresa de queijos, President Chesse. Eles demoraram cerca de dois meses para planejar este tweet. Foi um dos que mais geraram resultados de engajamentos para a empresa.

calendário editorial de mídias sociais - exemplo president-cheese

 

Confira mais informações sobre este case neste link!

Exemplos como estes afirmam que estar presente nas mídias sociais é também ficar atento aos acontecimentos que surgem no dia-a-dia.

Eles podem ser verdadeiros impulsionadores de engajamentos entre a sua IES e seus fãs/seguidores. É claro, caso você consiga associar um determinado acontecimento ao âmbito de sua IES.

E também, reafirmam que, planejar com antecedência os conteúdos de suas contas, podem sim gerar resultados incríveis para sua IES.

FOCO NAS PERSONAS

 calendário editorial de mídias sociais - Foco nas Personas

De nada adianta produzir um calendário editorial completo, com posts diversificados, dias específicos e diversas abordagens, se você não estiver comunicando com suas personas.

 PERSONA

“A persona é um personagem fictício que representa as principais     

características e objetivos de um grupo de clientes, identificado e

selecionado como um alvo chave para a empresa”  

Imagine a situação:

Sua IES produz um anúncio no Facebook sobre o curso de Direito e somente alunos/candidatos de Medicina visualizam seu anúncio.

Você acha que este anúncio teria êxito?

Eu creio que não, pois este anúncio não estava direcionado para quem deveria estar – alunos/candidatos de direito.

Se você quiser saber mais sobre o que é uma persona e como construir um perfil bem sucedido para sua IES, clique aqui!

TIPOS DE CONTEÚDO

calendário editorial de mídias sociais - Tipos de Conteúdos

O calendário editorial da sua IES deve conter diferentes formatos de conteúdos.

Ter essa diversidade em seu calendário é extremamente importante. Geralmente você não atingirá todas os fãs/seguidores de sua IES com um único tipo de conteúdo.

Se uma pessoa foi impactada por um post na Fanpage da Instituição, já a outra, será impactada por um tweet.

Essa diversidade faz com que o alcance do seu conteúdo chegue até um número maior de pessoas.

Como sempre quero deixar claro para você, vou te dar alguns exemplos de tipos de conteúdos que você pode explorar no calendário editorial de mídias sociais sua IES.

Anote:

  • Posts no Facebook
  • Posts no Twitter (Tweets)
  • Imagens
  • Ilustrações
  • Vídeos curtos
  • Ebooks
  • Infográficos
  • Cases
  • E muito mais!

Com uma grande variação de conteúdo, sua IES será dinâmica nas abordagens e atrairá pelo gosto particular de cada fã/seguidor.

Se você quiser saber o tamanho ideal das imagens de cada rede social, clique aqui!

SEJA NATURAL

calendário editorial de mídias sociais - Agir naturalmente

Agir de forma natural não significa ser desorganizado e deixar tudo acontecer sem organização!

Lembra dos posts da Oreo e Ponto Frio?

Então, são ótimos exemplos para sua IES se inspirar.

Fique atento aos comentários, quais são os posts que estão com um alto índice de engajamento, sobre o que os alunos estão comentando sobre sua IES na Fanpage, da mesma maneira no Twitter.

Veja este exemplo:

Se você programou no calendário um post sobre Matrículas no dia X e você está percebendo que muitas pessoas estão buscando informações sobre renovação do FIES em sua página, faça um post sobre renovação do FIES. 

Mas como saber?

Através do monitoramento das mídias sociais e do SAC 3.0, você terá uma visão completa sobre o que as pessoas estão buscando nas mídias sociais de sua IES. Com o Planeta Y isso é possível!

Por que?

Porque você saberá o que seus fãs/seguidores estão querendo saber naquele exato momento. 

Simples assim.

Ter essa sensibilidade é fundamental para dar o direcionamento correto. Isso é feito por meio do Monitoramento das Mídias Sociais de sua IES.

Quer saber mais sobre como como Monitorar as Mídias Sociais de sua IES? Clique aqui.

COMO CRIAR UM CALENDÁRIO EDITORIAL PARA AS MÍDIAS SOCIAIS DA SUA IES

 calendário editorial de mídias sociais - Como fazer um Calendário Editorial de Mídias Sociais

Se sua IES ainda não tem um calendário editorial, sem problemas. Ajudaremos você a construir um.

Para facilitar ainda mais o processo, criamos um template de um Calendário Editorial de Mídias Sociais, semelhante a um calendário de Blog, para você fazer o download.

Faça o download agora do Calendário Editorial de Mídias Sociais da sua IES, é só clicar aqui!

No template do Calendário Editorial, antes de incluir qualquer informação, tomamos como prioridade, definir o repertório da marca.

O que é isso?

Veja abaixo:

calendário editorial de mídias sociais - repertório da marca

São informações estratégicas, dividas por categorias que fazem parte do cotidiano da marca.

Com esse repertório feito, você terá uma visão completa do que abordar e planejar no Calendário Editorial da sua IES.

Outro ponto essencial, que dará a abordagem dos conteúdos são as prioridades!

Veja como exemplo:

Calendário Editorial de Mídias Sociais - Prioridades

Você observou que coloquei em quatro cores – amarelo, rosa escuro, rosa claro e verde?

Justamente para você distinguir em seu calendário, qual a categoria e qual a abordagem daquele determinado assunto.

Veja um exemplo finalizado:

calendário editorial de mídias sociais - Calendário Editorial

Antes de montá-lo, de reforçar com você estes 3 tópicos para a construção e manutenção do seu calendário:

#1 DESCUBRA O QUE É DE INTERESSE DAS PERSONAS

Como ressaltei acima, saber o que você irá divulgar e para quem  nas mídias sociais de suas IES, é um passo muito importante e que poderá trazer bons resultados.

Quer uma dica?

Usando a nuvem de palavras do Planeta Y,  você poderá encontrar todas as palavras-chave mais usadas pelos alunos da sua Instituição de Ensino. Este recurso é muito importante para você entender melhor sua audiência.

Todos estes dados darão a você alguns insights importantes para saber o que realmente seus seguidores querem consumir de informação.

#2 DECIDA A PERIODICIDADE DO CONTEÚDO

A constância de postagens é melhor do que a quantidade. Pense comigo, você posta 3 vezes ao dia durante uma semana na fanpage de sua IES e depois, durante 3 semanas, fica sem postar.

Não vai adiantar!

Uma das funções principais de um calendário editorial de mídias sociais para instituições de ensino superior  , é justamente organizar os conteúdos para que possa haver uma constância das publicações.

Por exemplo:

No Planeta Y, também é possível saber quais são os dias da semana e os horários de pico onde surgem mais oportunidades de relacionamento da IES com alunos, candidatos e comunidade.

#3 DELEGUE FUNÇÕES

Sei que atualmente muitas Instituições de Ensino Superior, não possuem uma grande equipe no departamento de Marketing e Comunicação. Geralmente são 1 ou 2 pessoas resposáveis pelo setor.

Agora, se é somente você, não se preocupe. Basta que você compreenda todos estes simples passos que abordei aqui e coloque-os em prática no Calendário Editorial.

Ok?

Agora, para uma IES que já possui um setor com um número maior de profissionais, veja abaixo!

Ao delegar funções e responsabilidades, você terá todo o controle de cada pessoa responsável por algum determinado conteúdo programado.

Assim fica mais fácil administrar os conteúdos.

Lembre-se: O trabalho em equipe é fundamental. Contar com ajuda de outras pessoas (caso as tenha) de sua equipe é contribuir para enriquecer a produção de conteúdo.

CONCLUSÃO

O Calendário Editorial de Mídias Sociais Educacionais é uma ferramenta preciosa e que precisa estar incluída na estratégia de mídias sociais de sua IES.

Além de melhorar os fluxos dos trabalhos realizados por você e sua equipe,, o calendário editorial garante a constância na produção dos conteúdos.

Agir naturalmente pode ser uma excelente opção para criar posts incríveis e notáveis. Mas também, planejar com antecedência os conteúdos de forma correta e estratégica é necessário.

Anote isso, novamente: Constância é melhor do que quantidade!

Agora, você tem a chance de criar um Calendário Editorial de qualidade e que trará bons resultados nos trabalhos do Programa de Mídias Sociais de sua IES.

Alguma dúvida? É só escrever para: aquenaton@planetay.com.br

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais.

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.