Sabe aquela história de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Bem, na internet isso é mais do que verdade. Apesar de o conteúdo ser rei e um bom texto fazer toda a diferença, nada atrai mais a atenção de um aluno do que uma boa foto. E isso não é à toa. Em uma pesquisa apresentada no ano passado pelo conceituado MIT, cientistas chegaram à conclusão de que o cérebro humano consegue identificar imagens em uma velocidade de 13 milissegundos, um número bem mais alto do que aquele apresentado por textos em geral! E para quem precisa reter a atenção de alunos na internet, esses milissegundos fazem bastante diferença.

Uma das formas de usar fotos de boa qualidade e não ter que investir grande parte do orçamento digital em direitos de imagem, uma dica é usar fotos de bancos de imagens grátis.  Entenda mais:

Por que usar Bancos de Imagens nas redes sociais da sua IES?

Com um número cada vez maior de pessoas e fanpages brigando pelos olhares dos alunos e candidatos, destacar-se no meio da timeline da sua comunidade acadêmica é algo cada vez mais difícil. Para atingir essa meta, usar fotos de boa qualidade ajuda bastante nesse trabalho. Cerca de 93% das postagens de maior engajamento e 53% daquelas com maior número de curtidas costumam ser acompanhadas de uma imagem. No entanto, não basta ser qualquer uma – ela tem que ser contextualizada com a realidade dos alunos, de boa qualidade e estar no tamanho correto. Veja aqui o tamanho ideal de postagem de imagens para cada rede social

Celulares com tecnologia de retina no display, monitores grandes e tablets com boa qualidade estão por todos os lados e são cada vez mais comuns na realidade dos dos estudantes. Por isso, usar uma foto de má qualidade em um post pode ficar ainda mais feio — e perceptível — nesses aparelhos, que hoje são a maioria do mercado. No entanto, encontrar imagens gratuitas e de qualidade não é mais uma tarefa complicada, pois existem bancos de imagens grátis à sua disposição – com fotos de alta resolução.  

Bancos de Imagens Grátis: as melhores opções free

Criados para ajudar aqueles profissionais que não podem tirar fotos a todo momento para ilustrar os seus trabalhos, os bancos de imagem grátis oferecem uma quantidade grande de arquivos com alta qualidade e com uma enorme variedade de opções de temas.  Dentre os centenas que existem na web,  separamos os  bancos de imagens grátis que mais se destacam:

1) PIXABAY

banco de imagens grátis,

Esse banco de imagens tem uma base de mais de 430 mil fotos – entre imagens, vetoriais e ilustrações de arte. Todas as imagens disponibilizadas no Pixabay estão sob a licença Creative Commons, ou seja, são livres para uso.  As fotos do banco de imagens estão divididas em 20 categorias temáticas diferentes. Para fazer download de qualquer imagem não é necessário cadastro.

Clique para visitar banco de imagens: Pixabay

2) GETTY IMAGES

banco de imagens gratis, banco de imagens gratis

 

Um dos bancos de imagem mais usados por agências de publicidade, o Getty Images disponibiliza uma parte do seu acervo para uso gratuito. E o melhor: ao fazer o cadastro por lá, toda semana eles te enviam um e-mail com uma nova seleção de imagens grátis.

Clique para visitar banco de imagens: Getty Images

3) UNSPLASH 

banco de imagens gratis,

Um dos problemas de se usar bancos de imagens grátis é que muitas das fotos são parecidas, algo que não acontece no Unsplash. Ao contrário dos outros bancos de imagens, esse site traz apenas 10 imagens por dia que podem ser usadas de forma gratuita. e que costumam fugir do padrão dos concorrentes.  O download é feito sem cadastro e não é possível escolher o tamanho da imagem a ser baixada – essa tem que ser redimensionada posteriormente em um editor de imagens.

Clique para visitar banco de imagens: Unsplash

 

4) FREEPIK

bancos de imagens gratis,

O FreePik é um dos bancos de imagens com maior variedade de formatos oferecidos. Além de disponibilizar imagens, o usuário também encontra gratuitamente vetores, ilustrações, ícones e psd.  Para baixar qualquer imagem, não é necessário se cadastrar no banco de imagens – essa ação é opcional. As buscas podem ser feitas tanto em português quanto em outras linguagens suportadas pelo site, como inglês.

Clique para visitar banco de imagens: Free Pik

5) NEW OLD STOCK

bancos de imagens gratis

Precisa de fotos vintage ou de época para alguma campanha temática da sua IES? Então, o seu banco de imagens ideal é o New Old Stock, um site com milhares de fotos históricas dos mais variados temas. Todas as fotos são retiradas do arquivo público mundial, e, portanto, estão livres de qualquer direito autoral – e prontas para uso.

Clique para visitar banco de imagensNew Old Stock

Com opções para todos os gostos (e trabalhos), os bancos de imagem são uma verdadeira mão na roda para quem precisa ilustrar e chamar a atenção na hora de criar um conteúdo relevante para os alunos nas principais redes sociais! Conhece outra opção interessante de bancos de imagens grátis? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui no post e conte para nós!

TODA IES PODE USAR BANCOS DE IMAGENS GRÁTIS E IMPRESSIONAR ALUNOS NAS REDES SOCIAIS

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais –  as melhores opções de bancos de imagens grátis para impulsionar a produção de conteúdo nas redes sociais da sua IES. Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como, por exemplo, o que seu aluno espera encontrar nas redes sociais da sua IES – e como ele avalia o conteúdo que já é postado por você em outras redes sociais. O que ele mais gosta? Quais temas dão mais repercussão? Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente deseja – e  incomoda – o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.