Periscope: o que é e como utilizar esse app de streaming de vídeo na sua IES

Home / Redes Sociais / Periscope: o que é e como utilizar esse app de streaming de vídeo na sua IES

Periscope: o que é e como utilizar esse app de streaming de vídeo na sua IES

Veja o mundo através dos olhos de outra pessoa: essa é a proposta do Periscope, aplicativo que dominou o mercado de streaming de vídeo e já coleciona métricas impressionantes – em apenas um dia, por exemplo, 40 anos de vídeos são assistidos através do app!

Sua IES já está presente no aplicativo? Caso negativo, fique atento às oportunidades que sua marca está perdendo. O aplicativo já é amplamente utilizado por profissionais da área de educação – como professores e palestrantes. Para IES, o aplicativo é um excelente canal para se conectar com alunos e candidatos de forma fácil e prática, utilizando apenas o celular.

O QUE É O PERISCOPE E PORQUE UTILIZÁ-LO NA SUA IES?

Lançado em março desse ano, o Periscope é um aplicativo que permite que sua Instituição de Ensino realize transmissões em vídeo para uma base de seguidores.

A transmissão é realizada ao vivo, por meio de um celular ou tablet.

Quer saber como fazer uma rede social de sucesso?

Manual Completo do Social Media
  • Configure suas redes sociais de forma atrativa e assertiva.
  • Torne suas postagens atrativas e relevante para os usuários
  • Saiba as melhores práticas para bombar suas redes sociais

Quando sua IES inicia uma transmissão, todos seus seguidores automaticamente recebem uma notificação e podem lhe enviar perguntas.

Outro diferencial é que, ao contrário do que acontece no Snapchat, é possível gravar vídeos sem limite de tempo - e esses ficam disponíveis para o público por 24h.

 

o que é periscope
Diariamente, 2 milhões de usuários ficam ativos no app

Com o Periscope, a interação com os seus alunos e candidatos ficou ainda mais fácil – e, principalmente, humanizada.

Isso porque o aplicativo permite que sua Instituição transmita informações e solucione dúvidas de sua comunidade acadêmica, ao vivo. Ou seja, é possível responder a uma pergunta no mesmo minuto em que seu aluno a enviou!

PRIMEIROS PASSOS COM O PERISCOPE: COMO CRIAR UM PERISCOPE

o que é periscope

Para criar uma conta no Periscope, primeiro é necessário baixar o aplicativo em um celular. O app está disponível tanto para Android como para IOs.

Em seguida, abra o aplicativo e faça a integração com a conta do Twitter de sua IES.

Outra forma de se cadastrar é utilizando um número de celular.

Para finalizar o cadastro, defina um nome de usuário e uma foto de perfil.

Pronto!

Agora você já pode iniciar uma transmissão ao vivo pelo aplicativo.

DICAS PERISCOPE: COMO INICIAR UMA TRANSMISSÃO NO PERISCOPE DA SUA IES

Antes de iniciar uma transmissão no Periscope é importante estar atento a alguns fatores que podem influenciar o sucesso de seu streaming. Tenha em mente que, por ser ao vivo, a transmissão exige um breve planejamento prévio.

1. – CONFIGURE CORRETAMENTE SUA TRANSMISSÃO NO PERISCOPE

Antes de ficar ao vivo para seus seguidores, lembre-se de seguir os seguintes passos:

  • Crie um título atrativo para sua transmissão:

Criar um nome que incentive os usuários a entrarem em sua transmissão é essencial para sua Instituição criar uma base fiel de seguidores na plataforma.

Isso porque o título, localização e o nome de usuário da sua Instituição de Ensino são as únicas informações disponíveis na barra de rolagem nativa do Periscope – espaço em os usuários podem encontrar transmissões que estão acontecendo naquele momento.

Assim, nomes atrativos são uma ótima forma de trazer estudantes que ainda não conhecem sua Instituição de Ensino à sua base de seguidores da plataforma.

  • Marque a localização do seu vídeo

Essa funcionalidade é bastante interessante, principalmente se você estiver transmitindo um evento especial da sua Instituição de Ensino - como palestras, seminários, congressos etc.

Essa informação ficará visível para todos os usuários – e, a partir dela, os usuários que procurarem aquela localização poderão encontrar sua transmissão.

  • Configure a privacidade da sua transmissão no Periscope e crie campanhas segmentadas:

Ao iniciar uma transmissão, é possível definir quem poderá assisti-la.

Marque “Público” para que todos tenham acesso a sua transmissão ou “Privado” para enviar convites a pessoas específicas.

Essa funcionalidade permite que você segmente o público que terá acesso ao seu vídeo – assim, é possível criar campanhas nativas no Periscope exclusivas para cada tipo de persona da sua Instituição.

2. – MONITORE O HORÁRIO EM QUE SUA COMUNIDADE ACADÊMICA ESTÁ ONLINE

Em redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram você publica conteúdo nos horários em que os estudantes estão mais online, não é mesmo?

Com o Periscope não deve ser diferente.

É preciso levar em conta os dias e horários que sua comunidade acadêmica estão mais engajadas no ambiente online.

Como o Periscope faz transmissões via Twitter, você pode fazer uso das análises de monitoramento de sua audiência nessa plataforma para definir o melhor momento para iniciar sua transmissão no Periscope.

3. – USE REGRAS BÁSICAS DE FILMAGEM

O Periscope é uma plataforma essencialmente de vídeo.

Apesar de que todas as gravações são realizadas por meio de dispositivos móveis – como celulares e tablets – é necessário seguir algumas regras básicas na hora de filmar sua transmissão, como:

  • Filme em locais com boa iluminação e sem muitos ruídos
  • Grave de um aparelho com boa qualidade de áudio e vídeo
  • Escolha um enquadramento para sua filmagem que facilite a visualização do interlocutor do vídeo
  • Posicione seu dispositivo móvel, se necessário, em um suporte para que ele não trema ou balance o vídeo de sua transmissão

4. – DIVULGUE SUA TRANSMISSÃO NO PERISCOPE EM OUTRAS REDES SOCIAIS DA SUA IES

Sempre que tiver em mente iniciar uma transmissão no Periscope, lembre-se de avisar seus alunos e candidatos – seja enviando um e-mail ou postando em outras redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Como o Pericope é integrado com o Twitter, basta ativar a opção “Twitter Post” para que uma notificação seja postada no Twitter da sua Instituição sempre que você iniciar uma transmissão.

5. – RESPONDA AOS COMENTÁRIOS DEIXADOS DURANTE SEU PERISCOPE

Responder os comentários deixados por sua comunidade acadêmica é essencial – independentemente da rede social – já que aumenta a interação com sua marca educacional.

Para responder um comentário no Periscope, basta selecioná-lo e digitar a resposta desejada.

Contudo, caso você esteja impossibilitado de responder a comentários (como em caso de palestras e congressos), é possível desabilitar essa opção.

Além disso, você também pode selecionar a opção “Speech Bubble Symbol” – ela permite que apenas usuários que você segue comentem em suas transmissões;

6. INTERAJA COM OUTRAS PERISCOPERS DO MERCADO EDUCACIONAL

Interagir com formadores de opinião do Mercado Educacional e alunos influenciadores é uma excelente forma de incentivar que mais pessoas interajam com as suas transmissões.

É o princípio da reciprocidade!

Distribua corações nas transmissões que forem relevantes para o Mercado Educacional – ou até mesmo comente em algumas.

TODA IES PODE CRIAR UMA CONTA NO PERISCOPE E HUMANIZAR A RELAÇÃO COM OS ALUNOS NAS REDES SOCIAIS

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais – como criar e administrar um Periscope para sua Instituição de Ensino.  

Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como, por exemplo, o que seu aluno espera encontrar no Periscope da sua IES – e como ele avalia o conteúdo que já é postado por você em outras plataformas.

O que ele mais gosta?

Quais temas dão mais repercussão?

Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais.

Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente deseja – e  incomoda – o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção.

Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES.

Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Equipe Planeta Y
Equipe Planeta Y
Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
Textos recentes

Deixar um comentário:

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

aquenaton-ceo-planeta-ycaptação e retenção de alunos

Não, já tenho alunos suficientes

CONHEÇA O PLANETA Y EM  9 MINUTOS

xx x