Whatsapp Business – Conheça as novidades para sua IES

Home / Estratégia Digital / Whatsapp Business – Conheça as novidades para sua IES

Whatsapp Business – Conheça as novidades para sua IES

O WhatsApp é uma das mídias sociais mais utilizadas no mundo, com mais de 1,3 bilhão de usuários ativos por mês, movimentando mais de 55 bilhões de mensagens diariamente.

Somente no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários que utilizam o aplicativo para se comunicar com amigos, familiares e empresas, como a sua instituição de ensino.

Segundo o estudo realizado pelo IBOPE, o WhatsApp é a “rede social” mais utilizada pelos brasileiros, com 91% de penetração na população que possui acesso à internet, seguido pelo Facebook e Instagram.

O WhatsApp também é uma das redes sociais mais utilizadas pelas instituições de ensino, principalmente como canal de atendimento a alunos e candidatos, seja para resolução de problemas ou distribuição de conteúdo sobre cursos e vestibular.

Em setembro desse ano, a empresa anunciou em seu site oficial que está trabalhando em novas funcionalidades para “facilitar a comunicação entre pessoas e empresas que desejam contatar via WhatsApp”.

O WhatsApp reconhece a importância do aplicativo na vida de milhares empresas e instituições de ensino e seus usuários. Por isso, hoje trago as novidades do WhatsApp para sua IES.

WhatsApp Business

Segundo noticiado pelo site WABetaInfo, que acompanha as atualizações do WhatsApp, está sendo desenvolvido uma nova versão do aplicativo para empresas, o WhatsApp Small and Medium Business, ou em tradução livre para o português, o WhatsApp para pequenas e médias empresas.

Empresas de pequeno e médio porte, como as instituições de ensino, poderão utilizar a nova versão do aplicativo para se comunicar com candidatos e alunos e, assim, aproveitar os novos recursos para potencializar sua estratégia de captação e retenção.

De acordo com o WhatApp, eles estão desenvolvendo um “aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução empresarial para empresas maiores que operam em larga escala com uma base global de clientes”.

Confira abaixo os novos recursos que o WABetaInfo listou em seu site.

Utilizando o WhatsApp Business

Para utilizar os novos recursos do WhatsApp Business, será necessário que sua IES instale a nova versão do aplicativo e aceite os novos termos de serviços e política de privacidade.

A nova versão terá dois tipos de perfis comerciais, os perfis verificados e os não verificados. O perfil comercial não verificado poderá utilizar todos os recursos do aplicativo, porém o WhatsApp sinalizará para os usuários que aquele perfil ainda não foi verificado.

Perfil comercial verificado

Uma das novidades do novo aplicativo do WhatsApp Business é a verificação do perfil. Isso permitirá que sua IES seja certificada como oficial, aumentando a segurança e a credibilidade da mesma perante aos alunos e candidatos.

Assim como acontece no Facebook, Twitter e Instagram, o WhatsApp passará a colocar um selo ao lado do nome do usuário, como forma de validação. Isso significa que o aplicativo reconhece o número de telefone daquele contato como pertencente a uma conta comercial.

Veja abaixo o vídeo da KLM, uma das primeiras empresas do mundo com a conta verificada no WhatsApp Business.

Como verificar seu perfil no WhatsApp?

Para se tornar uma empresa verificada pelo WhatsApp, será necessário cadastrar o nome escolhido para identificar a IES, informações de contato como site e e-mail e uma imagem de identificação opcional.

Uma vez terminado o processo de validação, o perfil comercial terá junto ao nome da IES um sticker verde. Os usuários que já entraram em contato ou adicionaram o número verificado, receberá uma notificação informando sobre a validação.

p.s.: uma vez escolhido o nome do perfil comercial, não poderá ser alterado.

whatsapp-business-ies-0

Esse recurso ainda está em fase de teste e aberto a somente alguns perfis. Se sua IES deseja participar como beta nos testes do novo aplicativo, ela pode se inscrever nesse formulário e declarar seu interesse em participar do programa de testes do WhatsApp.

Leia também – Tamanhos ideais de imagens para redes sociais.

Quais outros recursos sua IES pode ter com o WhatsApp Business?

Perfomance – com a nova versão do app, será possível monitorar quantas mensagens foram enviadas, quantas forma realmente recebidas e lidas.

Anti-spam –reforçando seu posicionamento contra spam, o WhatsApp permitirá que os usuários possam escolher se desejam receber mensagens de uma empresa específica, desabilitando o perfil ou bloqueando o número não desejado.

Horário de atendimento - os perfis verificados também poderão definir horários de atendimento nas contas comerciais e configurar respostas automáticas quando forem contatadas fora do horário definido, assim como já acontece com o inbox do Facebook.

Leia também: WhatsApp: como atender alunos utilizando esse aplicativo

Obs: Os recursos que citamos acima ainda não foram oficialmente divulgados pelo WhatsApp e fazem parte de um projeto piloto ainda em teste. Esses recursos podem sofrer alterações e novas funcionalidades poderão ser lançadas após a publicação deste post.

O que achou das novidades do novo WhatsApp para empresas?  Como os novos recursos da nova versão do aplicativo irão enriquecer ainda mais sua estratégia de captação e retenção de alunos.

Enquanto aguarda o lançamento do novo WhatsApp Business, descubra se sua IES está atraindo leads, inscritos e matrícula através das redes sociais. Faça nosso teste e avalie se suas mídias sociais estão gerando oportunidades de captação para sua instituição de ensino.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Equipe Planeta Y
Equipe Planeta Y
Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
Textos recentes

Deixar um comentário:

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

post-imagem-grid-canal-atendimento-captacao-retencao-alunos-midias-sociais-planetay