Antes de iniciarmos, vale a pena alinharmos o entendimento sobre a expressão ROI. Esta é a sigla em inglês para Return on Investment, que, em português, significa Retorno sobre Investimento. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido, através de um investimento, e o montante de dinheiro investido. Dito isto, sigamos.

Muito ainda se discute sobre o real retorno que as ações e os investimentos feitos nas mídias sociais trazem para as instituições de ensino, sejam elas de ensino básico ou superior.

E acompanhar o desempenho de uma organização, seja com o uso de ferramentas especializadas ou com o apoio de uma consultoria, não é um processo fácil. Por este motivo, acabam surgindo várias dúvidas que se transformam em mitos. Não é mesmo?

Para não ser induzido às falsas conclusões, é sempre necessário checar de onde vem a fonte de informação. E, fazendo uma analogia, para comprovar a assertividade das escolhas de investimento da sua estratégia comercial é sempre necessário checar de qual ação específica vem o seu melhor retorno nas campanhas de marketing implementadas.

Quanto maior a assertividade dos relatórios de resultados da sua estratégia de marketing, baseada nas metas estabelecidas através das diretorias da IES, maior será a sua verba para a próxima campanha e, principalmente, maior será a confiança que a instituição e os demais departamentos terão em você.

Ou seja, é fundamental para um gestor de marketing entender, dominar e saber aplicar corretamente os cálculos da relação entre os investimentos feitos em uma determinada estratégia e o retorno que a instituição obteve com ela. Logo, o ROI pode ser um dos seus melhores aliados dentro da sua IES.

Esclarecendo os mitos do ROI nas mídias sociais

– Falta de Exatidão no Cálculo do ROI

Um dos principais mitos perpetuado entre gestores afirma que “não se é possível calcular o ROI com exatidão”. Para jogar por terra, este mito, a Planeta Y desenvolveu um método exclusivo.

Utilizamos o cruzamento de dados armazenados na Ferramenta PY e compartilhado entre suas integrações para comprovar que o relacionamento por meio das mídias sociais (aquele que o seu analista realizou, tirando dúvidas, enviando conteúdo ou ofertas) foi fundamental para transformar os candidatos em alunos matriculados.

Os relatórios da Planeta Y conseguem mostrar o retorno que cada ação nas mídias sociais trouxe para a sua campanha de marketing. Ficou curioso? Vamos conversar e eu te mostro como isso funciona!

– Não se consegue separar o cálculo do ROI das ações on e off

Durante as minhas consultorias nas IES, um outro mito comentado com muita frequência, é o de que o cálculo do retorno obtido com as campanhas off e on podem acabar se misturando e impactando o verdadeiro ROI obtido com o investimento realizado na campanha de marketing. Parece-lhe familiar?

De fato, esta situação pode acabar tornando-se verdadeira, caso você realize uma gestão num formato mais tradicional – baseado ainda em planilhas de Excel – e não faça uso de ferramentas especializadas para cadastro e organização de dados, monitoramento e condução de um relacionamento individualizado como, por exemplo, a CRM Educacional e a Planeta Y.

O mundo vem mudando cada vez mais rápido. Os interesses do seu público-alvo também. Por consequência, as formas de relacionar-se com seus alunos e prospects estão evoluindo. Logo, nada mais justo que a sua gestão também acompanhe estas mudanças, não é mesmo?

Por este motivo, o gerente de marketing deve sempre municiar-se de ferramentas e de serviços que forem especializados no mercado de educação, obtendo, assim, os melhores resultados e sendo capaz de identificar, com exatidão, quais as ações e as estratégias que estão lhe trazendo o melhor desempenho.

– Mídia Social é apenas um lugar de bate-papo e passatempo

A maior parte dos candidatos de graduação das IES é composta por uma “geração digital”, ou seja, que prefere realizar suas atividades online e conectada. E, como já falamos em um outro texto aqui do blog , a mídia social é o canal preferido do seu público-alvo não apenas para interagir e socializar, mas para reclamar e, principalmente, para pesquisar sobre a sua Instituição de ensino e os seus concorrentes.

E é exatamente por este comportamento natural dos seus candidatos e alunos, que é essencial saber mensurar e demonstrar para a alta gestão, por exemplo, como o relacionamento e o atendimento, realizados nas mídias sociais, estão impactando na imagem e resultados da IES: como está o seu capital social, a percepção de qualidade da Instituição frente a concorrência, se houve menos chamados abertos na ouvidoria ou se existem mais interessados nos cursos ofertados.

Ou seja, este é mais um mito que precisa ser quebrado e rápido! A Mídia Social é um canal de extrema importância para a captação e a retenção de qualquer IES.

E assim derrubamos alguns mitos que atrapalham muito os gestores na hora de comprovar, junto à sua Diretoria, os verdadeiros resultados obtidos com os investimentos feitos pela sua estratégia de marketing e deixar clara a importância do cálculo do ROI para cada ação executada.

Caso deseja saber mais sobre como transformar engajamento nas mídias sociais em captação e em retenção de alunos, podemos conversar!

Veja também: Como calcular o ROI e Uso de ferramentas para calculo do ROI

Gostou do tema? Comenta aqui embaixo para sabermos suas dúvidas ou dicas.

 

Marcus Ferreira: Executivo de Negócios
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