IES nas redes sociais: porque os alunos abandonam sua marca na Internet

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IES nas redes sociais: porque os alunos abandonam sua marca na Internet

Seu aluno quer te ouvir: ele gasta mais de quatro horas por dia nas redes sociais mais usadas – isso é aproximadamente 25% do tempo que ele fica acordado! Apesar disso,se você frequentemente enfrenta perda de seguidores nas redes sociais de sua IES, sua Instituição automaticamente perde um canal estratégico de captação e relacionamento com alunos e prospects.

Não sabe o que está fazendo de errado? Conheça agora os principais motivos que levam o seu aluno a deixar de seguir sua IES nas redes sociais e potencialize sua retenção de seguidores!

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O QUE MAIS INCOMODA OS ALUNOS DA SUA IES NAS REDES SOCIAIS?

1) SUA IES FAZ EXCESSO DE AUTOPROMOÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Você sabia que um usuário padrão segue, no máximo, quatro marcas nas principais redes sociais? Ou seja, cada aluno que segue sua IES nas redes sociais está lhe enviando um recado claro: dentre várias Instituições de Ensino, ele está interessado em saber mais sobre sua IES. Mas, quando isso é feito de forma exagerada o efeito é o contrário! De acordo com uma pesquisa realizada pelo BuzzStream e Fractl, 45% dos usuários se sentem incomodados com o excesso de autopromoção e, por isso, deixam de seguir marcas nas redes sociais mais usadas.

Para não cometer esse erro, produza conteúdos de temáticas distintas. Afinal, você não precisa se restringir apenas as postagens institucionais, não é mesmo? Para ampliar a conversa com seu aluno e prospect, escreva sobre assuntos que eles se interessam no âmbito cultural, acadêmico e profissional.  Vale postar, por exemplo, notícias relevantes sobre as profissões e mercado de trabalho, dicas de estudos, eventos interessantes na cidade e etc.

2) O CONTEÚDO DAS REDES SOCIAIS DA SUA IES É MUITO REPETITIVO E CONSTANTE

Está comprovado: postar com uma frequência exagerada incomoda seus alunos e os leva a deixar de seguir sua IES nas principais redes sociais – como Facebook, Twitter, Google+ e Linkedin.  Para fidelizar seus alunos e garantir que eles sempre acessem os conteúdos publicados pela sua IES nas redes sociais, evite ser intrusivo. É muito mais eficaz realizar as postagens em horários que sua audiência mais acessa as mídias sociais do que postar repetidamente.

 Dica: Quantas vezes postar? De acordo com o mais recente report da empresa Summal, o número ideal de postagens para o Facebook e Instagram são 2 publicações/dia, enquanto no Twitter o recomendado são 3 vezes/dia.  Traga esses números para a realidade das redes sociais no Brasil – e principalmente para o contexto de sua IES –  e veja a partir de qual número de postagens seus alunos começam a se engajar menos.

3) SUA IES É MUITO IMPESSOAL NAS REDES SOCIAIS

Como já falamos por aqui, as redes sociais são um importante canal de comunicação entre sua Instituição de Ensino e a comunidade acadêmica, sejam eles alunos ou prospects. Cientes dessa via de contato, os alunos exigem atendimento online humanizado e de qualidade – o chamado SAC 3.0. Por isso, quando sentem que o SAC 3.0 está sendo realizado de forma automática e impessoal, seus alunos não hesitam em deixar de seguir sua IES nas redes sociais.  O tempo de resposta às mensagens também é um fator importante para a retenção de alunos. Ainda segundo a pesquisa realizada pelo BuzzStream, 39% dos usuários acreditam que serão respondidos, se  enviarem uma mensagem para uma marca. Já 25% esperam receber essa resposta em, pelo menos, 1h!

Por isso, não meça esforços na hora de atender seu aluno! Humanize seu atendimento online, evite enviar mensagens padronizadas e não demore na resposta. (Veja aqui mais dicas para realizar um SAC 3.0 de sucesso nas redes sociais!).

4) SUA IES NAS REDES SOCIAIS USA HASHTAGS DE FORMA ERRADA

Se um dia as Hashtags eram usadas exclusivamente no Twitter, hoje elas foram apropriadas por outras redes sociais mais usadas – como Facebook, Instagram e Linkedin. Contudo, o uso arbitrário das hashtags pode ser um empecilho na comunicação com seu aluno. Mais de 19% dos usuários entrevistados pelo BuzzStream afirmaram que deixariam  de acompanhar uma marca que usasse hahstags de forma indevida. Os erros mais comuns são excesso de uso e escolha de hashtags descontextualizadas.

Para evitar esse erro, use as hashtags de forma estratégica! Elas são uma ferramenta importante para geração de engajamento online com sua IES. Em cada postagem ou ação digital que sua IES realizar, crie hashtags curtas e relevantes ao conteúdo publicado – e não se esqueça de convidar os seus alunos a participarem da conversa.

TODA IES PODE (E DEVE!) ACUMULAR MAIS SEGUIDORES NAS REDES SOCIAIS PARA POTENCIALIZAR SUA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais – o que alunos e prospects não gostam nas redes sociais. Mas é importante lembrar que existem pontos específicos a cada Instituição de Ensino, ou seja,  erros cometidos pela sua IES nas redes sociais, que afastam o seu aluno e prospect da sua marca. Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir todos esses pontos fracos (e os fortes!) de sua Instituição de Ensino realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir que realmente incomoda o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Equipe Planeta Y
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