A Renovação de Matrícula e o Relacionamento em Mídias Sociais

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A Renovação de Matrícula e o Relacionamento em Mídias Sociais

As metas de sua IES já estão batidas?

Você, Analista de Mídias Sociais de sua IES, precisa encaminhar este texto para o seu Gestor/Diretor de Marketing. Afinal, as metas precisam ser batidas ao final da campanha rematrícula, correto?

Se você é um gestor e está lendo este texto, se certifique que você e sua equipe estão tomando as providências e soluções corretas para evitar a evasão de alunos na rematrícula.

Uma das épocas com maior índice de evasão de alunos é na rematrícula. Isso acontece por vários motivos. Vou enfatizar alguns:

  • Problemas não resolvidos no começo do semestre;
  • Insatisfações momentâneas;
  • Falta de ações de prevenção;
  • E outros;

Tudo isso pode ser resolvido e encontrado nas mídias sociais de sua IES, sabia? Justamente pelo fato de seu aluno, candidato e comunidade, estarem presentes com perfis sociais, expondo suas opiniões, suas experiências, etc.

Neste texto abordaremos os assuntos:

  • A importância da prevenção;
  • Sobre Consistência e Coerência nas Mídias Sociais;
  • Como diminuir a evasão de alunos;
  • E a solução completa para sua IES;

REMATRÍCULA: ATUE PREVENTIVAMENTE

REMATRÍCULA: ATUE PREVENTIVAMENTE

Muitos dos problemas que surgem na rematrícula, na verdade, surgiram há muito tempo atrás. Só que, por uma série de falhas, estes problemas só ficam evidentes na época da rematrícula. E o pior, quando os resultados e metas de renovação de matrículas não são alcançados.

Isso é uma situação que acontece em inúmeras IES pelo Brasil. Infelizmente.

Quando digo atuar preventivamente, quero dizer que sua IES, de forma em geral, deve estar atenta à percepção dos candidatos, alunos e comunidade. Principalmente no ambiente das Mídias Sociais de sua IES.

Imagine só, se sua equipe tivesse identificado algum problema que um aluno teve ao longo do semestre, e logo após dado uma solução, provavelmente ele não teria escolhido outra instituição para cursar no próximo semestre.

E em muitos casos, as IES não tem a mínima noção que isso contribui direta e incisivamente na taxa de evasão de alunos.

Resolver os problemas em meio a campanha de rematrícula pode não ser o suficiente para o aluno permanecer em sua IES.

Por isso, se faz importante atuar de forma preventiva, prevendo as dores de seus alunos durante o semestre e resolvendo estes problemas de forma eficiente.

Mas como – de forma prática – atuar preventivamente?

Os próximos tópicos responderão esta pergunta!

CONSISTÊNCIA E COERÊNCIA

CONSISTÊNCIA E COERÊNCIA

Se tratando das mídias sociais, estes dois fatores são alguns dos mais importantes que sua equipe de Analistas deve saber. De nada adianta sua IES possuir um perfil nas mídias sociais, se não é alimentado da forma correta. Ou ter um perfil e não ter uma estratégia baseada em IDMs – Indicadores do Mercado Educacional (Captação, Empregabilidade, Localização, Atuação Ética, Credenciamento no MEC, Corpo Docente, Preço, Qualidade de Ensino, Infraestrutura e Relacionamento), de onde surge a reputação que formará as percepções de qualidade estimada (candidatos) e qualidade percebida (alunos e egressos) de sua IES.

Qualidade Estimada:

Tudo aquilo que candidatos e comunidade externa pensam, enxergam e falam a respeito da sua IES ANTES do serviço ser experimentado.

Qualidade Percebida:

Tudo aquilo que alunos e comunidade interna pensam, enxergam e falam a respeito da sua IES DEPOIS do serviço ser experimentado.

Por que é importante se atentar aos indicadores acima?

Sua IES precisa saber – exatamente – como ela é vista dentro e fora de seu ambiente. Posso arriscar dizer que essa percepção impacta diretamente nos indicadores de captação e retenção de alunos em sua IES.

O que te mostrei acima é orientado à coerência. Ou seja, o seu discurso é ou está alinhado com a percepção das pessoas em relação a instituição.

Sobre a consistência, está relacionado diretamente com a presença que sua IES possui nas mídias sociais. Não adianta postar 5x por dia e o conteúdo sugerido não ser de interesse dos candidatos, alunos e comunidade.

Outras dúvidas interessantes que permeiam as equipes de Analistas de Mídias Sociais é justamente a frequência de postagens no Facebook, Instagram, Twitter, etc e a qualidade gráfica dos cards, vídeos, gifs e etc. Sim, é importante se atentar a isso, mas esses são uns dos menores problemas onde sua equipe deveria focar esforços.

Sugiro focar esforços neste tipo de questionamento:

  • Quantos posts motivaram novos alunos a entregarem dados como e-mail, telefone e CPF?
  • Quantos outros geraram informação com foco na retenção?

Perguntas como estas realmente ajudarão a sua equipe a trazer resultados financeiros para sua IES.

Veja só esta imagem, extraída da Pesquisa do Planeta Y: As 600 maiores fanpages de IES privadas no Faceook – Ed. Junho/2016, sobre as 50 Fanpages com mais posts:

Dados - Planeta Y

A média dos números das 50 fanpages que mais postam são muito superiores à média das 600 em geral.

Vale a reflexão.

DIMINUA A EVASÃO DE ALUNOS NA REMATRÍCULA COM EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS

DIMINUA A EVASÃO DE ALUNOS NA REMATRÍCULA COM EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS

Já falamos em outras oportunidades em nosso blog sobre experiências memoráveis.

Observe o conceito de experiência memorável:

  • Experiência: Tudo aquilo vivenciamos e/ou experimentamos;
  • Memorável: Tudo aquilo que não se apaga da memória com facilidade e que facilmente vem à lembrança;

Muitas IES estão com a entrega de Valor comprometida. Postam por postar, falam apenas o que lhes interessa e não se importam com o que a sua audiência – fãs/seguidores – está querendo e precisando de fato receber.

De nada adianta a sua IES manter uma postura nas mídias sociais e, fisicamente, dentro do campus, não existir coerência com o que foi discursado fora dela. A experiência memorável tem que estar presente em todos os canais, departamentos e processos em sua IES.

Caso contrário, sofrerá com reclamações na Ouvidoria Geral e nas mídias sociais.

Muitas pessoas assustam com este termo, pensando que, promover experiências memoráveis é fazer algo totalmente chamativo e fora do comum. Na verdade, não é bem assim. Experiência memorável dentro de uma IES pode ser, por exemplo, promovendo o atendimento na secretaria geral com bastante qualidade e presteza. Os prazos protocolados precisam ser atendidos sem atrasos. O candidato ou aluno precisam conseguir resolver seus problemas sem precisar ficar insistindo no Facebook ou Twitter, ou ainda conseguir resolver seu problema sem ter que ligar diversas vezes para o callcenter ou então ter de ir para o atendimento físico com tanta frequência.

Isso era para ser ponto resolvido nas IES, porém, o que mais se percebe durante a captura de citações ou nos corredores do campus, são estes tipos de reclamações. E se uma IES consegue atender estas dores/necessidades, com certeza irá promover uma experiência memorável em seus alunos.

Outro fator impressionante e que embasa o conceito de experiência memorável é o de indicações. Farei as seguintes perguntas:

Você estudaria em uma Instituição de Ensino Superior onde 4 de seus amigos falaram mal dela? Ou então, em uma Faculdade, Centro Universitário ou Universidade que, em sua fanpage, possui muitas avaliações ruins e reclamações nos posts?

Provavelmente não.

O Brasileiro está totalmente atento à reputação. Estes consumidores dão importância às opiniões compartilhadas nas mídias sociais, sites, blogs, reclame aqui, etc. A reputação da marca, neste caso, também é levada em consideração em um processo de decisão de compra.

Não estamos mais em 2010, quanto Facebook ainda era uma novidade para as IES no Brasil. Também não estamos mais em 2013, quando se pensava que atuar nas Mídias Sociais se tratava única e exclusivamente de fazer relacionamento e monitoramento para saber o que estava sendo dito a respeito da marca. Isso é commodity. Faz parte da obrigação.

Estamos em 2016 e é preciso, não apenas entender, mas praticar o uso das Mídias Sociais como um canal de venda. Os novos fãs de uma fanpage, em sua grande maioria, são jovens interessados em saber mais a respeito da sua IES. Estão no meio do processo de tomada de decisão.

Guarde isso: Se sua IES não atuar de maneira profissional, outra o fará em seu lugar.

O atual cenário do mercado educacional para a captação de alunos (novos clientes) está bastante complicado, não?

A fórmula do crescimento no número de alunos (clientes!) de uma IES se dá pela aquisição novas matrículas + retenção das matrículas atuais.

As Instituições de Ensino Superior privadas investem de milhares a milhões de reais em suas campanhas de processo seletivo, esperando que vestibulandos acessem o site da IES ou então que liguem no callcenter.

Uma boa parte das IES esquecem que os jovens entendem as mídias sociais como um canal tão oficial quanto o site ou o callcenter. E mais, nestas mesmas mídias sociais, estes jovens passam a maior parte das horas do seu dia, se relacionando com pessoas e marcas.

E de onde surge a Captação e Retenção de alunos por meio das mídias sociais?

1.Relacionamento;

2.Gestão do Capital Social e Reputação;

3.Engajamento;

4.Conteúdo baseado nos Indicadores de Mercado;

5.Agendamento de postagens;

6.Postagens com CTA’s;

7.Postagens com fotos;

8.Postagens com vídeos;

9.Prevenção e Gestão de Crises nas Mídias Sociais;

10.Captação de Leads;

As crises surgem, na maioria das vezes, por questionamentos não respondidos.

SOLUÇÃO – COMPLETA – PAR SUA IES

SOLUÇÃO - COMPLETA - PAR SUA IES

Umas das soluções mais viáveis e mensuráveis para sua IES melhorar a taxa de evasão de alunos na campanha de rematrícula, é utilizar o monitoramento – inteligente – das mídias sociais. Sua equipe de Analistas será capaz de captar citações/menções que seus alunos, candidatos e comunidade fazem à respeito de sua IES nas mídias sociais.

Utilizando a funcionalidade dos IDM’s – Indicadores do Mercado Educacional do Planeta Y, sua equipe poderá elaborar um editorial de conteúdo estratégico, com base no Capital Social de sua IES. Os 10 indicadores são:

  1. Captação;
  2. Empregabilidade;
  3. Localização;
  4. Qualidade Docente;
  5. Atuação Ética;
  6. Credenciamento no MEC;
  7. Qualidade do Ensino;
  8. Preço;
  9. Infraestrutura;
  10. Relacionamento;

Veja o painel:

Painel de Indicadores de Mercado

Isso ajudará a aumentar a reputação da marca institucional, não apenas para a captação de calouros, mas também para a captação de transferidos de outras IES ou alunos que trancaram ou abandonaram o curso de graduação. E para ficar melhor ainda, o Planeta Y atribui os IDM’s de forma automática, conforme o teor de cada solicitação/citação.

Veja este exemplo pratico:

capital social painel

Com o Painel de Capital social, observe as últimas 24hrs. O ponteiro está no vermelho. Isso aponta que nas últimas 24h sua IES teve muitas citações ou menções negativas, o que pode ser, inclusive, o indicador de que já existe uma crise institucional nas mídias sociais ou então que está para começar.

Depois disso, olhe o painel de Indicadores de Mercado e identifique quais indicadores possuem o sentimento “negativo” mais elevado, por exemplo, na imagem acima os indicadores de Atuação Ética, Corpo Docente, Preço, Qualidade de Ensino e Infraestrutura estão elevados.

Logo, a sua equipe terá um norte sobre qual tipo de estratégia utilizar para evitar que estes indicadores, que estão negativos, não influam diretamente num processo de tomada de decisão de um candidato.

Com isso, sua equipe também poderá ficar atenta às reclamações e solicitações feitas nas mídias sociais em tempo real. Como ressaltei logo acima, as crises começam em sua maioria, por solicitações não atendidas. E isso reflete diretamente nas campanhas de rematrícula, quando um aluno insatisfeito, evade por não renovar com sua IES.

Portanto, a solução completa para sua IES atua no:

– Relacionamento;

– Mídias Sociais;

– Captação e Retenção de Alunos;

Planeta Y (ferramenta);

É caro investir?

Investir no Planeta Y como uma solução de Captação e Retenção de Alunos, por meio do relacionamento e monitoramento das mídias sociais é mais barato que 30 segundos na televisão ou 2 outdoors em uma capital ou ainda 1 anúncio em um grande jornal.

E o melhor. O ROI (Retorno Sobre Investimento) é alto, mensurável e o investimento no Planeta Y é comparável, em média, a 2 matrículas.

Se interessou? Fale agora com um de nossos Consultores especializados no Mercado Educacional e contrate o Planeta Y para sua IES!

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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