Por que os candidatos estão preferindo ir para a concorrência? O que ela tem que a minha IES não tem?

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Por que os candidatos estão preferindo ir para a concorrência? O que ela tem que a minha IES não tem?

Estamos passando por um momento difícil para a captação de alunos. O cenário econômico do país não favorece e, por causa disso, a concorrência está cada vez mais acirrada. Não podemos investir muito porque a verba está curta, mas as metas continuam subindo e a cobrança para alcançá-las também. Mas o que o pessoal das mídias sociais tem a ver com isso? Bom, esse é um time que pode ajudar muito se você mudar seu mindset e começar a pensar em mídias sociais como estratégia de marketing.

Eu sei que você deve estar pensando que eu só quero te convencer a investir em mídias sociais, mas se prestar atenção nos argumentos que uso para as defender, perceberá que eu tenho razão. Mídias sociais dão retorno (mensurável) e o investimento é relativamente baixo.

13 DESAFIOS

QUE TE AJUDAM A CAPTAR E RETER MAIS ALUNOS

Não! Eu não estou dizendo para você abandonar a mídia off e apostar todas as suas fichas no digital para ter uma campanha invejável. Não é isso! Estou falando que você pode ter retorno e potencializar suas campanhas, explorando uma mídia barata, de massa, focada em relacionamento e que, ao ser trabalhada – de forma casada – com suas campanhas tradicionais, darão um melhor retorno ao final.

Você já viu alguém interagir com um outdoor? Já viu alguém responder a um comercial de TV ou spot de rádio? Claro que o reflexo disso é induzir com que o usuário entre em contato com sua IES, mas e se ele não ligar? Quantos leads qualificados você conseguiu captar para trabalhar sua marca de forma direcionada, conquistando inscrições e matrículas?

As mídias sociais estão aí para somar e agregar valor a sua instituição é aí que eu te pergunto: por que seus candidatos estão indo para a sua concorrente? O que elas têm que a sua IES não tem? Você já o stalkeou? Você acompanha a presença online deles? Relacionamento é a palavra-chave nesse caso e não é possível fazer isso por meio das mídias tradicionais.

O que elas (concorrência) estão fazendo?

planeta y - concorrência

Pergunta difícil, né? Como vou parar para ver o que meu concorrente está fazendo se não consigo pensar nem no que eu vou fazer?  Campanha difícil, momento ruim, não posso perder tempo com isso! Aí é onde mora o perigo. É por meio da Análise de Concorrência que você vai conseguir maximizar seu investimento.

Quais ações a concorrência está fazendo para driblar a crise? Quais eventos? Estão participando de exposições, feiras, ações sociais? Essas são algumas perguntas que precisam ser feitas no momento do seu planejamento de marketing e as Mídias Sociais podem te ajudar com isso.

Nós, do Planeta Y, entendemos essa necessidade e por isso pensamos em como resolver essa situação, para maximizar seu tempo e minimizar seu desgaste. Oferecemos a Análise de Concorrência para todos os nossos clientes como uma forma estratégica de obter resultados para melhorar seus desempenhos.

Imagine como seria interessante poder avaliar publicações, comentários, avaliações, ações e reações de tudo o que a sua concorrente faz? E se você tivesse acesso – em tempo real – a cada publicação e pudesse extrair um histórico, por período, Indicador de mercado ou tipo de mídia social? Melhor, e se você tivesse tudo isso em um ambiente só?

O processo de Análise de Concorrência que criamos, visa otimizar seu tempo nas buscas, te dando todas as informações públicas que você passaria horas ou dias compilando. É bom para você e para o planejamento de Marketing da sua IES.

Porque meu público está preferindo a Faculdade X ou Y ao invés da minha?

planeta y - concorrencia nas mídias sociais

Você sabe quais são as facilidades que seus concorrentes estão oferecendo aos candidatos?  Tipos de financiamento, ofertas ou descontos?  Infraestrutura, corpo docente, vagas de estágio ou ações sociais? Quais são os motivos pelos quais os seus candidatos estão optando por outra IES? Quais são os pontos fortes (e também os fracos) dela?

Com a Análise de Concorrência, você pode ter acesso, em um único ambiente, às informações referentes a cada um desses indicadores e com isso, melhorar seus serviços e nortear suas campanhas. O Planeta Y é a única ferramenta especializada no mercado educacional e que trabalha com 10 indicadores do mercado educacional, inspirado no SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Todas as citações são previamente marcadas de acordo com esses indicadores, o que permite que você tenha relatórios executivos por indicador ou pelo cruzamento de vários indicadores.

Saber o que o seu público procura, passando a trabalhar conteúdos que respondam suas dúvidas e necessidades é uma estratégia bastante eficiente e que, com certeza, colocará sua IES entre as opções de escolha de seu público. O ideal é que você esteja o tempo inteiro interagindo com a comunidade e não somente em época de campanha. O processo de decisão de compra é longo e começa muito antes da sua campanha de vestibular.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se quiser, podemos agendar um bate papo e esclarecer suas dúvidas relacionadas a esse tema.

Forte abraço,

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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