Pesquisa Planeta Y: As 300 maiores Fanpages de IES no Facebook.

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Pesquisa Planeta Y: As 300 maiores Fanpages de IES no Facebook.

Em todas as atividades se faz importante ter os melhores recursos, sejam eles processos, tecnologia ou pessoas. Na Fórmula 1 é importante ter o melhor conjunto tecnológico, de motor, chassis, câmbios e freios, que resultarão em mais cilindradas, cavalos de potência, velocidade final em retas e pressão aerodinâmicas nas curvas, juntamente com o melhor piloto e equipe de engenheiros. No futebol, é preciso ter a melhor equipe, cada qual em sua posição de excelência, juntamente com um competente técnico, equipe técnica, centro de treinamento, etc. Para uma companhia aérea, além de ter o melhor avião, composto por um conjunto de turbinas, aerodinâmica, arrasto e consumo de combustível, também é importante ter processos muito bem definidos, pilotos profissionais, comissários de bordo, equipe de abastecimento, time de check-in, posicionamento no aeroporto e etc.

Estes exemplos mostram que recursos, podem ter suas eficiências metrificadas, mas que não funcionarão se as pessoas envolvidas não se comunicarem da maneira correta e, ainda, se estas mesmas pessoas não souberem ler os dados extraídos dos indicadores de eficácia e eficiência.

Quando falamos de Mídias Sociais, profissionais as defendem justamente porque tudo pode ser medido, quantificado, qualificado e avaliado. Mas indicadores, utilizados apenas como um relatório composto por diversos números, sem que se saiba ler e interpretar o que está na sua frente, de nada valerão se não forem utilizados para responder perguntas estratégicas, como foco em tomada de decisões e aplicação de ações concretas.

Além disso, é preciso melhorar as perguntas feitas durante a aferição de métricas em Mídias Sociais. As mais rasas, são estas apresentadas neste documento. São o que chamamos de métricas publicitárias: crescimento das fanpages, quantidade de fãs, curtidas, comentários, compartilhamentos, equação de engajamento etc. São dados quantitativos que iniciam o estudo para que estratégias sejam planejadas e executadas – as métricas servirão para que este mesmo planejamento tenha sua execução acompanhada e medida.

No caso de uma Instituição de Ensino Superior, que depende da receita recorrente de seus alunos, além de saber quantos estão conectados com a IES, quantas vezes curtiram aquele post institucional ou aquele card com meme engraçadinho ou, ainda, quantas vezes realizaram comentários neles, é preciso se perguntar:

  • As publicações são relevantes?
  • Se o são, para qual público?
  • Auxiliarão na estratégia de reconhecimento de Valor por parte dos alunos, visando melhorar os indicadores de evasão ou ainda contribuir com os dados da CPA, Ouvidoria ou diminuição do gargalo do Call Center?
  • Quantos destes comentários foram positivos, negativos ou neutros?
  • Qual é o Capital Social gerado com estas métricas?
  • Com o relatório extraído, passamos a entender melhor quais são as necessidades de nossos alunos, professores, colaboradores e candidatos?
  • Podemos atender estas necessidades?
  • O que elas dizem a respeito de indicadores do mercado educacional?Captação
  1. Empregabilidade
  2. Localização
  3. Atuação Ética da IES
  4. Corpo Docente
  5. Credenciamento no MEC
  6. Preço
  7. Qualidade de Ensino
  8. Infraestrutura
  9. Relacionamento

Enfim, deixo esta reflexão a todos vocês. Os dados a seguir são interessantes e mostram o quanto as IES estão buscando se profissionalizar no uso das Mídias Sociais. Em alguns casos, existe uma equipe de mídias sociais mas falta estratégia. Em outros, é notório que há estratégia, mas faltam braços para que tudo seja executado. Há também os casos de nem um, nem outro e também aquelas que já estão no caminho certo.

Aproveitem os dados apresentados e não deixem de se perguntar: o que mais é possível extrair destes ambientes e como faço para melhorar os indicadores mais importantes: CAPTAÇÃO e RETENÇÃO de alunos?

Caso tenha interesse, nós do Planeta Y, somos dedicados ao Mercado Educacional Brasileiro e somos especialistas nisso. Vamos além. Atuamos na entrega de métricas de relacionamento, indicadores do mercado educacional, aferição do Capital Social, captação de Leads e SAC nas mídias sociais para atendimento de candidatos, alunos e comunidade.

Que tal bater uma papo conosco?

Boa leitura.

cta pesquisa

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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Showing 2 comments
  • Luiz Pinheiro Junior
    Responder

    Boa Tarde Caros,

    Não estou conseguindo acessar a pesquisa de vocês.

    O link está em loop.

    É possível encaminhar o PDF via e-mail?

  • Aline
    Responder

    Onde está a lista para acessarmos?

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