Redes sociais 2015: 4 redes sociais que já existem e sua IES ainda não sabia

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Redes sociais 2015: 4 redes sociais que já existem e sua IES ainda não sabia

Desde o surgimento do falecido Orkut em 2004, assistimos a criação e queda de inúmeras redes sociais que ajudaram a moldar a forma como a Geração Y utiliza a internet nos dias de hoje. Com o tempo, elas foram tomando formas mais específicas e especializando-se cada vez mais. As redes sociais com foco muito aberto, como o Facebook e Google+, ficaram menos numerosas, dando espaço para plataformas de nicho como o Instagram e o Snapchat.  

Com tamanha diversidade, é necessário que sua Instituição de Ensino expanda sua estratégia digital e esteja presente em plataformas ainda pouco exploradas. Por isso, listamos algumas redes sociais que já existem em 2015 e você não sabia. Veja quais são e adote-as na estratégia da sua instituição de ensino!

 

PERISCOPE: PRODUZA CONTEÚDO EM VÍDEO PARA ALUNOS E TRANSMITA EM TEMPO REAL

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A Faculdade Eniac já está no Periscope

Quer saber como fazer uma rede social de sucesso?

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  • Torne suas postagens atrativas e relevante para os usuários
  • Saiba as melhores práticas para bombar suas redes sociais

A plataforma de vídeos em tempo real comprada pelo Twitter esse ano permite que se faça broadcasting, transmissão em tempo real, através de dispositivos móveis e é uma resposta ao Meerkat, concorrente que entrou um pouco antes nesse nicho.

Há várias possibilidades de uso para o Periscope! Produtores de conteúdo e formadores de opinião são os que estão mais se destacando na plataforma, mas há muito espaço para Instituições de Ensino. Isso porque a plataforma é de fácil manutenção e ainda permite a integração com os seguidores que sua marca educacional já possui no Twitter.  Aproveite o Periscope para transmitir em tempo real eventos, aulas, palestras –  e  estreite suas relações com os alunos de maneira moderna e dinâmica.

KIWI:

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Como aplicativo de perguntas e respostas, é sucessor de projetos como Ask.fm, Spring.me e Formspring. No Kiwi, é possível fazer perguntas direcionadas a outra pessoa e se pode escolher identificar-se ou não. A integração com o Facebook é um dos fatores que levou o Kiwi a cair rapidamente no gosto dos adolescentes e as instituições de ensino a têm usado para captar a opinião desses jovens em relação a variados assuntos. Além disso, plataformas de perguntas e respostas são ideais para solucionar as principais dúvidas e questionamentos dos alunos e candidatos da sua IES, de forma rápida e mais pessoal.  E isso vai de encontro com as demandas da própria comunidade acadêmica. Como já falamos por aqui, 67% dos alunos afirmaram preferir receber atendimento via redes sociais. Veja aqui como proceder quando receber reclamações online em redes sociais

VINE:

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Chamado por muitos de “Twitter de vídeo”, o Vine consiste em posts de vídeos de 6 segundos no máximo, exibidos em loop e em uma timeline muito parecida com a do Twitter. E essa coincidência não é à toa, pois esse serviço foi adquirido pelo Twitter em 2012 antes mesmo do seu lançamento, devido ao potencial da plataforma. A produção de conteúdo em vídeo com foco na criatividade e improviso são potenciais a serem explorados por instituições de ensino, principalmente para divulgar material produzido pelos próprios alunos ou de eventos e ações da instituição.

BEME:

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Anunciada como “a rede social que pretende acabar com a vida perfeita online”, o Beme tem como objetivo fugir da superficialidade das publicações típicas da maioria dos usuários. Os posts no Beme são vídeos de 4 segundos que são imediatamente enviados para todos os contatos do usuário, sem a adição de filtros ou qualquer edição. O Beme pode ser uma alternativa ao Snapchat, que reúne muito conteúdo que pode ser considerado dispersivo para os estudantes e candidatos da sua IES.

O QUE IMPORTA É A MENSAGEM: 

Esses são apenas alguns exemplos de redes sociais que podem ser exploradas para atingir seus alunos com mensagens bem direcionadas e bom poder de alcance. Porém, é bom lembrar que o que realmente importa é o conteúdo produzido, independente da rede social onde é publicado. Pense nos objetivos a serem alcançados, no perfil dos seus alunos e na linha editorial a ser seguida, e, a partir daí, analise qual é o canal mais apropriado para o seu projeto.

Quer descobrir mais sobre o potencial das redes sociais para a sua instituição de ensino? Confira o artigo sobre o poder das redes sociais para a construção do capital da sua IES e entenda melhor o impacto desses canais para a sua comunicação!

TODA IES PODE EXPANDIR SUA ESTRATÉGIA DIGITAL E CAPTAR MAIS ALUNOS NAS REDES SOCIAIS

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais – as novas redes sociais 2015 e como incluí-las na estratégia digital da sua IES. Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como, por exemplo, o que seu aluno espera encontrar nas redes sociais da sua IES – e como ele avalia o conteúdo que já é postado por você em outras plataformas. O que ele mais gosta? Quais temas dão mais repercussão? Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente deseja – e  incomoda – o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Equipe Planeta Y
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Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
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