Planejando sua estratégia de marketing para o próximo processo seletivo? Você pode estar se perguntando: onde devo focar meu orçamento de marketing, invisto nas mídias sociais ou continuo somente com os canais tradicionais? Sou conservador em meu planejamento ou invisto em novas tecnologias, já que meu público faz parte da geração Z?

São inúmeras possibilidades: marketing de conteúdo, automação de marketing, mídias sociais, Inteligência artificial, entre outras.

Complementando a lista com as 6 necessidades e tendências do marketing educacional para este ano, escrita por nosso CEO, Marcus Aquenaton, hoje falaremos sobre as tendências do marketing digital.

A empresa Liana Technologies criou um infográfico com as tendências do marketing digital para 2018. Baseado nesta lista, iremos falar sobre 4 tendências do marketing digital nas quais você deve ficar atento para aplicar em sua estratégia de marketing para captação e retenção de sua instituição de ensino.

Tendências do marketing digital 01 – Conteúdo personalizado

A primeira tendência da lista é a criação e entrega de conteúdo altamente personalizado. Não se limite ao uso das variáveis prontas do seu disparador de e-mail, como *|NOME|* ou *|EMPRESA|*.

Algumas plataformas de automação de marketing já permitem que você entregue conteúdo relevante e no tempo certo, como e-mail e sms, baseado no histórico e comportamento do aluno e candidato.

Criação de conteúdo para as mídias sociais

Ao se utilizar os indicadores do mercado educacional, você conseguirá construir conteúdo personalizado para seu público-alvo, baseado nas necessidades e dores mapeadas por seu analista de mídias sociais.

Além disso, nas mídias sociais você também consegue segmentar esse público e entregar os posts de maneira pontual, como por exemplo, através de darkposts no Facebook.

Para isso, é necessário que seu analista de mídias sociais compreenda profundamente o comportamento dos candidatos e alunos, principalmente nos canais digitais da sua Instituição de ensino, seja através da análise das citações sobre sua IES ou dos relatórios de engajamento nas postagens.

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Agendamento de contato

Uma outra forma de entregar conteúdo personalizado é através do relacionamento pelo inbox das mídias sociais.

Além de adequar o tom da mensagem, baseada no momento do candidato ou aluno, você também consegue, com a utilização de uma ferramenta de gestão e monitoramento de mídias sociais adequada ao mercado educacional, agendar lembretes de contato ao longo de toda a jornada do candidato até a matrícula.

Desta forma, cada contato e relacionamento via inbox será diferente um do outro, customizado para cada candidato e/ou aluno, humanizando o relacionamento com a marca da sua instituição de ensino.

Tendências do marketing digital 02 – Conteúdo em vídeo

Ao planejar seu calendário de conteúdo, aposte em outros formatos de conteúdo além da imagem e texto. Comece a priorizar a produção de conteúdo em vídeo.

Há algum tempo, o Facebook tem priorizado a entrega de conteúdo em vídeo em seu Feed de notícias e, recentemente, o LinkedIn passou a utilizar a mesma estratégia. Seus alunos e candidatos estão dispostos a consumir conteúdo em diversos formatos.

Segundo uma pesquisa feita em 2017, sobre o panorama do vídeo marketing, 79% dos consumidores dizem que preferem assistir um vídeo sobre um novo produto do que ler um texto em uma página e 84% dos entrevistados disseram ter feito uma compra após assistirem a um vídeo sobre o produto/marca.

Dê atenção especial a produção de vídeos para celular e tabletes. Segundo a Cisco, uma multinacional de TI e redes, o consumo de vídeos ao vivo para celulares crescerá 39x até 2021.

Tendências do marketing digital 03 – Uso de influenciadores (Marketing de influência)

A popularidade do marketing de influência continua em alta. Essa abordagem do marketing, que consiste em ações focadas em indivíduos que exercem influência ou liderança sobre potenciais compradores, pode ser utilizada por você em sua estratégia de captação.

As opiniões e percepções de alunos e familiares interferem nas decisões de compra, neste caso, matrícula, do futuro aluno a favor da sua instituição. Isso ocorre pois há uma relação de confiança legítima.

Se seu aluno fala mal de sua infraestrutura ou da sua qualidade de ensino, isso será levado em consideração por candidatos que estejam avaliando se devem estudar na sua instituição.

O contrário também é válido, ou seja, se seus alunos estão felizes e dizendo para todos o quanto estão satisfeitos com o que estão obtendo em troca da mensalidade, seu candidato estará mais confiante em se matricular.

Por isso, identifique entre seus alunos aqueles que estão mais engajados nas atividades da instituição e ativos nas mídias sociais. Reconheça o valor deles e convide-os para compartilhar suas percepções sobre os estudos, a experiência com a instituição.

Registre essas percepções (em vídeo, por exemplo) e, com a devida autorização, utilize esse material como apoio em suas campanhas de captação. Engaje esses alunos influenciadores no compartilhamento desse material e na participação em suas mídias sociais, respondendo comentários, por exemplo.

Tendências do marketing digital 04 – Big Data

A quantidade de dados está em crescimento exponencial a cada ano.  Com o surgimento de novas tecnologias e ferramentas de coleta, o time de marketing terá que se adaptar, rapidamente, a esse novo cenário, integrando a coleta e análise destes dados sobre candidatos ao seu planejamento.

Aplicação do Big Data na Instituição de ensino

A aplicação de técnicas de Big Data é particular para cada cenário. Vamos supor que você deseja saber, por análise preditiva, qual será o volume de potenciais matrícula para os cursos de saúde da sua Instituição de ensino.

Com o Big Data, você poderá cruzar os dados comuns de idade, sexo, localização e afinidade (comportamento) de toda sua base de CRM, de inscritos nos vestibulares passados e/ou de futuros egressos (geração de leads) do ensino médio daquele período, por exemplo.

Assim, sua Instituição conseguirá inferir qual curso poderá ter maior procura e interesse por parte de seu público-alvo, se haverá a necessidade de ofertar novas turmas ou remanejar a oferta de novos cursos naquele período.

Essas informações irão auxiliar o time de marketing no planejamento de ações, seja no desenvolvimento de peças gráfica, no investimento em mídia (televisão, adwords, jornal, etc), na criação de relatórios dos resultados de captação, entre outros.

Internet das coisas (IoT), live chat e chatbots

Com o desenvolvimento da Internet das coisas (IoT), a coleta de dados de candidatos e alunos, ficará cada vez mais fácil. Eles terão mais oportunidades para deixar suas “impressões digitais” a medida que os devices/plataformas estiverem sincronizados.

Imagine criar uma playlist temática no Spotify, enviá-la por mensagem (push) para o candidato que está a caminho para realizar a prova do processo seletivo e, por geolocalização, enviar um mapa com dicas para evitar engarrafamento e mensagens de boa prova quando ele chegar a sala de aula?

Pode parecer coisa de filme futurista, mas esse cenário está cada vez mais próximo (e factível) com a evolução e desenvolvimento de novas tecnologias, aplicativos, etc.

Live chats e chatbots também estão em alta para este ano. Quando bem integradas ao seu planejamento de marketing para captação e retenção, essas ferramentas irão potencializar a criação de experiências memoráveis com sua marca em seus canais digitais, principalmente nas mídias sociais.

Além das tendências mencionadas acima, o infográfico feito pela empresa Liana Technologies também listou as seguintes tendências do marketing digital para este ano:

– Cálculo do retorno do investimento (ROI);

– Conteúdo gerado pelo usuário (User generated content);

Geração Z em foco;

– Marketing entre plataformas (Cross-device marketing);

– Realidade aumentada e realidade virtual;

– Otimização da taxa de conversão (CRO) e landing pages;

– Proteção à privacidade dos usuários, entre outras.

Sua instituição de ensino já está aplicando alguma das tendências citadas neste texto? Está planejando aplicar para o próximo processo seletivo? Compartilhe conosco, nos comentários abaixo, os resultados obtidos ao aplicar as tendências do marketing digital para 2018 em sua estratégia de marketing para captação e retenção.

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.