Cada nova página que seu aluno curte no Facebook é uma ameaça ao alcance orgânico da página do Facebook da sua IES. E esse número tem apenas aumentado! De acordo com dados do Diretor de Produtos do Facebook, o número de páginas curtidas por um usuário padrão aumentou em 50% só no último ano. Ou seja, existe mais conteúdo disputando a atenção do seu aluno, nas redes sociais.

Por isso, muitas IES estão enfrentando uma drástica diminuição no alcance orgânico de suas páginas do Facebook, ou seja, o número de alunos que recebem suas postagens em suas timelines diminuiu.

PORQUE O ALCANCE ORGÂNICO DA PÁGINA FACEBOOK DA MINHA IES ESTÁ CAINDO?

Com mais conteúdo sendo produzido e compartilhado no Facebook, a plataforma está privilegiando aquelas páginas que produzem conteúdos mais relevantes para seus usuários. Sem esse filtro do Facebook, seu aluno teria acesso a mais de 15.000 histórias em sua Linha do Tempo, a cada vez que entrasse no site! Assim, se o alcance orgânico da página do Facebook da sua IES está diminuindo, encare isso como um alerta: o conteúdo produzido por você precisa ser mais relevante para sua comunidade acadêmica!

COMO AUMENTAR O ALCANCE ORGÂNICO DA PÁGINA DO FACEBOOK DA MINHA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SEM INVESTIR EM ANÚNCIOS?

Muitos departamentos de marketing de Instituições de Ensino, quando se deparam com a diminuição do alcance orgânico do facebook da IES, adotam uma única solução: investem em anúncios patrocinados no Facebook.

Por mais que essa seja uma medida efetiva – uma vez que isso aumenta drasticamente o número de alunos e candidatos que visualizam suas postagens – é uma solução paliativa e não resolve seus problemas a longo prazo.

Para não ficar dependente do investimento de verba no Facebook, você deve produzir conteúdos que realmente interessam os alunos que estudam ou candidatos que querem estudar na sua Instituição de Ensino.

Veja dicas valiosas para turbinar sua produção de conteúdo e aumentar o alcance orgânico da página do Facebook da sua IES:

USE BOM HUMOR PARA AUMENTAR ALCANCE ORGÂNICO DO FACEBOOK

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Os alunos querem consumir, cada vez mais, conteúdos com que eles possam se identificar. Textos longos e extensos, com linguagem pesada e técnica – nem pensar, a maioria das pessoas que usam Facebook, apenas passam o olho nas publicações com o mouse frenético na barra de rolagem!

Na hora de produzir o conteúdo para Facebook, pense como seus alunos se expressam e se comunique buscando referências que eles também possuem – como acontecimentos recentes, músicas, filmes e até mesmo memes populares nas redes sociais!

Essa dica vale, inclusive, para mensagens de cunho institucional. Ao se identificarem com sua produção de conteúdo para Facebook, a chance dos seus alunos curtirem, marcarem amigos ou compartilharem é muito maior – e consequentemente, você conseguirá aumentar o alcance orgânico Facebook da página da sua IES também!

INCENTIVE A INTERAÇÃO COM A PÁGINA PARA AUMENTAR ALCANCE ORGÂNICO NO FACEBOOK

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Está comprovado: os alunos adoram interagir no facebook e nas redes sociais, mostrando aonde estão, com quem estão e o que pensam. Sabendo desse comportamento, use o monitoramento de redes sociais para identificar os alunos que enviam conteúdo para as redes sociais que são relacionados a sua Instituição de Ensino!

Que tal repostar esse conteúdo na sua página e dar os créditos da imagem ao aluno ou ao candidato? Além de aumentar o engajamento dos alunos com sua Instituição no Facebook, você ainda incentiva outros alunos a enviarem fotos e conteúdos relacionados. Repostar fotos no Facebook citando créditos é uma ótima ação de marketing de relacionamento, que aumenta o alcance orgânico do Facebook da sua IES! 

AUMENTE O ALCANCE ORGÂNICO NO FACEBOOK FAZENDO PERGUNTAS CRIATIVAS NAS SUAS POSTAGENS

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Realizar pequenas perguntas ou desafios no Facebook para seus alunos (e potenciais alunos!) é uma ótima forma de prender a atenção da sua audiência na sua página do Facebook. Além de ser uma forma rápida e prática de se relacionar com os alunos, fazer perguntas demonstra que sua Instituição não é centrada em apenas em falar da própria marca. Ao publicar conteúdos desse tipo, invista na publicação de imagens: elas são mais fáceis de ler e tem uma maior chance de serem compartilhadas – e atingirem um maior número de pessoas. Não se esqueça de incluir no texto da postagem – ou na imagem – algum comando para orientar a ação do seu aluno!

Além do mercado educacional, muitas empresas multinacionais usam perguntas criativas para aumentar alcance orgânico do facebook.

TESTE DIFERENTES FORMATOS DE POSTAGEM PARA VER QUAL POSTAGEM AUMENTA ALCANCE ORGÂNICO DO FACEBOOK

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Seja criativo nas suas postagens de facebook e redes sociais: não publique apenas um tipo de formato de conteúdo! Poste links, imagens, vídeos e textos – essa diversidade torna sua página mais dinâmica e mais atrativa para os alunos e prospects.

Isso ajuda na propagação de seu conteúdo na rede, ou seja, gera mais visibilidade e alcance para suas publicações no facebook. Além disso, você pode testar qual formato é mais aceito por sua comunidade e qual gera mais engajamento – e aumentar o número de publicações desse tipo de conteúdo.

Com certeza seu alcance orgânico do Facebook vai aumentar, sem que você tenha que gastar nem um centavo com Anúncios no Facebook!

TODA IES PODE AUMENTAR SEU ALCANCE ORGÂNICO NO FACEBOOK PARA ENCONTRAR OPORTUNIDADES DE CAPTAÇÃO DE ALUNOS

Nesse texto, você conheceu – no geral –  maneiras comprovadas de aumentar o número de alunos e candidatos que tem acesso às suas publicações no Facebook. Mas é importante lembrar que existem pontos específicos a cada Instituição de Ensino, ou seja, maneiras de engajar especificamente o seu aluno e candidato nas redes sociais.

Você já sabe como ele se comporta nas redes sociais e quais conteúdos ele mais gosta de receber?

Você pode descobrir todos esses poderosos insights realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o perfil do aluno que estuda ou quer estudar com você: qual rede social ele mais usa? em que horários? como ele se sente sobre sua marca e suas publicações no facebook?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.