Os benefícios do perfil comercial do Instagram para sua IES

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Os benefícios do perfil comercial do Instagram para sua IES

Você já deve ter percebido que grande parte de seus candidatos e alunos utilizam o Instagram, seja para compartilhar uma foto de um bebedouro quebrado, para registrar uma festa promovida pelo diretório acadêmico ou sua rotina de estudo.

Segundo dados do Instagram (2016), são mais 600 milhões de usuários ativos ao redor do mundo. No Brasil, o total de contas ativas ultrapassam os 31 milhões e 46% desses usuários são jovens de 13 a 25 anos. Isso significa mais de 14 milhões de potenciais candidatos que sua Instituição pode alcançar, ao utilizar o Instagram em sua estratégia de captação.

Instagram para instituição de ensino

Quando uma instituição de ensino decide utilizar as mídias sociais, principalmente o Instagram, o mais comum é criar um perfil pessoal nessa rede social e fazer as postagens de seus cursos e serviços.

Porém, esse tipo de perfil é bem limitado. Utilizando o perfil pessoal, sua instituição de ensino não terá acesso aos dados de performance dos posts ou conseguirá inserir dados da instituição, como endereço e o link do site da instituição.

A partir do ano passado (2016), o Instagram passou a disponibilizar o “perfil comercial”, para as empresas e instituições de ensino, uma versão turbinada que permite acesso à informações relevantes, como dados de engajamento dos posts e botão para contato direto no perfil.

Leia também – Instagram no Brasil: marketing de relacionamento para IES

Será que vale a pena mudar um perfil pessoal para um perfil comercial no Instagram? Confira abaixo os benefícios para a sua IES.

Benefícios do perfil comercial do Instagram

1) Adicionar informações sobre sua empresa

Com o perfil comercial, você conseguirá adicionar as informações de contato da sua Instituição de ensino, como o e-mail, telefone e o endereço físico. A partir do momento que você inserir esses dados no perfil da sua IES, será possível criar botões de ação: contato, como chegar, ligar ou enviar um e-mail.

Observação: O Instagram só permite inserir um endereço e e-mail por perfil. Se sua IES tem mais de uma unidade, é necessário escolher um endereço principal para colocar no seu perfil.

2) Acesso aos dados do Insights dos posts

Depois de converter o Instagram da sua IES em um perfil comercial, você terá acesso ao Instagram insights, onde você conseguirá conhecer melhor seus seguidores através dos relatórios com dados sobre gênero, idade e localização.

Outras métricas que sua instituição terá acesso com o perfil comercial são: alcance, impressões, atividades do seguidor, visualizações do vídeo, cliques no link para seu site (confira o item 1 acima), quantos perfis salvaram seu post, métricas do Stories (respostas e saídas).

Com essas informações, sua instituição conseguirá se sobressair dos concorrentes, se antecipar a tendências do mercado e inovar.

Observação: Quando promover um post no Instagram, você conseguirá ver no Insights os dados do post original e da versão que foi promovida.

Lembre-se: esses dados somente estarão disponíveis no seu perfil após a mudança para o “perfil comercial” e somente para as postagens feitas após a alteração.

3) Adicionar botão de ação nos posts

Com um perfil comercial, as instituições de ensino poderão escolher como deseja que seus alunos e candidatos entrem em contato: chamada, mensagem de texto ou e-mail e localização.

Além disso, o Instagram liberou a utilização de botão em posts, para que as pessoas possam saber mais sobre o conteúdo, onde você poderá direcionar para uma página do site da instituição ou para o formulário de inscrição do processo seletivo.

Lembre-se: Para pode usufruir de todos os benefícios do Instagram, é necessário converter o perfil da sua instituição de ensino e torná-lo um perfil comercial.

Se você está se perguntando como transformar o Instagram da sua IES em um perfil comercial e utilizar as novas funcionalidades, não se preocupe, é bem fácil. É só seguir o passo-a-passo abaixo.

Como transformar o Instagram da sua IES em um perfil comercial

1) Abra as configurações do Instagram

Depois de fazer o login na conta do Instagram de sua IES, o primeiro passo é clicar na opção de configurações.

instagram-post-perfil-comercial-01

2) Alterne para o perfil comercial

O segundo passo é simples: basta clicar para alternar o seu perfil para comercial.

IMPORTANTE: é necessário que a sua conta seja pública.

instagram-post-perfil-comercial-02

 3) Entre com o Facebook e confirme o login

Você poderá escolher entre fazer o login direto pelo aplicativo do seu smartphone ou se usa os seus dados de acesso.

IMPORTANTE: Você precisa ser um administrador da página da sua IES para realizar essa ação.

 

instagram-post-perfil-comercial-04 4) Conecte sua página do Facebook

instagram-post-perfil-comercial-05

 5) Configure o perfil comercial da sua Instituição de ensino

instagram-post-perfil-comercial-06

 

 6) Vá ao Facebook e finalize a conexão do seu perfil do Instagram

instagram-post-perfil-comercial-07

 7) Parabéns, o Instagram da sua IES agora é um perfil comercial.

Você já pode extrair relatórios no seu perfil de Instagram no Planeta Y

Monitoramento do Instagram no Planeta Y

No Planeta Y, uma vez que você faz a integração com a ferramenta, as citações, interações nos posts e as hashtags cadastradas pela IES são capturados, higienizados, classificados por sentimentos e indicadores de mercado educacional.

Através da ferramenta, você e sua equipe de marketing podem programar a publicação de posts e responder as interações feitas, por alunos e candidatos, nos comentários dos posts e no inbox do perfil da Instituição de ensino.

Métricas do Instagram no Planeta Y

Assim como nos relatórios de “Métricas de Facebook”, lançados recentemente, nos relatórios “Métricas de Instagram”, você terá acesso aos dados de alcance e engajamento de seus posts, além dos relatórios exclusivos Planeta Y, que cruzam os indicadores do mercado educacional com as métricas dos posts do Instagram.

O que isso significa?

Com os relatórios exclusivos do Planeta Y, que cruzam as métricas dos posts do Instagram com os indicadores do mercado educacional, você e sua equipe conseguirão, através dos IDMs, definir melhor sua estratégia de conteúdo para posts no Instagram e medir qual foram os resultados de suas postagens nessa mídia social na sua estratégia global de captação e retenção.

Esses relatórios também irão auxiliá-los a distribuir e planejar novos posts, de maneira estratégica, identificando qual tipo de conteúdo precisa ser trabalhado, qual melhor horário para ser publicado, qual foi o engajamento e alcance de cada post.

O potencial do Instagram para captação e retenção é enorme. Você já está utilizando essa mídia social em sua estratégia de captação?

Se você gostou do conteúdo acima, sugiro assistir ao nosso webinar “Análise e relatórios do cruzamento dos dados da sua fanpage com os indicadores de mercado educacional do Planeta Y”.

Aprenda mais como utilizar os indicadores do mercado educacional em sua estratégia de conteúdo para mídias sociais, e assim, conquistar novos matriculados e encantar alunos da sua IES.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Equipe Planeta Y
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Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
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