O período de captação do segundo semestre está chegando. Hora de rever o planejamento e colocar na balança o que deu certo ou errado no primeiro semestre do ano.

Te ofereço uma reflexão:

  • Quantos matriculados em 2017.1 foram originados pelas mídias sociais?
  • Quantos atendimentos feitos via inbox viraram matrícula?
  • Quanto você investiu em mídias sociais?
  • Como foi o ROI? (Matrículas originadas nas mídias sociais x investimento feito).

Difícil responder? Sua pesquisa de origem de matrículas não é tão confiável como era antigamente?

Seu analytics aponta a quantidade dos interessados que clicaram no dark post mas, o que aconteceu com eles após o clique?

Se deseja usar as mídias sociais para geração de leads, inscritos e matriculados, continue lendo esse artigo. Aprenda mais sobre como usá-las para aumentar o número de matrículas da sua IES.

Atrair e converter interessados em matrículas através das mídias sociais.

Passo 01 – Faça conteúdo relevante e estratégico para seu candidato.

O processo de captação pelas mídias sociais começa com a produção de conteúdo. Definir suas linhas de comunicação, que servirão como guia para os conteúdos voltados para a captação de alunos e ter bom indicadores são os primeiros passos desse processo.

Estruture seus posts, tweets, vídeos, gifs, cards etc. usando o A.I.D.A (atenção, interesse, desejo e ação). Ao definir a mensagem central dos posts e tweets, por exemplo, sempre se pergunte:

  • Qual é ação que minha IES deseja que aconteça com o post publicado no Facebook?
  • Como aquele meu potencial candidato de 17 anos do ensino médio, interessado em fazer um curso superior de administração, deve agir?
  • Como meus posts, tweets, vídeos, gifs, cards, etc, farão isso acontecer?

Ao invés de somente publicar algum post avisando que as inscrições estão abertas, crie algo que instigue a vontade do candidato em saber mais sobre algum curso em específico. Quer um exemplo?

Exemplo:  “Já pensou em ser CEO e abrir sua própria Startup? Converse conosco e saiba mais sobre o curso de Administração. (link para o inbox) ”.

O seu candidato de 17 anos do ensino médio se sentirá muito mais atraído em mandar uma mensagem inbox (ação esperada), perguntando mais sobre o curso com a mensagem acima, não acha?

Aqui começa a sua futura matrícula! Continue lendo os próximos passos.

Passo 02 – Estimule comentários e interações via inbox

Uma vez criado os posts, cards, gifs, fotos, etc., certifique-se de colocar perguntas gatilhos ao final da mensagem, que estimulem comentários abertos e interações via inbox dos candidatos potenciais com a fanpage.

Nesse cantinho, no inbox do Facebook, de forma individualizada, seu analista de mídias sociais, com treinamento comercial e ferramenta adequada, conseguirá se dedicar ao candidato. Ele irá escutar as dúvidas e conseguirá entregar as respostas e materiais necessários para que o potencial candidato se torne um lead.

Exemplo prático

Se o candidato perguntar sobre o valor do curso, procure entender melhor o que está motivando essa pergunta. Pode ser que ele está preocupado em como pagar e as formas de financiamento.

Conduza a conversa, informando os valores, se há desconto em matrícula antecipada e ofereça um PDF que contenha as informações sobre o FIES, PROUNI, PRAVALER, programas de financiamento interno, etc.

O QUE NÃO FAZER: Direcionar seu potencial candidato para outros canais de atendimento como o 0800 ou site da sua IES. Ele escolheu conversar com você, pelas mídias sociais, nesse caso, o inbox do Facebook.

Você gosta de ligar no 0800 da sua operadora de TV a Cabo e Internet e ser direcionado para outro número para resolver seu problema? Acho que não! Seu candidato também não.

Passo 03 – Transforme as interações do inbox em lead, inscrito e matriculado

Uma vez que o potencial candidato demonstrou interesse em se relacionar com sua IES e iniciou a conversa pelo inbox, seu analista de mídias, orientado com práticas comerciais e ferramenta adequada, deve se focar em transformá-lo em lead, inscrito e cuidar dele até a matricula.

O objetivo dessa etapa de relacionamento via inbox é, além de encantar o potencial candidato, coletar os dados dele, como:

  • nome completo,
  • telefone de contato, de preferência o celular,
  • e-mail
  • CPF
  • outro dado relevante para o cadastro do lead.

Assim, você irá gerar um lead super qualificado para sua base, sendo ele um futuro inscrito e futura matrícula originada pelas mídias sociais.

DICA BONUS: Seu analista de mídias sociais deve fazer follow up com esse lead semanalmente para manter o engajamento. Uma ferramenta apropriada irá ajudá-lo a organizar suas atividades, identificar o momento correto para encaminhar o lead para uma inscrição e acompanhá-lo em todas as etapas do vestibular até matrícula.

DICA BONUS 2: Com esses dados em mãos, você poderá conferir se esse lead virou uma matrícula, comprovando o ROI da sua equipe de mídias sociais.

Leia mais sobre como tornar seu interessado em lead qualificado

LEMBRETE IMPORTANTE: Não se esqueça dos ex-alunos

Em muitas estratégias de captação, o foco está em atrair novos alunos que nunca ouviram falar da IES e se esquecem daqueles que já fizeram parte da instituição – os ex-alunos.

Os ex-alunos da sua IES constituem um dos públicos mais bem qualificados para direcionar seus esforços de captação, seja para uma segunda graduação ou para os cursos de pós-graduação.

Pense bem, eles já conhecem sua qualidade e estrutura, já te segue nas mídias sociais, e talvez ainda interaja com seu conteúdo atual. Se a experiência anterior com sua IES foi positiva e ele está colhendo os resultados no mercado, esse público estará aberto a se relacionar novamente.

Sua IES já se dedica em atraí-los novamente? Seu planejamento de conteúdo já tem posts pensados para esse público, ofertando, por exemplo, os cursos de pós-graduação?

Se não, você está perdendo uma grande oportunidade de aumentar seu número de matrículas.

Conclusão

Para ter resultados positivos nas mídias sociais, atrair e captar bons candidatos para a IES, é preciso muito mais do que somente usar as redes sociais como canais de distribuição do seu material de campanha de captação de vestibular.

Mídias sociais são canais de relacionamento entre a IES, candidatos, alunos e sociedade. É preciso entender como usá-las e o que fazer para trazer os leads qualificados, inscritos e matriculados.

Neste texto, abordamos as formas que são ensinadas aos nossos clientes para captarem alunos em suas mídias sociais.  Espero que tenha gostado.

Se deseja aprender mais sobre como captar alunos pelas mídias sociais, te indico nosso e-book – Super manual de Captação – Como captar alunos utilizando as redes sociais.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Marcus Aquenaton: CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei por diversas universidades. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo, foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.