Todos nós queremos produzir conteúdo para aumentar engajamento nas mídias sociais. Assim como também gostamos de ler conteúdos relevantes nas mídias sociais.

Compartilhar um conteúdo de sucesso deixa qualquer pessoa com orgulho, não é mesmo?

Para isso, precisamos entender os seguintes pontos para a construção de um conteúdo de sucesso:

·         Engajamento nas mídias sociais

Engajamento nas mídias sociais é o envolvimento, interação e influência que um indivíduo tem com a marca em suas mídias sociais ao longo do tempo.

O engajamento é a forma como uma marca e o seu público se conectam e interagem dentro de uma relação de proximidade.

É importante ter engajamento nas mídias sociais, pois as marcas que conseguem consumidores engajados vão além da satisfação. Os fãs desenvolvem uma relação de admiração e passam a ser verdadeiros embaixadores da empresa.

Com um engajamento maior nas suas postagens, as chances de alcançar novos seguidores e transformá-los em clientes são grandes. Além de poder atrair um público que você nem imaginava que pudesse se interessar pelo seu conteúdo e pelo seu negócio.

Isto será possível se forem utilizadas as técnicas corretas para gerar engajamento. Vamos a elas?

·         Relevância nas mídias sociais 

Relevância nas mídias sociais significa criar conteúdo que as pessoas o reconhecem como sendo importante e o destacam como indispensável.

Conteúdo como vídeo, post, link do seu blog quando passam a ser relevantes, fazem com que as pessoas conheçam sua marca e a considere nas mídias sociais.

Ter relevância nas redes sociais através de conteúdo faz parte de qualquer tática de marketing online. Por exemplo, se sua instituição de ensino possui páginas nas mídias é válido pensar em meios para aumentarem o engajamento dos alunos ou para atraírem novos alunos.

Mas, ter uma presença forte nas redes sociais e fazer um conteúdo de sucesso requer tempo de planejamento, de ajustes de erros e de persistência.

Sabendo disso, para ajudar a construir conteúdos de sucesso, trago dicas e segredos definitivos que podem contribuir para aumentar o seu engajamento nas mídias sociais.

 

7 segredos de conteúdo para aumentar o engajamento nas mídias sociais.

Conheça agora conteúdo para aumentar o engajamento nas mídias sociais!

1. Defina quem é o seu público

O primeiro segredo de sucesso é definir com quem você quer falar antes de pensar no conteúdo que será abordado, ou seja, é definir sua persona ou o perfil do cliente típico, com todas as suas principais características.

Para definir a sua persona, é preciso conhecer o perfil do seu cliente, assim saberá o que é mais relevante para o seu conteúdo.

Por exemplo, você tem uma escola de natação e quer fazer vídeo sobre dentistas, não é coerente, você concorda?

O mais importante é você conhecer bem quem é o seu público, quais são suas dores e do que eles gostam. Após investir tempo em conhecer sua persona, logo irá produzir conteúdo mais assertivo.

Um tipo de conteúdo relevante, independente do seu tema e nicho de mercado, é conteúdo em vídeo. Esse tipo de conteúdo é sucesso nas mídias sociais, gerando engajamento e maior alcance para sua postagem.

O fato de ser um conteúdo geralmente curto e atraente é uns dos motivos que faz o vídeo ser altamente consumido por usuários nas redes sociais, além de trazer um ótimo engajamento.

2. Crie conteúdo relevante

Após conhecer e definir com quem você quer conversar no seu conteúdo, é hora de definir o que vai produzir. Sabemos que nada substitui um conteúdo que atenda aos interesses e às expectativas do seu público.

Sinto lhe informar que esse texto não traz “fórmulas mágicas” para aumentar o seu engajamento nas redes sociais, mas trago informações que podem ajudar na produção de um conteúdo que agrade aos seus seguidores.

No entanto, é importante ter em mente que é preciso manter uma linha editorial que siga os objetivos do seu negócio.

Este é o segredo de qualquer conteúdo relevante: conheça o perfil do seu público, entenda suas dores, fale o que ele quer e/ou precisa ouvir e o ajude a encontrar as suas soluções.

Para ajudar seu o público, traga uma série de dicas, alguma novidade e muitos outros conteúdos que agreguem valor.

3. Fique atento ao mundo

Para produzir conteúdo relevante que atenda às expectativas e necessidades do seu público, é necessário ficar bem informado sobre tudo o que acontece. Ficar bem informando sobre o que acontece no mundo é essencial para aumentar o engajamento nas redes sociais.

Estar atento às oportunidades e posicionar-se a respeito de algum assunto que viralizou, pode ser um ótimo tema a ser abordado.

Mas, lembre-se de que tão importante quanto utilizar as novidades e as tendências do mercado é necessário avaliar se determinado posicionamento é valido para a sua organização.

4. O Momento certo

Cada usuário do seu conteúdo está em um funil social. Entender que cada pessoa está em uma determinada fase da jornada do consumidor é de extrema importância para realizar um conteúdo de sucesso.

Não é porque uma pessoa consumiu e interagiu com o seu conteúdo que ela está pronta para comprar. Por meio da análise do seu funil social, é possível traçar padrões de conhecimento que possibilitam identificar qual conteúdo a ser abordado e o melhor momento para fazê-lo.

Por exemplo, uma pessoa leu no seu conteúdo sobre os cursos que são oferecidos na sua IES. Analisando suas últimas interações nas mídias sociais, percebemos que ela curtiu 4 páginas pré-vestibulares e dicas de cursos, começou a participar de um fórum sobre o curso de direito e outro sobre as melhores faculdades da região.

Depois dessas informações, podemos inferir que o interesse desta pessoa nos cursos da sua IES reflete um estágio de conhecimento.

Ou seja, nesta fase ela precisará ser munida de informações para evoluir no funil até chegar no estágio de decisão e de compra.

O fato de realizar as ações conforme o momento em que o seu público se encontra, pode levar você a aumentar as suas taxas de conversão, otimizando a utilização do orçamento de marketing e aumentando o retorno do investimento (ROI) nas mídias sociais da empresa.

Está tudo interligado, percebe?!

5. Chame para ação

Chamar seu público para ação é utilizar o famoso Call to Action – CTA, ou seja, frases de ordem posicionadas estrategicamente ao longo do seu texto (ou ao final) e que ajudam na construção de um conteúdo de sucesso nas mídias sociais.

Utilizar CTAs que motivem ações como: pedir para seu leitor deixar um comentário, compartilhar ou curtir uma postagem, clicar em um link etc, funciona como um gatilho para promover seu conteúdo.

Após consumir um conteúdo bem escrito e relevante, com chamada para ações que complementam o seu momento de aprendizagem, as pessoas se motivam a promovê-lo e ficam mais tendenciosas a compartilhá-lo.

Use as chamadas para ação com sutileza, falando a linguagem da sua persona e de acordo com o seu objetivo para aquele conteúdo.

6. Foco na entrega

Após conhecer os 5 segredos listados acima, agora é hora de colocar tudo na mesa e produzir o seu conteúdo.

Até então, você conseguiu conhecer sua persona, definir qual conteúdo irá oferecer, ficou atento às novidades ao redor do mundo, soube em qual momento do processo de decisão está a sua persona e sabe chamá-la para ação.

Você conseguiu aplicar todos esses segredos na produção do seu conteúdo nas redes sociais, mas, na hora de realmente escrever o texto, você não entrega aquilo que o seu público quer ouvir. É como jogar um balde de gelo na sua audiência.

Lembre-se: não há coisa pior do que prometer algo e não entregar. Se você quer ter audiência e ter um ótimo engajamento, dedique-se ao seu conteúdo.

Não prometa algo no seu título e, no decorrer do seu conteúdo, não cumpra com o prometido. Isso afastará seu público e fará com que perca novos usuários. Tenha em mente que o seu objetivo sempre será ajudar o seu público em suas jornadas de decisões e aprendizagem.

7. Mantenha uma periodicidade

Após conquistar o seu público com o seu conteúdo, com certeza ele voltará aos seus canais digitais para conferir as novidades.

Mas, cuidado! Pois se ele voltar aos seus canais e o último post disponível for o de duas semanas atrás, com um conteúdo que ele já visualizou, com certeza as chances de ele retornar serão reduzidas.

É de extrema importância manter uma regularidade na publicação de conteúdo e deixar os leitores cientes disto.

Estabeleça metas, por exemplo: toda terça-feira publique post novo no blog e às quintas publique vídeo novo no canal do YouTube, entre outras ações periódicas. Assim, o seu público se acostumará a uma rotina de consumo de conteúdo e, com certeza, isso aumentará o seu engajamento nas mídias sociais.

Você conhece outros segredos para engajamento nas mídias sociais? Se sim, compartilhe conosco, se não, nos conte o que achou destes segredinhos que compartilhamos com você.

Leia também: Os 7 Passos para solucionar uma crise nas redes sociais.

 

 

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