Snapchat: uma oportunidade de engajamento para sua Instituição de Ensino

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Snapchat: uma oportunidade de engajamento para sua Instituição de Ensino

Com a crescente popularização das chamadas “selfies” acabou crescendo também o número de aplicativos que incentiva e compartilha imagens nas redes sociais (Instagram) e nos dispositivos móveis (Whatsapp e Snapchat, por exemplo).

snapchat popularidade

Muito popular entre os jovens, o aplicativo de imagens Snapchat tem conquistado muitos adeptos, principalmente no Brasil. De acordo com o gráfico acima, em 2013 o aplicativo já estava na lista dos cinco mais baixados na categoria de vídeos e fotos. E também entre os 25 mais baixados entre todos os aplicativos disponíveis na loja da Apple e entre os 40 do Google Play.

Mas, o que é o Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo que permite que você tire e envie fotos para um ou mais contatos de seu celular – que também possuam o Snapchat – por tempo limitado. Esse tempo deve variar entre 1 a 10 segundos, e pode ser escolhido por você a cada foto que você decide enviar. O diferencial desse aplicativo é que o Snapchat não permite buscar fotos no arquivo do celular, ou seja, todas as fotos enviadas precisam ser tiradas na hora e tudo é apagado automaticamente segundos depois. E ainda, se algum usuário decidir tirar um print da sua foto com um iphone você será, imediatamente, notificado sobre isso.

O aplicativo, que foi lançado em setembro de 2011, é considerado, hoje, a maneira mais fácil e ágil de compartilhar imagens por aparelhos móveis. De acordo com o blog do Estadão, em 2014 o aplicativo passou a valer US$ 10 bilhões e acabou recusando uma oferta do Facebook de US$ 3 bilhões. Além disso, segundo o texto do Wall Street Journal, o serviço tinha, em agosto de 2014, 100 milhões de usuários em todo o mundo, sendo especialmente usado por adolescentes e jovens adultos.

Discover: Funcionalidades institucionais no Snapchat

Recentemente, o Snapchat passou a oferecer um serviço de notícias mais elegante em que algumas grandes empresas internacionais já começaram a se aventurar. No vídeo abaixo você consegue conferir um pouco dessa nova funcionalidade chamada Discover.

Essa nova funcionalidade tem como objetivo tornar os conteúdos e notícias institucionais mais interessantes e envolventes para os jovens da nova geração. Para esses jovens, com 14 a 22 anos de idade, o Snapchat já é considerado como a principal fonte de informações, desde acontecimentos cotidianos, como um passeio ou uma festa, até mesmo acontecimento mais globais.

O fato é que o Snapchat Discover chegou para comprovar cada vez mais que essa nova geração, chamada Millenials, está mais disposta a receber notícias e conteúdos pelo smartphone. Eles conseguiram perceber que a estrutura tradicional da notícia e principalmente dos conteúdos institucionais precisam ser modificados para serem consumidos de forma mais assertiva pelos jovens.

Snapchat: uma oportunidade de engajamento para Instituição de Ensino

Como todo profissional engajado, você provavelmente possui um smartphone e em algum momento já fez o download do aplicativo para saber do que se trata. Se você entrar agora mesmo para conferir a nova funcionalidade Discover, verá que realmente a forma de entregar as notícias é bem diferenciada. Você pode ver que grandes empresas como: CNN, MTV e National Geographic estão investindo bastante em vídeos envolventes, cheios de cores, personagens e muito mais.

O mais interessante nesse aplicativo é a usabilidade: nele você pode deslizar o dedo para qualquer direção que você encontrará um conteúdo diferente, sendo entregue de uma forma bem incomum. Essa opção tem sido bastante utilizada por essas grandes empresas para modificar a narrativas de seus conteúdos e notícias.

Uma grande oportunidade nessa potencial rede social é que por ser relativamente nova agora que as marcas começam a entendê-lo e a utilizá-lo para se promoverem, ou seja, a concorrência ainda é pequena e o engajamento com os usuários tem se mostrado muito positivo. Pensando nisso, separamos para você 5 ideias bem simples que podem ajudar a sua IES a envolver seus alunos utilizando o Snapchat:

snapchat

5 ideias de ações para envolver seus alunos no Snapchat

Deu pra perceber que o Snapchat é um aplicativo extremamente pessoal, e ainda pouco institucional. O conteúdo compartilhado geralmente é em um ambiente bem íntimo, entre familiares e amigos.Por isso, recomendamos que somente as IES que quiserem se conectar com o perfil de usuário do Snapchat e puderem adaptar suas estratégias de marketing para esse modelo de comunicação de fato utilizem o aplicativo.

1. Mostre materiais e cursos exclusivos

Está planejando montar um novo curso de graduação ou oferecer pequenos workshop de férias? Experimente divulgar em primeira mão essas ofertas pelo Snapchat. Grave um pequeno vídeo ou tire uma fotografia que desperte a curiosidade dos seus alunos pelo aplicativo. Sem dúvidas eles falarão positivamente sobre essa ação e desejarão estar cada vez mais atento às suas publicações.

2. Forneça códigos promocionais

Está chegando o momento da rematrícula? Forneça um código promocional pelo Snapchat oferecendo descontos àqueles que conseguirem visualizar a mensagem e tirar um print em determinado momento. Lembre-se: a imagem poderá ficar disponível durante até 10 segundos. Será uma forma de entregar um desconto relâmpago e ainda deixar seu aluno preparado para as próximas ações.

3. Incentive os concursos

O que você acha de realizar um concurso de fotografia pelo Snapchat? O aluno que enviar a fotografia mais bonita do seu campus sem filtros e tratamento ganha um curso de aprofundamento nas férias gratuitamente. É uma boa ideia?

4. Dê desafios e prêmios

Já imaginou poder estimular a criatividade e o aprendizado dos seus alunos utilizando o Snapchat? Crie pequenos desafios como encontrar o erro em uma frase, ou encontrar a solução de um problema de matemática. Publique uma imagem ou vídeo desse desafio e dê prêmios para os ganhadores. Pode ser um curso gratuito, uma camisa oficial da IES ou uma agenda estudantil. Use a sua criatividade também.

5. Promova suas ações dentro do campus

Vai realizar uma feira de cursos, ou pretende sediar uma palestra super interessante? Faça a cobertura oficial desse evento utilizando, também, o Snapchat, assim seus alunos serão surpreendidos positivamente e possivelmente comentarão com seus amigos, colegas e familiares sobre a ação.

Essas são apenas algumas sugestões para utilizar esse aplicativo que tem estado cada vez mais próximo a geração Millenials. Lembrando um fato importante: grande parte dos usuários do Snapchat são prospects, ou seja, adolescentes em fase de escolha da profissão. 

Use sua criatividade e envolva esse público! Tente aplicar algumas dessas sugestões na sua IES e conte para nós os resultados delas.

Equipe Planeta Y
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