Analista de redes sociais: perfil, salário e funções do cargo

Home / Marketing Educacional / Analista de redes sociais: perfil, salário e funções do cargo

Analista de redes sociais: perfil, salário e funções do cargo

Temos observado que as práticas de uma atuação estratégica nas redes sociais tem ganhado mais importância no marketing digital de muitas instituições de ensino, assim como o monitoramento dessas mídias. Diante desse cenário de expansão, muitas IES ainda têm dúvidas sobre o tipo de profissional que se deve contratar para gerenciar esses processos, e quais os resultados que serão cobrados desse colaborador.

O mundo digital, assim como as redes sociais, é muito orgânico e está sempre sofrendo profundas alterações. Por isso, até mesmo os profissionais de redes sociais que optaram por esse segmento têm dúvidas sobre o seu papel nesse valioso mercado. Sendo assim, mostraremos hoje um pouco sobre um dos principais cargos das redes sociais: o Analista de Redes Sociais. Falaremos um pouco sobre seus conhecimentos, habilidades e atitudes, conheceremos mais sobre as funções desempenhadas por esse cargo e ainda apresentaremos uma tabela com as variações das remunerações desse cargo de acordo com as regiões do país.

Ebook Captação Planeta Y

SUPER MANUAL DE CAPTAÇÃO

Como captar mais alunos utilizando as redes sociais

Transforme os leads gerados e qualificados nas mídias sociais em alunos matriculados.

O que é um Analista de Redes Sociais?

O Analista de Redes Sociais, ou Analista de Mídias Sociais, como também é conhecido no mercado digital, é o profissional responsável pelo planejamento e execução de uma estratégia de redes sociais. Apesar da diferença conceitual entre mídias sociais e redes sociais, não existem diferenças entre os cargos.

Analista de Redes Sociais

O que faz um Analista de Redes Sociais?

Análise

O analista de mídias sociais, como o próprio nome sugere, deve analisar continuamente as principais redes sociais disponíveis no mercado e ferramentas de automação que poderão potencializar o seu trabalho. Ao analisar, esse profissional precisa ser apto a identificar os melhores investimentos, saber quais as redes sociais devem ser mais alimentadas e apresentar para os gestores as ferramentas essenciais para o sucesso da sua estratégia.

Planejamento

Antes de começar a executar as ações nas redes sociais, o analista de mídias sociais tem como tarefa inicial entender o planejamento geral do sua Instituição de Ensino e assim adaptá-lo para o meio digital.

Para criar uma atuação estratégica nas redes sociais, o analista precisa criar um planejamento de ações levando em consideração a análise feita previamente, identificando os principais ativos digitais que a IES possui e as melhores maneiras de compartilhar esses conteúdos.

Produção de conteúdo

Além da identificação de ativos digitais – textos, infográficos, vídeos e outros – o analista precisa também apontar conteúdos necessários e iniciar uma estratégia de produção constante de conteúdo. Para isso, é preciso que ele seja bastante antenado e leia freqüentemente.

Relacionamento

Outra importante função do analista de redes sociais é relacionar-se com os clientes utilizando as redes sociais a fim de realizar ações promocionais, atingir o público-alvo, compreender as necessidades dos clientes e promover a presença da marca.

Para que esse analista realize um atendimento bem sucedido nas redes sociais é preciso que ele conheça e entenda profundamente a cultura e as particularidades da sua Instituição de Ensino. É preciso que ele esteja completamente inserido no contexto da sua IES e seja apto a coletar e mapear as solicitações originadas nas redes sociais, e assim direcionar aos setores e colaboradores responsáveis.

Monitoramento

Também é função do analista de redes sociais fazer o monitoramento de tudo que é falado sobre a sua IES nas redes sociais. Além do monitoramento em si, esse profissional precisa estar apto a identificar informações sobre os principais indicadores do mercado educacional, como por exemplo oportunidades de captação e melhorias na infraestrutura da IES.

É fundamental para a sua Instituição de Ensino conhecer os resultados de suas ações nas redes sociais, sendo assim, é papel do analista gerar relatórios e apresentar os resultados e retornos sobre investimento (ROI). Ele também precisa estar sempre atualizado sobre as tendências e novidades na web.

Métricas

O analisa de redes sociais é o responsável por criar e apresentar todas as métricas relacionadas às redes sociais. Ele deve montar um relatório estratégico, unindo dados coletados no monitoramento, nas próprias mídias e em outras ferramentas como o Google Analytics. É esse relatório que irá comprovar a eficácia da estratégia digital e, consequentemente, do trabalho desse profissional.

Somente medindo os resultados é que o analista saberá se está ou não no caminho certo.

Qual o seu papel dentro de uma instituição de ensino?

O analista de redes sociais da sua IES deve conhecer profundamente a cultura organizacional da sua Instituição de Ensino. Fazer parte de todo o planejamento estratégico da IES, conhecendo profundamente os responsáveis por cada área e departamentos e suas respectivas funções. Pois é a partir desse conhecimento que ele poderá implantar um processo estruturado de atendimento via redes sociais.

Ele precisa ter sempre em mente quais são os principais indicadores do mercado educacional, entender o processo de decisão de compra do aluno e saber identificar ameaças e pontos fracos, assim como impulsionar benefícios e pontos fortes.

Ele deve entender as necessidades do público alvo e saber identificar que tipo de conteúdo é relevante para eles.

Quais conhecimentos, habilidades e atitudes ele deve ter?

Conhecimentos

O analista de redes sociais deve ser formado em Comunicação, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, ou Marketing, e ter experiência com as principais plataformas de interação digital – as redes sociais.

O ideal é que esse profissional tenha também conhecimentos em algumas ferramentas de edição de imagem, como: Photoshop, CorelDraw ou Illustrator, para que ele não apenas planeje as peças para as redes sociais, como também execute, se for preciso. Muitas IES ainda não possuem um departamento de redes sociais completo, por isso, é preciso que esse profissional seja multifuncional, e tenha experiências também na área de design e edição de imagens.

Além dos conhecimentos em imagem, esse profissional precisa ter domínio da língua portuguesa, e estar sempre atualizado quanto as mudanças ortográficas e gramaticais.

Habilidades

Muito mais do que dominar a língua portuguesa, o profissional de redes sociais precisa saber escrever bem, conseguir contar uma história, estruturar uma narrativa envolvente e concluir pensamentos. É preciso que ele seja muito organizado e disciplinado não apenas para criar conteúdos, mas também para executar as ações previstas no planejamentos de mídias sociais.

É preciso que esse profissional tenha uma presença digital ativa, que mantenha sempre suas redes atualizadas e participe ativamente de discussões. Por estar ativos, eles precisam também ficar muito atento as publicações realizadas nessas redes, afinal, o que comentamos, publicamos e curtimos diz muito sobre a nossa índole e sobre a nossa maneira de encarar os limites entre o domínio público e o privado.

Ao avaliar essas atividades você conseguirá observar o comportamento do seu candidado e saber se ele possui boas práticas de comunicação e negociação. Além da presença digital, esse profissional precisa ter um perfil analítico e saber identificar e apresentar informações relevantes para a sua Instituição de Ensino.

O analista de redes sociais deve saber analisar as conversas, tabular as informações e interpretar corretamente as conversações para transformá-las em ações reativas ou proativas para sua IES. Os melhores profissionais são aqueles que somam habilidades de relações públicas, analista de mercado e marketing.

Atitudes

O analista de redes sociais precisa ser curioso e pró-ativo, precisa ter interesse em conhecer profundamente a cultura da IES, os responsáveis por cada departamento, os indicadores essenciais da IES, assim como seus pontos fortes e fracos. Precisa gostar do que faz e ter empatia pela Universidade que trabalha. É essencial que ele esteja sempre preocupado com os conteúdos criados e tenha muito zelo no instante de compartilhar cada publicação.

É desejável o empreendedorismo e a criatividade também, estratégias fora da caixa geram resultados inesperados, é preciso bom senso para saber o momento de ousar e o momento de optar pelo tradicional.

Estar antenado a tudo que ocorre na sua cidade e no mundo também é um diferencial. Notícias e fatos podem se tornar tema de um post ou de uma ação digital.

Qual o salário médio desse profissional?

quadro-NORDESTEquadro-SUDESTE quadro

Dados: Pesquisa Salarial Abradi

Por que você deve contratar um analista de mídias sociais?

As redes sociais produzem diariamente um volume imenso de interações, por isso você precisa de um profissional qualificado disponível para o acompanhamento dessas publicações. Afinal, não é vantagem para a sua Instituição de Ensino “perder” uma oportunidade de interação com um aluno ou um futuro aluno.

Esse profissional irá desempenhar a difícil tarefa de coletar, analisar, planejar, executar, monitorar e apresentar as citações e solicitações que são feitas para a sua IES. São muitas funções para apenas um profissional, não é mesmo? Por isso, não basta apenas que o analista de redes sociais seja um heavy user, ele precisa ser um profissional multidisciplinar e qualificado que terá zelo e responsabilidade na hora de criar conteúdos e se relacionar com o seu público alvo.

Lembre-se: ele é o principal responsável pela gestão de conteúdo da sua Instituição de Ensino, ou seja, por administrar o relacionamento entre empresa e seguidores e fãs. Por isso, esse profissional merece ser bem remunerado e ainda, dependendo do tamanho da IES e da sua atuação nas redes sociais, será preciso de um número maior desses profissionais.

Equipe Planeta Y
Equipe Planeta Y
Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
Textos recentes
Comments
pingbacks / trackbacks

Deixar um comentário:

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

gestão de processos