Retrospectiva 2016: o que aprendemos nas mídias sociais com o ano que passou?

Home / Mídias Sociais / Retrospectiva 2016: o que aprendemos nas mídias sociais com o ano que passou?

Retrospectiva 2016: o que aprendemos nas mídias sociais com o ano que passou?

É, pessoal! O ano está no fim e agora é hora de lembrarmos o que fez 2016 valer a pena. Você fez aquela viagem que havia planejado? Conheceu novas pessoas? Alcançou os objetivos traçados para este ano? Teve alguma surpresa boa? E ruim? Conseguiu realizar o que havia programado? Não? Então deixa eu te contar uma coisa: as melhores situações acontecem quando a gente não programa e é aí que as coisas começam a fazer sentido, principalmente, nas mídias sociais.

Isso não significa que não é preciso planejar, não é isso! Isso quer dizer, que se soubermos aproveitar as oportunidades, podemos ter muito mais resultados. Esse ano, nós do Planeta Y, planejamos muitas coisas para nossos clientes e prospects, mas 2016 nos deu muito mais do que estava no papel. Vamos relembrar?

13 DESAFIOS

QUE TE AJUDAM A CAPTAR E RETER MAIS ALUNOS

Começamos com o e-Book dos 13 Desafios para implantar o Programa de Mídias Sociais na sua IES, e passamos o ano todo dando dicas para que não ficasse nada para trás. Nosso objetivo é analisar a evolução do mercado e estamos muito contentes com os resultados. Acompanhamos as experiências e vimos o mercado educacional crescer nas Mídias Sociais.

Falamos também sobre o FIES e alertamos que as metas ficariam muito mais difíceis de serem alcançadas, principalmente se contássemos com o número de alunos evadidos. Planejamos entregar a vocês a experiência de ter em mãos a evolução das instituições de ensino nas mídias sociais e com isso te entregamos uma série de pesquisas:

  1.    AS 300 MAIORES FANPAGES DE IES NO FACEBOOK.
  2.    AS 300 MAIORES FANPAGES DE IES PRIVADAS NO FACEBOOK (ED. MAIO/2016)
  3.    AS 600 MAIORES FANPAGES DE IES PRIVADAS NO FACEBOOK (ED. JUNHO/2016)
  4.    AS 505 MAIORES FANPAGES DE IES NO MUNDO NO FACEBOOK” – JULHO/16
  5.   AS 300 MAIORES FANPAGES DE IES PRIVADAS DO BRASIL NO FACEBOOK – 3º TRIMESTRE DE 2016

Mas não paramos por aí. Trouxemos as tendências para as mídias sociais e escrevemos muito sobre como captar novos alunos usando as mídias sociais.

Ajudamos a criar um planejamento estratégicos nas mídias sociais, mostramos qual é o perfil dos analistas de mídias sociais para o mercado educacional e como criar uma equipe de sucesso. Produzimos conteúdo para mostrar a importância das métricas de relacionamento e das métricas publicitárias, explicamos que você não precisa trabalhar dia e noite para ter resultados satisfatórios e que com o funil de conversão bem aplicado em sua estratégia de captação nas mídias sociais, com certeza, você tem como obter resultados mensuráveis em seu relatório estratégico.

Bastante coisa, né? Em 2016 focamos em conteúdos para a captação de novos alunos e como converter interações em matrículas, pois o cenário nacional necessitava de uma ajuda nesse quesito. Demos muitas dicas, principalmente em cima das dúvidas de nossos clientes. Mas, como falei no início, surgiram algumas oportunidades, que não estavam em nossa agenda e a gente abraçou com todas as forças para te dar uma nova visão, uma outra perspectiva e te encher de conhecimento.

Garota, eu vou pra Califórnia!

Em agosto, Marcus Aquenaton, nosso CEO, foi parar no Vale do Silício e trouxe muitas experiências para compartilhar com todos vocês.  Após realizar reuniões no Facebook, Twitter, Google, Waze e Apple, ele trouxe muitos novos conhecimentos, processos e tecnologias para compartilhar com as instituições de ensino brasileiras.

Foram 10 dias aprendendo muitas coisas que rolaram em São Francisco, na Califórnia, e ajudaram a melhorar ainda mais o Planeta Y e, acreditem, ainda tem muita coisa boa para ser aplicado em nossa ferramenta.

Vamos lembrar um pouco como foi?

Marcus Aquenaton - Planeta Y

9º SADEBR – Marketing Educacional Integrado: um novo conceito para uma nova realidade em captação e retenção de alunos

sadebr - planeta y - midias sociais

Ainda em agosto, o Planeta Y esteve presente no 9º SADEBR, que com o tema “Marketing Educacional Integrado: um novo conceito para uma nova realidade em captação e retenção de alunos”, buscou mostrar a importância de pensarmos o marketing como um só: comercial, comunicação, criação, digital, relacionamento e inteligência de forma integrada.

Além da palestra sobre Smarketing na Educação: Conectando o Time de Marketing e Comercial para Gerar Mais Matrículas, realizada na parceria com Daniel Antonucci, CEO do CRM Educacional e com Rafael Alexandre, Inbound Sales Manager, da RD Station, demos uma oficina sobre “Técnicas Comerciais Avançadas para Contorno de Objeções e Captação de Alunos em Mídias Sociais”. Nossa participação foi concluída com chave de ouro, pois pudemos compartilhar muita informação trazida dos EUA, para atualizar o conhecimento dos profissionais de marketing educacional brasileiro.

18º FNESP

fnesp - planeta y - midias sociais

Em setembro, o Planeta Y participou do 18° FNESP, do SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior e levou o tema Captação e Retenção de Alunos por meio do Relacionamento em Mídias Sociais para as rodas de conversas com Mantenedores, Reitores e Executivos de diversas IES do país. O evento aconteceu em São Paulo e contou com a participação de Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Escolas, com objetivo de mostrar as instituições de que é preciso entregar Valor em suas comunicações e relacionamento.

PRODEESE

prodeese - planeta y - mídias sociais

Ainda em setembro, Marcus Aquenaton, nosso CEO, foi a Foz do Iguaçu-PR, para palestrar no PRODEESE sobre captação e retenção por meio do relacionamento em Mídias Sociais, no módulo Marketing e Comunicação.

5º Congresso Internacional Marista de Educação

congressso marista - planeta y - midias sociais

Em outubro, fomos a Olinda- PE, no Congresso Internacional marista de Educação e continuamos com a missão de compartilhar conhecimento em prol do Marketing Educacional.

RD SUMMIT

rdsummit - planeta y - midias sociais

Para encerrar o ano, em novembro, nosso CEO foi a Florianópolis- SC, para palestrar no RD Summit, o maior evento de marketing Digital e Vendas da América Latina.

Para Marcus Aquenaton, 2016 foi um ano para sobreviver em meio a crise e aproveitar as oportunidades para crescer ainda mais no cenário educacional. Segundo ele, planejamento é feito para trabalhar de forma organizada e preditiva, mas que é mutável, desde que saibamos transformar as oportunidades em resultados mensuráveis. Audiência não é nada sem Conversão e, definitivamente, likes não são matrículas.

Compartilhando conhecimento!

planeta y - midias sociais

Em paralelo a todos esses acontecimentos, não paramos em nenhum momento de muni-los com conteúdo. Falamos sobre crise, mostramos que é possível as mídias sociais trabalharem em parceria com a ouvidoria. Ensinamos que existe a possibilidade de planejar ações online e off-line por meio da análise de concorrência e mostramos como trabalhar a análise de SWOT com informações tiradas do monitoramento de mídias sociais.

E ainda tem mais, esclarecemos suas dúvidas sobre concursos e sorteios nas mídias, além de mostrar uma forma de trabalhar esse tipo de conteúdo. Te ajudamos em momentos delicados, como o processo de renovação de matrícula, por exemplo e focamos todas as nossas forças na captação de alunos.

Bom, se depois de tudo isso que te entregamos em 2016, você ainda não sabe por que os candidatos estão preferindo ir para a sua concorrente, nos mande sua dúvida que daremos toda atenção possível para te ajudar a esclarecê-la.

Desejamos que 2017 seja tão produtivo quanto foi 2016, para que possamos continuar entregando conteúdo de qualidade, com foco na evolução do Marketing Educacional.

Equipe Planeta Y

Equipe Planeta Y
Equipe Planeta Y
Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
Textos recomendados

Deixar um comentário:

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

como-identificar-problemas-de-infraestrutura-pelas-midias-sociais-destacada-planetayplanejamento estratégico - planejamento em midias sociais - palaneta y

Não, já tenho alunos suficientes

9 minutos que podem mudar sua captação de alunos

x x